Helena Peixoto
Helena Peixoto
05 Set, 2019 - 10:45

12 erros de limpeza que tem de parar de cometer

Helena Peixoto

Acredite: se não cometer estes 12 erros de limpeza, vai começar a fazer as tarefas domésticas em menos tempo e com menos esforço! Saiba quais são.

12 erros de limpeza que tem de parar de cometer

Há tarefas de limpeza lá de casa às quais não podemos simplesmente virar costas. No entanto, se anda a cometer estes erros de limpeza, o processo torna-se ainda mais doloroso e exige mais tempo e dinheiro.

Vamos partilhar uma espécie de guia com o que não deve fazer quando se trata de limpar a sua casa. São uma espécie de 12 mandamentos dos erros de limpeza. Preparado?

Os 12 erros de limpeza que estão a arruinar-lhe as tarefas domésticas

limpar os azulejos

1. Sobrecarregar a máquina de lavar loiça

Este é um dos erros de limpeza mais comuns e também um dos que vai acabar por lhe sair bem caro. Está a sobrecarregar a máquina da loiça para poupar água, energia e detergente?

Pois bem, se estiver bem atento, vai perceber que a loiça não ficou bem lavada e que há até alguma que continua suja, pois a água e o detergente não conseguiram alcançá-la durante a lavagem devido à sobrecarga. E o que vai acontecer? Vai acabar por gastar mais energia, água e detergente.

2. Usar detergente da loiça nas tábuas de madeira

Sabia que as tábuas de madeira que utiliza para preparar os seus alimentos não devem lavados apenas com detergente para a loiça? Nós vamos explicar-lhe porquê: não se esqueça que é aí que carne e peixe cru, legumes ainda por lavar e outras substâncias são preparadas e temperadas.

Por tudo isto, uma simples lavagem não será certamente suficiente. Higienize a tábua depois de preparar cada refeição com uma mistura de detergente e 2 a 3 gotas de lixívia, de forma a desinfetá-las e a evitar a contaminação com outros alimentos.

3. Ignorar áreas de maior uso

Outro dos grandes erros de limpeza que comete e nem se apercebe. Ou melhor, neste caso é mais o que não faz do que o que faz!

Existem alguns pontos específicos na sua casa que, apesar de não parecerem sujos, são os que mais carregam germes e bactérias. Torneiras, maçanetas de portas e puxadores de armários são usados com muita frequência por todos na família, pelo que deve ter especial atenção e limpá-los bem.

4. Esquecer a máquina de café

Se gosta de café fresco pela manhã, também deve gostar de o preparar numa máquina bem limpa. A máquina de café é perfeita para as bactérias se propagarem e para formar mofo, dada a sua temperatura. Lave todas as partes amovíveis e não apenas a cafeteira.

E a parte do reservatório igualmente! Evite manter a água parada durante muitas horas e mude-a de um dia para outro, se quiser evitar intoxicações alimentares.

5. Borrifar produto diretamente para as mobílias

Se calhar nunca pensou nisto, mas é verdade: borrifar as mobílias diretamente com produtos de limpeza é um dos erros de limpeza mais comuns, pois para além de formar uma camada que quase protege o pó já acumulado, ainda ajuda a reter mais pó.

Recorra a esta técnica apenas quando o móvel estiver realmente muito sujo. Em alternativa, o que deve fazer é borrifar a solução para um pano de microfibra e então esfregar o pano no objeto.

6. Utilizar sempre o mesmo pano

Este é um dos erros de limpeza que mais pessoas cometem. E para perceber o mal que está a fazer, imagine o seguinte cenário: uma esponja bem suja a lavar repetidamente diferentes pratos. Está a imaginar o resultado, certo?

Pois bem, é mesmo isto que acontece se utilizar sempre o mesmo pano! Se nota que mesmo depois de limpas, as superfícies ainda estão assim um pouco pegajosas, é porque está na hora de trocar de pano. Mesmo que não pareça muito sujo ou demasiado usado, os panos devem ser trocados diariamente e lavados na máquina após cada utilização.

clean

7. Não lavar as esponjas

Achar que enxaguar a esponja é o suficiente é outro dos grandes erros que tem de parar de cometer! A esponja de cozinha é um dos objetos mais sujos que tem em casa, sabia? Mais até do que a sua sanita, na verdade!

O que acontece é que os restos de comida e bactérias se acumulam nos poros da esponja e, por isso, é que apenas enxaguar não é suficiente. Pelo menos uma vez por semana deve aquecer a esponja molhada no microondas durante 2 minutos e substituí-la de 15 em 15 dias.

8. Organizar os talheres na máquina de lavar

Se pensa que está a fazer uma grande coisa ao colocar os talheres por categoria nos compartimentos da máquina de lavar loiça, engana-se. Pelo contrário! Ao colocar todos os talheres misturados está a ajudar à limpeza uma vez que as peças não vão ficar “encaixadas” umas nas outras e com maior facilidade em serem atingidas em toda a sua área.

9. Lavar janelas em dias de sol

Procure limpar as janelas em dias menos soalheiros e com nuvens. E porquê, pergunta? É simples! Acontece que o produto limpa-vidros em dias de sol vai secar muito mais rapidamente e o resultado vão ser muitas manchas nas janelas.

10. Não utilizar material de proteção

Fazer a limpeza sem luvas. A sua pele é superabsorvente e irá “chupar” praticamente qualquer substância com a qual entrar em contacto. Mesmo produtos naturais podem causar ressecamento. Evite as luvas de borracha ou látex: procure aquelas com o interior forrado de algodão, que criam uma barreira ainda mais protetora e são confortáveis.

11. Começar pelo chão

Limpar os pavimentos primeiro! Outros dos crassos erros de limpeza a não cometer. Muitas vezes, por instinto, começamos a limpar a casa pelo chão. Mas quando for limpar o pó e as janelas, o chão vai sujar-se de novo!

A ordem ideal será: vidros, mobília e, por fim, o chão. Faça isto e torne a limpeza mais eficiente e menos cansativa.

12. Não limpar a banca da loiça

O lava-loiça é outro dos locais com maior número de bactérias lá por casa. Consequentemente é também responsável pela propagação de muitos maus cheiros, e deve ser limpo após cada utilização.

Qual a melhor forma e o fazer? Utilize um detergente neutro sem cheiro e/ou a um desinfectante sem cheiro. Para evitar os maus cheiros, evite ao máximo que as sobras de alimentos caiam pelo ralo.

Veja também