Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
01 Out, 2020 - 10:23

Limpar o pó: 15 truques simples para eliminar o pó de forma eficaz

Luana Freire

Para limpar o pó de forma rápida e eficaz não é preciso muito: basta unir dicas simples e criativas à vontade de manter a casa livre da poeira incomodativa.

Limpar o pó é daquelas tarefas que parecem não ter fim? Limpa a casa num dia e na noite seguinte já repara na poeira acumulada? Há truques económicos e inteligentes que facilitam a sua vida. Fique connosco e saiba como livrar-se do pó num instante e sem dramas.

Limpar o pó: uma questão de saúde

Menos pó, menos problemas respiratórios, mais saúde. Sim, a limpeza da casa está relacionada com a qualidade de vida que se tem e, por isso mesmo, manter uma rotina regular de limpeza é obrigatório.

De que forma a poeira que tem em casa pode afetar a sua saúde? É simples: ela pode chegar ao pulmão e ficar colada às mucosas respiratórias, e isso pode causar, até, cancro.

Quem tem crises de bronquite ou rinite deve ter atenção extra, pois o processo inflamatório provocado pela aspiração regular de pó leva à produção de secreção aumentada, que obstrui as vias aéreas e, assim, desencadeia as temidas crises.

É fundamental que consiga manter o ambiente de casa higienizado, especialmente se for uma casa com crianças, idosos ou pessoas que sofram com problemas das vias respiratórias.

Mas, então, e o pó que teima em acumular diariamente sobre os móveis, nos recantos das paredes, no sofá? Há solução para isso e não, não é preciso andar às voltas com as faxinas mais complexas e demoradas todos os dias.

Como limpar o pó: 15 truques fáceis para usar aí em casa

pessoa com um pano a ver como limpar superfícies de mármore
1

Use a vassoura de outra forma

Vassoura e pano húmido: a dupla perfeita para limpar o pó.

Idealmente, o melhor é usar o aspirador para limpar o pó, pois a vassoura vai “levantar” a poeira acumulada e levá-la até as vias respiratórias. Mas, como sabemos que é mais prático usar uma vassoura, por ser mais leve e mais portátil, temos um truque simples de adotar no dia a dia: envolva um pano húmido nas cerdas da vassoura, para agarrar o pó do chão.

2

Use e abuse das toalhitas humedecidas

Sim, os lenços humedecidos são perfeitos porque agarram o pó e as migalhas e nem precisam de ser especialmente formulados para a limpeza. Pode até usar daquelas toalhitas indicadas para limpar o rabinho dos bebés. Um truque rápido para usar e abusar no dia a dia.

3

Aposte no amaciador da roupa

Esta dica é para evitar o rápido acúmulo de pó em vidros, móveis, televisão, computadores, bancadas, etc. Faça uma solução com o amaciador da roupa e água, coloque num recipiente com spray e aplique para a limpeza dos seus objetos.

Use uma medida de amaciador para 4 medidas de água.

4

Use pincéis

Os pincéis são perfeitos para conseguir limpar o pó dos recantos mais difíceis de chegar.

5

Dê novo uso às meias velhas

Use meias antigas para limpar as persianas. Vai ver como agarram o pó!

6

Aproveite o rolo do papel higiénico

Guarde os rolos do papel higiénico para a limpeza do pó. Ficou confuso? Nós explicamos: o aspirador pode não conseguir “caber” em qualquer lado e, se colocar um rolo de papel encaixado no tubo do equipamento, pode chegar aos locais de difícil acesso, isso porque pode “moldá-lo” para caber em qualquer lado.

7

Comece sempre por cima

Este truque vai evitar que tenha trabalho dobrado. Comece a limpar o pó de cima para baixo, assim, só vai ter de limpar o chão uma vez.

8

Use um humidificador

Sabia que a humidade dos ambientes tem relação direta com a quantidade de pó que se acumula? Mantenha o nível de humidade entre os 40 e os 50%.

9

Olhos postos nas cortinas

Muitas pessoas esquecem ou desvalorizam a limpeza das cortinas, que acabam por acumular imenso pó. Lave-as, pelo menos, uma vez por ano (nas limpezas da primavera, por exemplo) e aspire-as a cada duas semanas.

10

Tenha plantas (e limpe-as)

As plantas são o pulmão de uma casa e ajudam a filtrar o ar. Tenha plantas e não esqueça que, também elas, merecem limpezas regulares.

11

Use um rolo tira-pelos

Utilize um rolo anti-pelos, daqueles com fita adesiva, para limpar superfícies em tecido. Ele vai agarra o pó acumulado em sofás, almofadas e abajours.

12

Use álcool para lâmpadas e vidros

Limpe o pó de lâmpadas rapidamente usando álcool e papel (rolo de cozinha) ou jornal. A dica serve, também, para limpar as janelas.

13

Use cera para móveis

Para evitar que o pó acumule-se rapidamente, use um pano com cera para móveis, criando uma barreira protetora.

14

Use capas para as suas roupas

A roupa de cama e banho, e também as suas peças de roupa guardadas, são uma grande forma de acumular pó em casa. Use capas para evitar o problema.

15

Use vapor para limpar tapetes

De preferência, se quer evitar a grande quantidade de pó acumulado, tenha poucos tapetes e escolha sempre materiais não-sintéticos, especialmente para o quarto das crianças. Para limpar os tapetes que tiver, aspire semanalmente e limpe com vapor uma vez por mês.

Reparou como as limpezas da casa podem ser mais simples e amigas da carteira? Imprima estas dicas para limpar o pó e siga-as, passo a passo.

Tenha uma casa mais limpa com menos gastos e menos tempo com a ajuda dos nossos truques para dizer adeus ao pó!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].