Inês Silva
Inês Silva
28 Dez, 2017 - 12:41
9 dicas para quem vai estudar em Londres

9 dicas para quem vai estudar em Londres

Inês Silva

Vai estudar em Londres? Não perca tempo, prepare-se para um mundo novo e consulte as nossas dicas para dar os primeiros passos na cidade.

O artigo continua após o anúncio

Se vai estudar em Londres, uma coisa é certa: vai aprender tanto na escola quanto na rua. Londres é a cidade cosmopolita por definição. Única na sua oferta de arte, moda, comércio, entretenimento e diversão.

Além da sua posição cimeira no mundo dos negócios, Londres oferece também a vida noturna mais animada do Reino. E, apesar do Brexit, é possível candidatar-se às universidades do Reino Unido e saiba que o sonho de estudar em Londres é comum a muitos portugueses.

Em Londres vai encontrar o resto do mundo na sala de aula, tire partido dessa diversidade e faça amizades pelo mundo fora.

Conheça as nossas dicas para estudar em Londres

Bolsas de Estudo

Se vai estudar em Londres, poderá candidatar-se a bolsas de estudo ou outros apoios financeiros que podem ajudar a aliviar as despesas da estadia como, por exemplo, a bolsa Erasmus.

Alojamento – Onde Ficar

Quem vai estudar em Londres, pode optar por viver em residências estudantis – esta opção é a ideal pelo preço e pela comodidade de estar com outros estudantes -, num quarto ou cama alugado numa casa ou num apartamento. Há diversos sites e ferramentas que o podem ajudar na seleção, como, por exemplo, AirbnbCortissoGumtreeEasyroommateMoveflatSpareroom e IdealFlatmate.

Alojamento – Custos

O custo de vida em Londres não é barato, os custos do alojamento dependem da localização, da qualidade e tipo do imóvel, ou seja, se é single ou partilhado. Mas, por exemplo, na zona dois e três, um quarto single pode variar entre as 167 e as 200 libras, enquanto que uma cama num quarto varia entre 100 a 120 libras. Um apartamento nunca ficará por menos de 550 libras. Os arrendamentos são pagos à semana e não mensalmente.

estudante em londres

Alimentação

Como dissemos acima, viver em Londres não é barato. A alimentação ficará mais em conta se comprar no supermercado e cozinhar as refeições para levar. Os supermercados mais baratos em Londres são o Lidl, o Asda, o Morrisons e o Tesco. Optar pelas marcas brancas ajudará a poupar ainda mais. Se tiver paciência, consulte o site mySupermarket para comparar os preços dos vários produtos.

Transportes públicos

O sistema de transporte público não é perfeito, mas funciona muito bem. Por cerca 95 libras pode comprar um passe mensal de transporte para autocarros, comboio e metro e viajar sem limites dentro das 6 zonas de Londres. O metro funciona das 05h00 às 00h00, sendo que este último é o horário de saída, por isso, muitas linhas continuam com circulação até às 01h00. Os autocarros circulam 24 horas. Todos os pontos da cidade são cobertos pelos transportes públicos.

O artigo continua após o anúncio

Segurança

Londres é, em geral, uma cidade segura, mesmo à noite e nos transportes públicos. Um dos principais motivos é a quantidade de câmaras de segurança. Em todo o caso, existem algumas exceções, pelo que é necessário ter especial atenção em algumas zonas.

Programas Culturais

Estudar em Londres dar-lhe-á acesso aos melhores museus do mundo e muitos deles são gratuitos. Também não poderá perder as peças de teatro, os concertos dos principais artistas mundiais, nem os ritmos e bandas mais alternativas, as estreias de cinema, as exposições especiais, as palestras, a arte urbana e muito mais.

Pontos turísticos

Desde as atrações mundialmente conhecidas como o Royal Albert Hall, o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster, o London Eye, o Big Ben, a Torre de Londres, o West End, e o Palácio de Kensington, até às zonas mais comerciais de Carnaby Street, Regent Street, Oxford Street, o Harrods para os mais endinheirados, ou Camden Town para os mais remediados.

Desporto

Londres tem seis equipas na Premier League, com destaque para o Chelsea e Arsenal. Mas para além do futebol, Londres é a capital do desporto europeu: o torneio de Wimbledon, é a única cidade europeia que recebe jogos da NFL, a famosa maratona de Londres, as concorridas corridas de cavalos, o golfe, o criquete, o rugby , o hóquei no gelo, boxe, etc. Mas para além dos principais eventos, Londres oferece centenas de opções para quem quer aprender e/ou praticar desporto.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp