Publicidade:

Pateira de Fermentelos vai ser requalificada por três jovens

O projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 pretende requalificar a Pateira de Fermentelos.

Pateira de Fermentelos vai ser requalificada por três jovens
Um lago recordista

Inês, Alexandre e Hélder são os três jovens que pretendem reabilitar a Pateira de Fermentelos. Como? Alcançando o primeiro lugar no Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 e arranjando meios para reconstruir o caminho pedestre desse mesmo lago. O objetivo, porém, é bem maior e passa por tentar sensibilizar a região para as questões ambientais.

A Pateira de Fermentelos vai ficar diferente

É entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro que vive a Pateira de Fermentelos, o maior lago natural da Península Ibérica. Uma espécie de templo para a fauna e a flora que tem atrai, anualmente, inúmeros visitantes e curiosos mas que pode começar a atrair muito mais após a requalificação que vai sofrer nos próximos tempos.

Uma requalificação pensada por três jovens de nome Inês, Alexandre e Hélder no projeto Liga-te à Pateira, que venceu o Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017. A vontade dos três jovens – partilhada com muitos dos habitantes da região – passa por reabilitar o caminho pedestre da Pateira, um percurso que se estende por quatro quilómetros. O percurso liga a zona da Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda, “até ao seu afluente sito em Requeixo”, em Aveiro.

Os 75 mil euros atribuídos ao projeto não serão, porém, aplicados apenas no percurso pedestre. “Serão também construídos três pontos de lazer, adaptados aos jovens, para os chamar à natureza”, informou Hélder, acrescentando que o dinheiro também terá como destino “a teoria ambiental”. Serão elaborados relatórios ambientais, de forma a conhecer a fauna e a flora existente, substituindo-se “espécies invasivas por autóctones”, ao mesmo tempo que se constitui “uma área para estudo ambiental”.

Veja também: