10 pontos turísticos imperdíveis em Londres

Conheça aqui 10 pontos turísticos em Londres que se complementam, respondendo a qualquer gosto ou paixão. Famosos vs secretos, você decide.

10 pontos turísticos imperdíveis em Londres
5 locais famosos vs 5 atrações secretas

Londres, com os seus inúmeros e variados pontos turísticos, é um popular polo de atração para visitantes de todo o mundo: segundo um ranking da MasterCard, a capital britânica foi mesmo a cidade mais visitada no ano de 2014. Assim, os seus principais pontos turísticos são mundialmente reconhecidos e, mesmo sem os ter visitado pessoalmente, muitos de nós conseguiriam enumerá-los sem hesitação. Apesar disso, muitos viajantes gostam de sair do circuito turístico e fazer visitas um pouco mais arrojadas.

Porque há gostos para tudo e porque esta grande metrópole assim o permite, decidimos apresentar-lhe 2 listas distintas de locais a visitar e experiências a viver em Londres: uma mais consensual e turística, a outra mais ousada e secreta. Agora está tudo nas suas mãos: escolha a que mais lhe agrada e divirta-se!

 

5 PONTOS TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS EM LONDRES 

 

1. Galeria Nacional

Encarada como a joia da coroa de Trafalgar Square, esta galeria é uma das mais importantes e conhecidas do mundo. Trata-se de um monumental edifício que oferece aos seus visitantes mais de 2.300 pinturas datadas do séc. XIII ao séc. XX, incluindo algumas das obras mais raras e emblemáticas de mestres como Leonardo da Vinci, Van Gogh, Botticelli, Rembrant, Monet, Caravaggio, Renoir, Degas, Picasso, Toulouse-Lautrec, Gauguin, etc. 

Este museu icónico é público, pelo que as visitas ao acervo permanente são gratuitas – apenas algumas exposições exigem o pagamento de um bilhete para entrar. Se é um amante de arte, não deixe de aproveitar esta oportunidade.
 

2. London Eye

Reconhecido como uma das mais importantes características da linha do horizonte londrino, o London Eye foi construído para marcar a comemoração da passagem do milénio, em 2000. Trata-se da maior roda gigante de observação da Europa, com 135m de altura e 32 cápsulas que podem levar até 25 pessoas cada uma. 

Localizado no centro da capital britânica, ao lado do Rio Tamisa, das Casas do Parlamento e do Big Ben, este moderno ícone proporciona uma das melhores vistas de Londres, a 360º.  Asseguramos que, em apenas 30 minutos, vai usufruir de uma perspetiva ímpar de 55 dos mais conhecidos pontos turísticos de Londres; aproveite ainda o mesmo bilhete para visitar o London Eye 4D Experience, outra experiência inesquecível.
 

3. Torre de Londres

Com uma história de 900 anos, esta torre já alternou entre palácio e prisão, cofre de tesouro e jardim zoológico (o primeiro de Londres!). Além das várias exposições que se focam na sua tortuosa reputação como local de execuções e morte, na Torre de Londres vai poder também visitar a alcova medieval de um rei, conhecer uma poderosa fortaleza, deslumbrar-se com as Joias da Coroa ou subir à fabulosa Torre Branca, com as suas exposições de arsenal e armaduras. 

Para que nunca mais esqueça este Património Mundial da Humanidade, sugerimos um tour com um Beefeater: vai ficar a conhecer as lendas mais impressionantes, as histórias mais sangrentas e os detalhes mais mórbidos; para complementar este conhecimento, vai ainda poder passear por onde rolaram cabeças famosas e manusear espadas e armaduras. Boa sorte!
 

4. Madame Tussauds

Este é um dos pontos turísticos mais famosos de Londres e quase dispensa apresentações. Com 14 áreas interativas e 96% no ranking de satisfação do cliente, o museu de cera da Madame Tussauds combina qualidade, história e glamour com mais de 300 estátuas em cera inacreditavelmente realistas.

Aqui pode realizar todos os seus sonhos: comece por desfilar no tapete vermelho com Brad Pitt, depois dê uns toques de bola junto a David Beckham e termine tomando chá com Suas Altezas Reais, Harry e Kate. De seguida, e depois de espreitar o trabalho dos escultores, pode ficar a conhecer a história de Londres através de um passeio de táxi e ver os super heróis  da Marvel num filme 4D. Acabe o dia travando conhecimento pessoal com os heróis e vilões do Star Wars. Se é um entusiasta da cultura pop, esta é uma visita que tem mesmo de fazer!
 

5. Covent Garden

Este é um dos mais famosos distritos de Londres, não só devido à quantidade e variedade de superfícies comerciais, mas também pelos animados e inovadores entertainers que aí atuam.

Esta intensa e vibrante área londrina centra-se no mercado, com as suas pitorescas lojinhas de artesanato, apelativas boutiques de moda, interessantes lojas de especialidade e cafezinhos absolutamente inesquecíveis; na Central Square pode deliciar-se com performances totalmente envolventes e originais. Se for convidado ou sentir vontade, não hesite: junte-se aos artistas e disfrute dos aplausos da multidão que ali se junta!

 

5 ATRAÇÕES SECRETAS IMPERDÍVEIS EM LONDRES 

6. La Bodega Negra

Será que existem no mundo muitos restaurantes com entrada a partir de uma sex shop? Bem, pelo menos um existe: La Bodega Negra. Assim, para aceder a esta cave escura, com uma imagem e decoração bastante arrojadas e até um pouco perturbadoras, terá de passar pelo típica sinalética em neon, pelos manequins vestidos de PVC e por vários outros detalhes eróticos. No entanto, uma vez lá dentro, surpresa das surpresas: uma deliciosa gastronomia mexicana.
Arrisque, vá conhecer e beba uma Margarita por nós!
 

7. Angels Costumiers

Desde 1840 que a Angels Costumiers fornece roupa à indústria do entretenimento, tendo ganho 36 Óscares pelo design dos seus trajes em filmes tão famosos como “Dr. Jivago”, “Moulin Rouge”, “Star Wars”, “Titanic”, “O paciente inglês”, “Gladiador” e “The Grand Budapest Hotel”.

Recomendamos a famosa e concorrida “Tour” às instalações: são 2 horas durante as quais terá acesso aos departamentos de roupas, joias, projetos atuais e, ainda, ao enorme armazém dos trajes, com mais de 2 milhões de artigos! Convide um grupo pequeno de amigos (têm maior acesso) e reserve já o seu lugar.
 

8. Secret Cinema

Este é um dos novos fenómenos da sociedade londrina. Eis como funciona: uma vez por mês compra um bilhete para uma sessão de cinema e, sem saber qual o filme escolhido, vai ter ao local indicado pelos organizadores. Aí espera-o uma verdadeira surpresa: as localizações são insólitas, intrigantes e selecionadas em função do conceito do filme em causa; o ambiente inclui decoração adequada e um “elenco” vestido a rigor. Assim, não estará apenas a ver o filme, mas sim a vivê-lo, numa verdadeira experiência de cinema imersivo!

Imagine a surpresa das pessoas que foram ver “Os condenados de Shawshank”, por exemplo: a projeção foi numa escola abandonada que tinha sido transformada em prisão, com celas, guardas, prisioneiros e muito mais. Inesquecível!
 

9. Pet Cemetery

Num canto de Hyde Park está escondido um pequeno tesouro da época vitoriana: um cemitério de animais de estimação que esteve ativo entre 1881 e 1903 e terá cerca de 300 sepulturas. 

Apesar de esta sugestão não ser para os mais sensíveis, vale mesmo a pena a visita: aparentando ser uma miniatura de tempos passados, o espaço exala um certo encanto liliputiano; além disso, é estranhamente enternecedor ler alguns dos epitáfios com que estes animais foram agraciados – por ex.: “Em memória do nosso pequeno e amado Bobbit. No final desta vida solitária, quando as nossas almas abandonarem este mundo, esperamos que ele esteja à nossa espera para nos dar as boas-vindas a casa”. 
 

10. Hunterian Museum

Integrado no Royal College of Surgeons e recentemente renovado, o Hunterian Museum alberga uma vastíssima coleção com milhares de instrumentos cirúrgicos e espécimes humanos e animais, que vão do curioso ao macabro.

De entrada livre, não podíamos deixar de sugerir uma visita e aconselhar que veja tabelas anatómicas do séc. XVII, uma enorme variedade de orgãos internos preservados em formol e até uma das dentaduras de Winston Churchill! 


Prefere história, arte e compras ou erotismo, experiências cinematográficas e amor além tumba? Independentemente da sua resposta, pode contar que, sendo Londres uma cidade que corresponde a todos os gostos e paixões, vai certamente encontrar um ponto turístico que o vai satisfazer. Boa visita!


Veja também: