10 Dicas para ser um empresário de sucesso

Já todos desejamos, um dia, ser um empresário de sucesso, mas ser empresário não se resume ao ato de gerir dinheiro. Conheça algumas das dicas mais utilizadas pelos empresários de sucesso.

10 Dicas para ser um empresário de sucesso
Torne-se um empresário de sucesso

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Mesmo que muitas vezes estejam assentes em boas ideias de negócio, muitos dos novos negócios acabam condenados ao insucesso. Não basta ser empreendedor para se ser um empresário de sucesso. É a soma de um conjunto de fatores que ditará o sucesso do seu negócio. É sobre estes que nos vamos incidir. Indicamos-lhe 10 dicas para ser um empresário de sucesso:
 

1. Tenha um bom contabilista

É importante ter um bom contabilista para efetuar a organização e/ou supervisão dos serviços de contabilidade da sua empresa. Para além disso, um bom contabilista poderá ser visto quase como um parceiro. Ajudando-o a gerir a sua empresa em função, por exemplo, de imperativos legais ou obrigações para com os Estado.
 

2. Possua conhecimentos básicos de finanças e contabilidade

Mesmo tendo um bom contabilista será inverosímil ser um empresário de sucesso sem ter conhecimentos básicos de finanças, contabilidade e leis vigentes. Esse conhecimento estende-se, também, ao acompanhamento (muito próximo) ao trabalho efetuado pelo seu contabilista.
 

3. Seja apaixonado e atue numa área do seu conhecimento

Não será fácil vencer num negócio pelo qual não sente qualquer paixão ou entusiasmo, bem como, numa área fora do seu conhecimento. Ao invés, trabalhar numa área que adora e do seu conhecimento será essencial para o aumento das hipóteses de sucesso do seu negócio. 
Estes dois factores serão ainda fulcrais para ultrapassar os, eventuais, problemas que lhe surjam. 
 

4. Tenha pessoas de confiança a quem delegar tarefas

É impossível gerir um negócio, a longo prazo, sozinho. Faça-se rodear de pessoas de confiança e competentes capazes de o auxiliar em determinadas tarefas ou, até, para efetuar tarefas para os quais não tem conhecimento. Um empresário de sucesso não sabe tudo nem faz tudo. Delega funções, gere recursos humanos, forma-os, se necessário for, para que estes se envolvam num objetivo comum de sucesso da empresa. Esta será, também, uma boa forma de manter os seus funcionários motivados.
 

5. Aprenda com os seus erros

Por muito bem preparado que esteja é inevitável cometer erros. Se as coisas estiverem a correr mal mantenha a autoconfiança, mas nunca coloque completamente de lado a hipótese de ser você que está a cometer erros. O segredo está em aprender rapidamente com os erros e corrigi-los. 
 

6. Nunca pare de aprender. Seja um expert. 

Mesmo atuando numa área do seu conhecimento não deixe de investir no seu conhecimento. 
Um empresário de sucesso é alguém que não para de aprender. Um aluno a vida inteira. Quem deixa de aprender não pode acompanhar a evolução do mercado, nem saberá qual o passo seguinte a dar. Se você estagnar o seu negócio morre. Acompanhe revistas de especialidade, adquira formações adicionais. Torne-se um expert.
 

7. Assuma riscos

Assuma os riscos que tenha de correr e demonstre a coragem necessária para levar o seu negócio ao sucesso. Não fique escondido atrás de um sucesso provisório, nem tenha medo de correr riscos, pois, mais tarde ou mais cedo, será necessário fazê-lo. Por exemplo, terá de estar disponível para correr riscos na inovação para que o seu negócio não seja ultrapassado pela concorrência.
 

8. Invista na sua marca e reputação

A palavra nunca chegou tão rápido e tão longe como atualmente. A reputação é tudo nos negócios de hoje. A forma como os consumidores vêem o seu negócio, a perceção que têm do mesmo, é vital para o sucesso da sua empresa. Mesmo que se trate de um pequeno negócio invista na sua marca e reputação. 
 

9. Execute rápido

Planeie com cuidado e atempadamente, mas execute rápido. O mercado atual não se compadece com hesitações. Não se pode dar ao luxo de ser lento a executar ou cedo perceberá que a “sua grande ideia” é partilhada por mais centenas de concorrentes.
 

10. Seja organizado, persistente e disciplinado

São características essenciais para ser um empresário de sucesso. Não misture assuntos pessoais com o trabalho. Trabalhe de forma inteligente, não de forma exaustiva. Um empresário de sucesso encontra a forma de fazer o trabalho da maneira mais eficiente possível. Não desista à primeira adversidade. Seja disciplinado. O destino está nas suas mãos, mas é necessário trabalho duro para alcançar o sucesso.
 
Veja também: