Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Ago, 2018 - 17:09

10 dicas para manter a casa arrumada todos os dias

Helena Peixoto

Manter a casa arrumada diariamente pode ser um grande desafio, sobretudo quando há filhos à mistura. Mas com as nossas dicas vai ficar mais fácil.

cozinha e sala em open space

Parece quase magia: acabou de lavar a louça e parece que a cozinha já está toda desarrumada; ainda ontem organizou a sala e já está com brinquedos espalhados por todo o lado; o seu quarto tem uma enorme torre de roupa… Manter a casa arrumada é muito importante não só pela casa em si, mas para o seu próprio bem estar (é essencial entrarmos em nossa casa e sentirmo-nos bem).

E com as nossas 10 dicas de arrumação, esta questão nunca mais vai ser um problema. Fique connosco!

10 dicas de ouro para manter a casa arrumada todos os dias

pessoa a arrumar a casa com balde e produtos ao lado

1. Tarefas diárias inadiáveis

Há coisas na casa que, por mais cansado que esteja, deve fazer todos os dias. É uma questão de hábito e vai ser fundamental para conseguir manter a casa arrumada a toda a hora. Coisas como lavar a louça, colocar o lixo no rua, fazer cama, colocar a máquina de roupa a funcionar e preparar as coisas para o dia seguinte são tarefas que não deve mesmo deixar para depois.

2. Crie rotinas

Se criar rotinas vai ver que tudo se torna mais fácil. Mais, quando já estiverem as rotinas bem estabelecidas até vai achar ‘estranho’ chegar àquela hora e não fazer determinada tarefa. Até porque com as rotinas estabelecidas tem sempre tudo organizado e sobra mais tempo para o lazer, acredite!

3. Incentive a participação de todos lá em casa

Já foi tempo de ser a mulher a fazer tudo lá por casa. Até porque hoje em dia, na maioria dos casos, todos trabalham e há que haver igualdade! Incentive a participação de todos lá em casa nas tarefas domésticas.

4. Pequenas tarefas para pequenos habitantes

Os pequeninos também podem ajudar, sim! De acordo com a sua idade e estado de desenvolvimento, pode atribuir pequenas tarefas que vão ajudar a manter a casa arrumada: arrumar os brinquedos antes de ir para a cama, levar o lixo ao contentor, ajudar a levantar a mesa e fazer a cama são alguns exemplos.

criança a lavar louça na banca

5. Tirou uma peça de roupa que não usou? Volte a arrumar!

Quase todos conhecemos o famoso cenário da ‘torre’ de roupa no cadeirão do quarto que só desaparece ao fim de semana. Esqueça. Experimentou uma peça de roupa que afinal não vai usar? Volte a guardar! Vais gastar o quê, mais 10 segundos do que se a deixar no cadeirão? Pois então pense nos minutos intermináveis que vai roubar ao seu fim de semana se acumular.

6. Mantenha a casa simples

Menos é mais. Tenha a sua casa o mais livre possível de bibelots e peças pequenas. Na hora de arrumar e limpar vai agradecer muito.

7. Aposte em cestos de arrumação

Os cestos e caixas de arrumação são os melhores amigos de uma casa organizada. Porque o ajudam a manter a casa arrumada com pouco esforço! Aquelas coisas que nunca sabe bem onde colocar mas que usa todos os dias? Cesto!

8. Compre um calendário grande e interativo

Esta dica pode ajudar muito a envolver toda a família. Compre ou faça um grande calendário, e em cada um dos dias escreva as tarefas essenciais. Depois arranje uns pins coloridos e atribua uma cor a cada elemento da família. Coloque em cima de cada tarefa a cor respetiva e incentive todos a interagir com o calendário.

9. Planeie, planeie, planeie!

O planeamento é mesmo meio caminho andado para manter a casa arrumada. Se planear com antecedência o que precisa fazer durante aquela semana, vai haver menor risco de deitar por terra as tarefas.

10. Vistoria periódica a produtos de casa de banho

Se há coisa que se acumula são os produtos de higiene e beleza, que depois ficam a ocupar espaço no lavatório e a tornar tudo mais desarrumado. Faça uma vistoria periódica aos prazos de validade, ao que já não usa e livre-se do acessório.

Veja também