Kutsaka. Um projeto social e de lifestyle

O projeto Kutsaka é um projeto social e de lifestyle que utiliza a moda para apoiar diversos projetos em Moçambique.

Kutsaka. Um projeto social e de lifestyle
A moda é um meio

O projeto Kutsaka, lançado no passado dia 17 de dezembro, promete revolucionar a forma como se apoiam causas humanitárias internacionais. E o nome não foi escolhido ao acaso… significa em changana, dialeto local moçambicano, “ser feliz” ou “felicidade”.

Conheça o projeto Kutsaka

colar

O projeto Kutsaka é um projeto social e de lifestyle criado por Virgínia Coutinho após uma viagem de voluntariado que realizou. Era “algo que tinha em mente desde a minha visita a Moçambique no início deste ano, enquanto voluntária. Procurei criar algo que fosse uma mais-valia em todo o processo de económico. Ou seja, desde a produção, à comercialização e distribuição das receitas, tudo fosse 100% transparente e justo, bem como trouxesse uma ligação entre os consumidores e as causas a apoiar”.

Mas como é que o projeto Kutsaka funciona? Numa primeira fase, o projeto pretende fabricar materiais decorativos como colares e almofadas com tecidos africanos adquiridos a pequenos comerciantes de Moçambique. Uma fase que terá o apoio da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV), o que significa que o projeto tentará ajudar a desenvolver a economia local em Moçambique e ainda apoiar o desenvolvimento de atividades por parte da AIREV.

Os planos para o futuro, contudo, passam pelo alargamento da oferta de produtos possíveis de adquirir, bem como numa repartição dos lucros para mais projetos estruturais em Moçambique.

O projeto Kutsaka pode ser conhecido através do site oficial ou da página de Facebook, onde também se podem realizar encomendas.

Veja também: