Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
11 Abr, 2014 - 14:00

5 Conselhos para ser o melhor em qualquer área

Margarida Ferreira

É o tipo de pessoa que tem milhares de ideias e não sabe como pô-las em prática? Sempre sonhou em empreender num negócio próprio e não consegue dar o primeiro passo? Após muitas tentativas falhadas, muitos anos de trabalho e sucesso, veja os conselhos que os melhores empreendedores têm em comum para ser os melhores em qualquer coisa.

5 Conselhos para ser o melhor em qualquer área

1. Horas de prática (aproximadamente 10.000)

Pode parecer básico e certamente algo que já ouviu muitas vezes, mas não há fórmula mágica para o sucesso. Por isso, vamos começar logo pelo que as pessoas gostam menos de ouvir: O mais importante é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Segundo um estudo feito por Malcolm Gladwell, são necessárias aproximadamente 10.000 horas de prática para tornar qualquer pessoa num especialista em qualquer coisa. Evidentemente, quando se fala em prática, fala-se em trabalhar, obter feedback e tentar sempre melhorar. 

2. Saiba aonde quer chegar

Para ter sucesso a longo prazo é essencial definir objetivos e saber o rumo que quer tomar. Independentemente daquilo em que estiver a trabalhar, fazer um plano vai ajudá-lo a alcançar aquilo que deseja. Caso contrário, vai acabar por deixar tudo para amanhã…

3. Rodear-se dos melhores

Pode ser o melhor cirurgião ou o melhor piloto de F1 do mundo. O talento por si só vale pouco sem a ajuda de uma equipa. Por isso, invista nas relações com parceiros e aprenda a pedir ajuda e a delegar.

4. A produtividade é um conceito relativo

Como diz Tim Ferriss, a produtividade não se mede pela quantidade de vezes que olha para o telemóvel enquanto está num jantar. Trata-se de um conceito relativo, portanto, em vez de pensar na quantidade de tempo que passa a trabalhar, concentre-se nos resultados e em fazer render cada segundo do seu dia laboral.

5. Seja “gentilmente” persistente

Um dos melhores conselhos e uma das áreas em que a maior parte dos empreendedores falha, é perceber a (estreita) linha que separa o ser persistente de ser inconveniente. Não ficar satisfeito com um “não” é uma das capacidades essenciais requeridas a qualquer empreendedor. No entanto, não saber como ser persistente e ao mesmo tempo gentil pode ser, por vezes, mais negativo para a imagem da sua empresa. Em conclusão, nunca aceite um não, mas também não esqueça as boas maneiras.

Veja também: