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5 coisas que prejudicam a produtividade no trabalho

Pequenas correções na sua rotina podem fazer toda a diferença. Só precisa de identificar as coisas que mais interferem com a sua produtividade no trabalho. Saiba quais são. 
 

5 coisas que prejudicam a produtividade no trabalho
Os seus hábitos diários, até os mais pequenos, podem estar a arruinar a sua produtividade.

Alguma vez sentiu que, mal a semana de trabalho começa, já está atrasado na sua lista de afazeres? Ou que o tempo é demasiado reduzido para todo o trabalho que tem em mãos? Não é o único. Manter bons índices de produtividade nem sempre é fácil e todos os profissionais já experienciaram (ou vão experienciar) dias em que parece que o trabalho não avança, que as tarefas se amontoam e a listagem de trabalhos pendentes não fica completa. Mas ao contrário do que possa pensar, a culpa pode não ser do trabalho, mas sim dos seus hábitos e rotinas de trabalho. Está na hora de identificar as coisas que mais prejudicam a produtividade no trabalho.
 

As coisas que mais afetam a produtividade no trabalho

Vamos falar abertamente. Por mais que tente (ou acredite) nenhum profissional é sempre altamente produtivo. Aliás, a produtividade pode mesmo ser um desafio. Repare. O mercado laboral está cada vez mais exigente e requer respostas quase imediatas por parte dos profissionais. E estes, por mais que se esforcem, nem sempre estão a 100%. Aliás, em muitos dos casos é a própria velocidade do mercado que os distrai. O segredo está na gestão do tempo. Para que tudo pareça fluir com maior facilidade e se torne muito mais produtivo só precisa de identificar os “culpados” (como os seus hábitos e rotinas no trabalho) da sua baixa produtividade e otimizar o seu tempo. Ora veja.
 


1. Passa a vida na net

Pode até achar que são só dois minutos ou que vai dar só uma espreitadela nas notícias do dia ou no seu Facebook, mas nunca é. E de repente aquilo que era só uma pausa breve fez com que perdesse uma hora de trabalho. Pode fazê-lo, mas estabeleça limites a si mesmo. Defina um período de tempo para navegar na net e cumpra-o religiosamente.
 



2. “Viciado” em chats

Ele é o Facebook Messenger, o GTalk, o Skype… enfim. Formatos de mensagens instantâneas e comunicação web não lhe faltam e em todos eles tem conversas abertas. Pois bem, isso é “meio caminho andado” para arruinar a sua produtividade, porque funcionam como fatores de distração. É certo que estes chats podem ser ótimas ferramentas e até podem servir para agilizar para trabalho, entre colegas em diferentes departamentos ou localizações (por exemplo), mas apenas se forem usadas de forma regrada. Reduza a sua conversação online com amigos, familiares, cônjuges ou namorado(a) para a hora de almoço. Durante o resto do dia o melhor é definir o seu estado como ocupado e evitar iniciar conversas.



3. Passa a vida em reuniões

Sejamos francos. Muitas reuniões são verdadeiras perdas de tempo. Quantas vezes não deu por si fechado numa sala, com várias outras pessoas, durante horas a falar de um assunto que facilmente poderiam ser resolvidos em poucos minutos, por apenas uma ou duas pessoas? Muitas certamente. Antes de marcar uma reunião questione-se se é mesmo necessária. E se for, organize-a convenientemente para que os pontos a discutir sejam tratados de forma objetiva e rápida. 



4. É um procrastinador “profissional”

Impossível falar das coisas que prejudicam a produtividade sem falar da procrastinação. Essa tendência para adiar as tarefas mais importantes ou mais trabalhosas tem que acabar. Pelo menos se quiser aumentar a sua produtividade.



5. Adora o multitasking

Sim, o conceito está na moda e todos gostam de se autointitular como multitaskers. Mas lá porque está a fazer (ou tentar) várias coisas em simultâneo não significa que esteja a ser produtivo. O multitasking vai fazer com que esteja constantemente a intercalar tarefas ao invés de as finalizar, fazendo com que – muito provavelmente – demore mais tempo e (até!) tenha um pior desempenho nessas tarefas. O melhor mesmo é fazer uma coisa de cada vez. Tem uma lista de trabalhos ordenada? Então limite-se a cumpri-la, pela ordem estabelecida.

 

Palavra de ordem: produtividade

Passar a vida a espreitar o email, perder demasiado tempo na conversa com os colegas de trabalho ou estar rodeado de colegas demasiado barulhentos são outras possíveis causas para a baixa produtividade. Mas fora com as desculpas. A solução está nas suas mãos. Trate de se organizar e fazer uma boa gestão do seu tempo. Vai ver que os resultados não tardam a fazer-se notar. 


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