Investimento da Tesla em Portugal para breve?

O Governo pretende ver, num futuro próximo, investimentos da Tesla em Portugal – na área de veículos elétricos e respetiva rede de carregamento.

Investimento da Tesla em Portugal para breve?
Portugal na vanguarda da mobilidade elétrica.

Poderão estar para breve alguns investimentos da Tesla em Portugal. José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, reuniu-se com uma delegação da Tesla Motors com o objetivo de atrair, para Portugal, investimentos na área de veículos elétricos, da respetiva rede de carregamento e ainda o estabelecimento de uma representação da fabricante no país.

O objetivo do Ministério do Ambiente passa por “recolocar Portugal no grupo dos países mais avançados em termos de mobilidade elétrica” e complementar a aposta “com a atração de investimento verde estrangeiro para o nosso país”, confidenciou José Mendes numa entrevista ao jornal Expresso.

“Estamos a fazer investimentos avultados na rede de carregamento elétrico e completámos todo o regime jurídico da mobilidade elétrica para que os privados também criem redes de carregamento. E agora queremos atrair investimento para esta área”, afirmou o secretário de Estado, recordando o papel que a Tesla tem vindo a desempenhar na mobilidade por intermédio de veículos elétricos. 

Atualmente, a rede piloto de carregamento de veículos eléctricos MOBI.E conta com 1076 pontos de carregamento normal de veículos elétricos – que o Governo já admitiu modernizar até 2017 – assim  como instalar, até final do mesmo ano, mais 528 pontos de carregamento semirrápido e 50 de carregamento rápido.

Recorde-se que, em Maio, os portugueses que detinham um carro eléctrico da Tesla pediram a Elon Musk, líder da fabricante, um representante oficial para assistência às viaturas no país. Quatro dias depois, Musk respondeu afirmativamente.


Veja também: