4 dicas para acabar com a tralha em casa

Se é daqueles que tende a acumular tudo e mais alguma coisa ao longo dos tempos, temos algumas dicas que o vão ajudar a ver-se livre da tralha.

4 dicas para acabar com a tralha em casa
Livre-se do que não precisa e tenha uma casa mais organizada

Tendencialmente, a maior parte das pessoas tende a acumular coisas ao longo do tempo. Armários cheios, roupeiros a abarrotar, caixas empilhadas… enfim, há sempre algo que está guardado num canto qualquer, mas que na realidade não é necessário. Uns porque são “acumuladores” por natureza, outros porque deixam andar, certo é que não faltam casas cheias de tralhas que ninguém usa e tão pouco necessita. Se decidiu que quer acabar com a tralha, temos algumas dicas úteis para si.


Guia simples para acabar com a tralha em casa


Selecione

Este é o primeiro passo para acabar com a tralha. Pense bem. Quantos papéis desnecessários, roupas que não usa nem vai usar, itens decorativos que já atirou para um canto ou caixa, ou outras coisas mais não terá acumuladas em casa? Pois bem, se tem vindo a acumular tralha ao longo dos tempos é bom que periodicamente faça uma seleção daquilo que realmente importa ter.

No fundo trata-se de implementar hábitos de gestão da tralha. Não basta dar uma arrumação de vez em quando, é importante que se veja livre dela de vez em quando também. Selecione e elimine o que não interessa. Se o fizer, será muito mais fácil para si manter tudo organizado e arrumado.

 


Tenha cuidado ao acumular novas tralhas

Esta é a tendência. Viu-se livre de umas, mas não tarda terá outras coisas acumuladas em casa. Sse a ideia é acabar com a tralha deve tentar controlar este impulso de comprar e/ou guardar tudo e mais alguma coisa.




Organize-se

Este é o grande segredo para acabar com a tralha. Quanto mais organizado for e mantiver o seu espaço, mais fácil será ver-se livre de tudo o que não precisa e ter tudo arrumado e impecável. Isto para não falar que será sempre muito mais fácil saber onde está tudo o que possa vir a procurar. Sugestão de leitura: Arrume a sua Casa, Arrume a sua Vida, da Marie Kondo




Se usou, trate de arrumar

Regras básicas da arrumação: se usou e já não precisa, pode guardar; se abriu algo (uma garrafa, uma gaveta, um armário), deve fechar; se tirou do sítio, volte a colocar; se está sujo, trate de levar; se é lixo, coloque no cesto do lixo; se a roupa está lavada, dobre ou engome e arrume no sítio.

Pode até dizer que nem sempre terá tempo para fazer isto tudo, mas a verdade é que é uma questão de organização. Se o fizer de imediato, além de poupar tempo, vai ganhar tempo depois para fazer outras coisas e desfrutar do seu espaço, limpo e arrumado.

Veja também: