ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Dez, 2020 - 10:00

10 dicas para manter a casa arrumada todos os dias

Helena Peixoto

Manter a casa arrumada diariamente pode ser um grande desafio, sobretudo quando há filhos à mistura. Mas com as nossas dicas vai ficar mais fácil.

manter a casa arrumada

Parece quase magia: acabou de lavar a louça e parece que a cozinha já está toda desarrumada; ainda ontem organizou a sala e já está com brinquedos espalhados por todo o lado; o seu quarto tem uma enorme torre de roupa… Manter a casa arrumada é muito importante não só pela casa em si, mas para o seu próprio bem estar. Afinal, é essencial entrarmos em nossa casa e sentirmo-nos bem.

E com as nossas 10 dicas de arrumação, esta questão nunca mais vai ser um problema. Fique connosco!

10 dicas de ouro para manter a casa arrumada todos os dias

Não desanime já ao pensar que não terá um minuto de descanso e que terá de se dedicar às tarefas domésticas ainda mais do que o faz agora. O que lhe propomos é precisamente o contrário: ao dispensar alguns minutos todos os dias para manter a casa arrumada, não precisará de tanto tempo ao fim de semana ou nos seus dias de descanso para esta tarefa. Veja como.

casa limpar organizar
1

Tarefas diárias inadiáveis

Há coisas na casa que, por mais cansado que esteja, deve fazer todos os dias. É uma questão de hábito e vai ser fundamental para conseguir manter a casa arrumada a toda a hora. Coisas como lavar a louça, colocar o lixo no rua, fazer a cama, colocar a máquina de roupa a funcionar e preparar as coisas para o dia seguinte são tarefas que não deve mesmo deixar para depois.

2

Crie rotinas

Se criar rotinas vai ver que tudo se torna mais fácil. Mais, quando já tiverem as rotinas bem estabelecidas até vai achar estranho chegar àquela hora e não fazer determinada tarefa. Até porque com as rotinas estabelecidas tem sempre tudo organizado e sobra mais tempo para o lazer, acredite!

3

Incentive a participação de todos lá em casa

Já foi tempo de ser a mulher a fazer tudo lá por casa. Até porque hoje em dia, na maioria dos casos, todos trabalham e há que haver igualdade! Incentive a participação de todos lá em casa nas tarefas domésticas.

4

Pequenas tarefas para pequenos habitantes

Os pequeninos também podem ajudar, sim! De acordo com a sua idade e estado de desenvolvimento, pode atribuir pequenas tarefas que vão ajudar a manter a casa arrumada: arrumar os brinquedos antes de ir para a cama, levar o lixo ao contentor, ajudar a levantar a mesa e fazer a cama são alguns exemplos.

5

Tirou uma peça de roupa que não usou? Volte a arrumar!

Quase todos conhecemos o famoso cenário da torre de roupa no cadeirão do quarto que só desaparece ao fim de semana. Esqueça. Experimentou uma peça de roupa que afinal não vai usar? Volte a guardar! Vais gastar apenas uns 10 segundos nesta ação ao invés de minutos intermináveis que vai roubar ao seu fim de semana se continuar a acumular.

6

Mantenha a casa simples

Menos é mais. Tenha a sua casa o mais livre possível de bibelots e peças pequenas. Na hora de arrumar e limpar vai agradecer muito.

Um estilo de decoração minimalista é, de facto, o melhor aliado de uma casa arrumada. Assim, ao invés de acumular objetos desnecessários e sem utilidade, vai estar rodeado de itens que têm algum significado e que trazem boas memórias.

7

Aposte em cestos de arrumação

Os cestos e caixas de arrumação são os melhores amigos de uma casa organizada. Porque o ajudam a manter a casa arrumada com pouco esforço! Aquelas coisas que nunca sabe bem onde colocar mas que usa todos os dias? Cesto!

Atualmente, já existem diferentes modelos, cores e tamanhos e, assim, fica mais fácil comprar um cesto que vai trazer mais um toque especial à decoração de casa e que ao mesmo tempo lhe permite arrumar determinados objetos.

8

Compre um calendário grande e interativo

Esta dica pode ajudar muito a envolver toda a família. Compre ou faça um grande calendário, e em cada um dos dias escreva as tarefas essenciais. Depois arranje uns pins coloridos e atribua uma cor a cada elemento da família. Coloque em cima de cada tarefa a cor respetiva e incentive todos a interagir com o calendário.

9

Planeie, planeie, planeie!

O planeamento é mesmo meio caminho andado para manter a casa arrumada. Se planear com antecedência o que precisa fazer durante aquela semana, vai haver menor risco de deitar por terra as tarefas.

Deste modo saberá o que fazer, quando fazer e quanto tempo demorará em cada tarefa.

10

Vistoria periódica a produtos de casa de banho

Se há coisa que se acumula são os produtos de higiene e beleza, que depois ficam a ocupar espaço no lavatório e a tornar tudo mais desarrumado. Faça uma vistoria periódica aos prazos de validade, ao que já não usa e livre-se desses produtos.

Os que já não puderem ser usados, por estarem fora do prazo de validade, deite fora. Quanto aos produtos que não gosta ou não usa, opte por doá-los, por exemplo, a alguma instituição de solidariedade.

Um pouco todos os dias, para poder, então, ter mais tempo para si e para desfrutar da sua casa.

Veja também