Hugo Moreira
Hugo Moreira
05 Mar, 2012 - 00:00

Portugal destaca-se nos pagamentos via MB

Hugo Moreira

Apesar da crise e do pensamento pessimista que assombra o nosso país, Portugal destaca-se na área de pagamentos por Multibanco. Uma operação que para nós é banal, para um outro cidadão europeu pode ser admirável.

De acordo com a SIBS, os portugueses realizam 700 milhões de operações através do sistema Multibanco, por ano.

São várias as operações possiveis com um cartão Multibanco português: desde carregar o telemóvel, operação esta em que Portugal foi pioneiro a nível mundial; comprar bilhetes de transportes; até pagamento de impostos.

Portanto, operações que para um cidadão português são perfeitamente banais, para um outro cidadão europeu isso é encarado com alguma surpresa.

A SIBS Pagamentos, uma empresa do grupo SIBS, que comemora este mês o seu primeiro ano, foi criada de forma a dar resposta às constantes alterações que estão a ocorrer a nível europeu em termos de pagamentos, nomeadamente, a tentativa de uniformizar mais e de tornar melhores os sistemas de pagamentos na Europa.

Segundo a empresa, a pequena dimensão do nosso país contribuiu bastante para o crescimento do Multibanco, além do trabalho em conjunto realizado pela banca nacional, que permitiu moderar o investimento quer em termos de meios como de custos.

Para a empresa, ainda existem oportunidades a explorar, havendo mercado para crescer, já que acredita que não se trata de criar necessidades mas antes responder às necessidades que os clientes bancários vão sentindo diariamente.

A evolução tecnológica tem o seu lado positivo, mas também dá aso a que se desenvolvam técnicas mais sofisticadas de burla, o que exige um maior cuidado por parte dos utilizadores.

Artigos Relacionados