Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Out, 2020 - 09:54

Purificar o ar de casa: saiba por que o deve fazer

Mónica Carvalho

Purificar o ar da casa é essencial para minimizar problemas respiratórios e ter um ambiente mais saudável. Conheça alguns aparelhos que podem ajudar.

purificar o ar

Todos sabemos que é importante purificar o ar de casa e, como tal, é comum deixarem-se as janelas de casa um pouco abertas para arejar, bem como limpar o pó e aspirar o chão com frequência. No caso de os habitantes terem problemas respiratórios ou na presença de animais domésticos, torna-se ainda mais fundamental para garantir a qualidade do ar num local onde passamos tanto tempo e onde devemos ter o máximo de conforto e segurança.

Existem ainda outros problemas derivados de uma casa mais fechada e sem circulação de ar, que é o aparecimento de humidade, logo a criação do ambiente ideal para o aparecimento de mofo e também para a multiplicação de micro-organismos, nomeadamente ácaros, que são capazes de espoletar ou agravar quadros de alergia ou asma.

Isto é algo comum em todas as casas e não implica que esteja a haver algum desleixo. O que significa é que todos temos de ter alguns cuidados para que estes problemas não se multipliquem sem qualquer controlo.

3 razões para purificar o ar de casa

Se acha que este assunto é de senso comum, então, prepare-se para ficar surpreendido ao conhecer melhor as razões para purificar o ar de casa.

abrir janelas de casa
1

Passamos cada vez mais tempo em casa

A pandemia levou-nos a ficar confinados em casa ao longo de várias semanas e, com isso, repensamos em novos conceitos de conforto e segurança e até de necessidade, principalmente, para quem passa a usar a casa como local de trabalho.

Como tal, faça frio, calor, chuva ou sol, purificar o ar de casa passa a ser uma tarefa prioritária pela saúde de todos.

2

Melhorar os problemas respiratórios

O ser humano respira, em média, entre 23 mil vezes por dia. Sim, são mesmo muitos movimentos respiratórios, pelo que a importância da qualidade do ar que respiramos é enorme, de modo a evitar doenças respiratórias ou outros problemas de saúde daí derivados.

Se a pessoa já tiver esse tipo de problemas, então, os cuidados para a manutenção da saúde e da qualidade de vida devem ser ainda mais extremos.

3

Cuidar de toda a família

Naturalmente que os espaços fechados como casa, escritório, escola ou creche são focos de viroses e bactérias ao longo de todo o ano e principalmente no inverno. Dentro deste contexto, encontrar formas eficazes de purificar o ar é primordial para bem de toda a família e para garantir que a época do ano mais problemática que se avizinha não traga muitos problemas de saúde.

Purificadores de ar: vale a pena usar?

Um purificador de ar de qualidade pode eliminar grande parte das partículas que estão suspensas no ar, mesmo as mais pequenas e invisíveis ao olho humano. Assim, o seu uso pode ser bastante útil.

Para que possa perceber se este tipo de equipamento poderá a ajudar a melhorar o ar de sua casa, atente a todas as vantagens e desvantagens.

Vantagens dos purificadores de ar

Alguns dos benefícios já fomos enumerando, mas confira para poder perceber melhor o modo de funcionamento destes aparelhos:

  • Limpam as partículas e impurezas do ar, que provocam ou agravam alergias e problemas respiratórios:
  • Podem sugar qualquer fumo existente no ar;
  • Removem partículas de pó de minúsculas dimensões;
  • Absorvem diversos contaminantes, como pelos de animais ou pólen.

Desvantagens dos purificadores de ar

No que concerne às desvantagens dos purificadores de ar, estas prendem-se mais com a forma como o utilizador lida com o aparelho do que com as características ou eficiência do mesmo. Isto porque deve proceder a uma manutenção / limpeza dos filtros com frequência (dependendo se são fixos ou descartáveis), caso contrário as suas funcionalidades poderão ficar comprometidas.

Além disso, os purificadores de ar podem não ser eficazes na remoção de odores e gases, mas deve também ter em conta que não é para isto que eles foram criados.  

Exemplos de purificadores de ar

Recomendamos três aparelhos de diferentes marcas para que possa avaliar as funções, preços e até a parte estética. Ao contrário de outros aparelhos domésticos, os purificadores de ar apresentam, muitas vezes, designs diferentes, inovadores e até irreverentes que mais parecem objetos de decoração.

Airfree Lotus

O Airfree Lotus combina o design distinto com tecnologia exclusiva, que permite a mudança de cores e a abertura das pétalas do aparelho, tal como se fosse uma flor, daí a origem do nome.

Este purificador de ar elimina, de forma totalmente silenciosa e sem exigir qualquer manutenção, 99% dos principais responsáveis por alergias e doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica, sejam bactérias, fungos, vírus, pólen, alérgenos de animais domésticos, alérgenos de ácaros e demais poluentes orgânicos do ar.

Philips

A tecnologia VitaShield IPS deste purificador de ar Philips permite remover naturalmente partículas ultrafinas de pó e 99,97% dos alergénios comuns do ar a longo prazo.

Dyson

O Dyson Pure, além de purificador de ar, possui um sistema “hot+cool” que lhe permite também aquecer uma divisão inteira. Tem a capacidade de detetar partículas e gases, de captar os poluentes invisíveis e de proteger o ar em cada canto da casa.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].