Senhorios estão proibidos de aumentar rendas em 2015

Felizmente ainda há boas notícias e a de hoje é uma delas. Para quem tem casa alugada, fica desde já a saber que em 2015 não haverá aumentos de rendas!

Senhorios estão proibidos de aumentar rendas em 2015
São mais de 700 mil os inquilinos que não vão sofrer aumentos de rendas em 2015
  • Esta medida vai beneficiar em muito a gestão orçamental das famílias portuguesas

Para quem tem casas alugadas, as notícias não podiam ser as melhores. Em 2015, os senhorios estão proibidos de aumentar o valor das rendas. Esta condição prende-se essencialmente com o facto do Índice de Preços do Consumidor (excluindo a habitação) ter registado uma queda que ronda a média de 0,26% nos últimos 12 meses. Estes dados foram avançados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

As únicas exceções a esta medida podem aplicar-se aos inquilinos com rendas antigas, “a quem os proprietários ainda não tenham aplicado a atualização extraordinária”. Lê-se em notícia que estes inquilinos “correm o risco de pagar mais pela renda. Nestes casos, o aumento baseia-se nos rendimentos dos inquilinos (com limites máximos) e não na variação de preços”.

Esta proibição dos aumentos das rendas para 2015 aplica-se a um universo de mais de 700 mil inquilinos, sejam contratos mais recentes ou mais antigos. Segundo adiante o Jornal de Negócios, “estas medidas vão aplicar-se aos arrendatários com contratos posteriores a 1990, já totalmente liberalizados, cujas rendas são objecto de actualização anual no mês de celebração do contrato”. 

Também os inquilinos com contratos anteriores a 1990 que tenham sofrido um aumento de renda ao abrigo do novo mecanismo de actualização extraordinária de rendas vão beneficiar desta medida.


Veja também: