Não dê descanso ao lazer!

Inscreva-se e receba as melhores dicas e os artigos que realmente lhe interessam.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Ainda não foi ao talho vegetariano?

Este conceito, dedicado aos que se encontram em fase de transição para uma dieta vegetariana, nasceu na Holanda e está em Portugal há 4 anos.

Ainda não foi ao talho vegetariano?
Um novo conceito de talho

Adotar uma dieta vegan ou vegetariana exige algumas adaptações que podem não ser muito fáceis ao início. Por isso, este conceito explora produtos que se colam à imagem dos produtos tradicionais: há o produto vegan alternativo ao frango, o produto vegan alternativo ao bacon e é também por isso que se chama O Talho Vegetariano.

Assim, as mudanças não têm que ser radicais, e o processo de transição faz-se ao mesmo tempo que se consciencializam as pessoas para as questões de sustentabilidade e ética animal.


O Talho Vegetariano: produtos, receitas e workshops

A soja e o tremoço apresentam-se como substitutos da proteína animal e trazem a este Talho Vegetariano uma série de produtos especialmente concebidos para os que se encontram em fase de transição; assemelham-se em textura e sabor à carne, mas não são carne.

A responsável pel' O Talho Vegetariano explica que “são produtos rápidos e de confeção fácil porque sempre houve a ideia de que os produtos vegetarianos – como o tofu e o seitan – têm que ser temperados durante muito tempo”. Acrescenta ainda que alguns dos produtos disponíveis no talho podem conter ovos ou laticínios, mas que estes são sempre provenientes de animais criados ao ar livre e com uma alimentação adequada, nas chamadas happy farms.

Apesar de existir em Portugal há 4 anos, a sua implementação no mercado não tem sido fácil, pois não há muitas grandes superfícies dispostas a vender estes produtos com características especiais, uma vez que não têm corantes nem conservantes. A loja mantém-se, para já, no seu formato virtual, onde pode encontrar os pontos de venda disponíveis a nível nacional.

O site oferece também receitas e ideias para usar estes produtos. Os produtos comercializados pel'O Talho Vegetariano pertencem a duas marcas internacionais: o The Vegetarian Butcher (holandesa) e a Fry’s (sul-africana), insígnias que também se preocupam com as questões ambientais e de ética animal.

O Talho disponibiliza também workshops que, segundo a formadora Isaura Faria, mostram como a comida vegetariana também é "cheia de cor, sabor e visualmente atrativa". Estes têm sido frequentados por vegetarianos, mas também por outras pessoas que começam a querer perceber mais sobre este estilo de vida por questões de saúde, ou porque estão cada vez mais preocupadas com o estado do planeta e procuram soluções mais sustentáveis a vários níveis.

Veja também: