ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
17 Dez, 2020 - 16:12

Preparar a casa para o inverno: cuidados e truques essenciais

Sara Cristóvão

Com o frio de volta, e neve em algumas regiões do país, está na hora de preparar a casa para o inverno que se aproxima. Conheça as melhores dicas.

preparar a casa para o inverno

O frio, a chuva e o mau tempo chegaram para ocupar os nossos dias e nada como o conforto do nosso lar para nos aquecer corpo e alma. Se pretende saber como preparar a casa para o inverno, nós damos as melhores sugestões para que o lema home sweet home se aplique da melhor forma.

Sabia que Portugal está entre os 5 países da União Europeia com mais famílias que declaram viver com problemas nas habitações devido a infiltrações e humidade? Telhados mal isolados, infiltrações e humidade são alguns dos problemas que agravam o consumo de energia e não ajudam a manter a sua casa quente e confortável, além de não permitirem a poupança de dinheiro.

Este ano, mais do que nunca, é importante que a sua casa seja local de conforto e aconchego. E poderá consegui-lo mais facilmente do que imagina. Veja como.

4 dicas simples para preparar a casa para o inverno

A prevenção é mesmo o seu melhor amigo no que diz respeito a fazer pequenas mudanças em casa, de modo a passar um inverno sem sobressaltos. Atente.

casa conforto quente

Manutenção de telhados e zonas exteriores

Seja precavido e antes da chegada da chuva e do frio verifique se o telhado está em boas condições, evitando possíveis infiltrações e vazamentos que poderão provocar danos mais complicados de arranjar. Coloque também na sua lista a manutenção das calhas e tubos externos. Por vezes o acumular de água nos tubos e fissuras, nos telhados e decks, pode congelar e expandir o que acaba por causar danos.

Preparar a casa para o inverno não significa descurar do restante espaço exterior. Caso tenha a sorte de ter um pátio ou jardim não se esqueça de fazer uma limpeza geral e retirar as ervas daninhas, bem como plantar flores que gostaria de ver na primavera.

Verificação das portas e janelas

Preocupe-se com o isolamento térmico, inspecione janelas e portas para garantir que todas estão a fechar bem. Basta uma frincha para perder ar quente, o que irá implicar um esforço adicional por parte dos meios escolhidos para aquecer, bem como custos mais elevados.

Um bom isolamento aliado a uma boa manutenção do sistema de aquecimento escolhido, resulta num aumento da qualidade do aquecimento habitacional. Sem esquecer a poupança de energia e, consequentemente, a poupança monetária.

Uma boa dica, para o caso de as janelas não fecharem bem, é utilizar fita de calafetagem para ajudar no isolamento, ou então colocar um “chouriço” de pano ou areia, evitando correntes de ar.

Também é importante deixar a sua casa arejar, abrindo todos os dias, pelo menos 10 minutos, as janelas das divisões, bem como os seus estores e persianas. Assim, não só renova o ar, e ajuda a evitar a condensação e consequentes manchas de humidade, como também, deixa a luz sol entrar.

Contribui assim, para a iluminação das divisões, como também para o aquecimento dos espaços. Mas não se esqueça, é importante fazer o exercício contrário mal comece a escurecer, de forma a manter a temperatura interior.

Caso tenha zonas da casa que não usa, garanta que mantém as suas portas fechadas para evitar que o calor produzido se espalhe para esses espaços.

Limpeza do sistema de aquecimento

Não é por acaso que no filme Mary Poppins o personagem Bert anda a saltar de chaminé em chaminé para fazer a limpeza. Quando estiver a preparar a casa para o inverno não se deve esquecer de limpar a sua salamandra, lareira e chaminé, garantindo a qualidade do ar.

Seja a gás, pellets ou bomba de calor é importante verificar que tudo está a trabalhar nas suas perfeitas condições. No caso do gás, deve verificar a pressão da caldeira e ligá-la uns minutos antes. Não se esqueça de confirmar se os radiadores estão a funcionar. Se, por sua vez, utiliza uma bomba de calor não se esqueça de limpar os filtros, o equipamento e a unidade exterior.

Caso tenha uma lareira, mas não a utiliza, aconselhamos a que tape o buraco. O facto de estar aberta e sem uso significa que há ar quente que está a escapar.

Aquecimento visual

Ao preparar a casa para o inverno tenha também em conta o conforto da decoração, que nos aquece o coração e a vista. Escolha mantas, almofadas e tapetes de cores apelativas que remetem para esta altura do ano.

Os tons terra, como o castanho, laranja, verde escuro, bege e cobre, são sempre uma excelente aposta. Mas também uma boa manta branca faz as delícias de uma tarde passada à lareira com chocolate quente.

Ainda dentro da decoração, lembre-se de trazer a natureza para dentro de casa, uma vez que esta transmite frescura e dá vivacidade. Sejam flores secas, pinhas ou ramos, decore a sua casa com alguns destes elementos que, garantidamente, vão fazê-lo sentir-se mais confortável e aconchegante.

Para quem gosta de aromatizar o ar, as velas são excelentes opções: não só podem oferecer um cheiro agradável à sua casa, como também trazem calor adicional.

Os tapetes também são um excelente acessório para tornar o ambiente mais aconchegante e caloroso. Seja de pelo curto ou longo, de arraiolos ou crochet, esta peça é ótima para decorar e ajudar a tornar os quartos e salas mais agradáveis.

Dicas simples que vão mesmo fazer toda a diferença. E, assim, passará um inverno mais tranquilo e confortável.

Veja também