Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Nov, 2019 - 16:43

Limpezas de inverno: prepare a sua casa para o frio

Helena Peixoto

Prepare a sua casa para o frio e para a chuva com as limpezas de inverno que temos para lhe surgerir. Com estas dicas, não há tempestade que o afete!

pessoa a aspirar uma carpete

É muito comum ouvirmos falar das limpezas de outono e primavera. Mas as limpezas de inverno são igualmente importantes e necessárias! Afinal, a nossa casa tem de estar preparada para enfrentar aquela que é a estação mais rigorosa e desafiante, tanto em termos de temperatura como de pluviosidade. 

E é também nesta altura do ano em que existe menor exposição solar e em que mantemos a casa mais fechada, o que a torna mais apetecível para ácaros, vírus e companhia.

Neste artigo reunimos as principais dicas que o vão ajudar a preparar o seu lar para receber o inverno da forma mais tranquila, organizada e limpa possível. Vamos a isso? 

As limpezas de inverno que deve começar a fazer já 

limpar madeira

1. Arejar a casa, sempre! 

Sim, bem sabemos que o mau tempo se aproxima e a vontade de abrir as janelas é pouca ou nenhuma. Mas acredite, é muito importante que o faça! Uma casa arejada vai ser uma casa muito mais higienizada, sem concentração de bicharada e ácaros e, muito importante também, uma casa que não vai reter humidade.

Sabe aquelas manchas terríveis de bolor e humidade que aparecem na parede e no teto? Pois bem, a grande maioria poderia ser evitada se arejasse a casa pelo menos uma vez por dia. Aproveite quando não está em casa para o fazer! 

2. Lave os têxteis de cama antes de voltar a usar

Antes de voltar a colocar na cama os edredons e cobertores quentinhos, garanta que lhes faz uma boa higienização. Afinal, eles ficaram durante muitos meses parados dentro de uma caixa e há sempre pós e sujidades que acabam por se entranhar nas fibras e acumulam os tão temidos ácaros.

Lave-os em casa ou numa lavandaria e deixe-os um bom tempo a secar ao sol. Faça o mesmo para lençóis e fronhas, sobretudo os de flanela. 

3. Vidros impecavelmente limpos

Agora que o sol vai começar a ficar cada vez mais tímido e menos assíduo nos nossos dias, uma das regras obrigatórias de limpezas de inverno é mesmo a de limpar os vidros deixando-os imaculados. Para quê? Para garantir que a (pouca) luz que vai havendo, entre na totalidade em sua casa e não fique bloqueada por poeiras e sujidades. 

4. Organize bem a lavandaria

Um dos grandes dramas na gestão de uma casa no inverno é o tratamento da roupa, sobretudo para quem não tem máquina de secar. Então, aproveite o outono para fazer limpezas de inverno e garantir que a lavandaria reúne condições para receber a nova estação! 

Liberte espaço suficiente para ter dois estendais, se necessário e, se estiver a equacionar comprar uma máquina de secar, talvez esta seja mesmo a melhor altura. 

5. Garanta planos B para a falta de luz 

É verdade que é cada vez mais raro, mas não significa que não aconteça! No inverno, com as tempestades e trovoadas, por vezes, a luz em casa pode falhar. E como tal, devemos estar preparados para isso.

Lanternas a pilhas, velas e fósforos são itens indispensáveis nesta altura do ano e deve deixá-los em local de fácil acesso para não andar aos tropeções para os ir buscar. 

6. Equacione contratar uma limpeza profunda

Pesquise na internet e faça uma simulação ou pedido de orçamento com várias empresas. No final de contas, vai ver que até lhe vai compensar pelo facto de não se matar a limpar a casa sozinha.

Estas empresas profissionais têm maquinaria que uma casa particular não tem e como levam sempre uma equipa, fazem o trabalho em poucas horas. Tudo é lavado, do teto às paredes e a casa até parece que fica a cheirar a nova! 

7. Experimente a lavagem a vapor 

Já ouviu falar nestas máquinas ou aspiradores que limpam a vapor? Eles são realmente excelentes amigos na hora de fazer limpezas de inverno a fundo. Se não tiver nenhuma, pergunte a algum familiar ou amigo que tenha se lhe pode emprestar e dê uma lavadela à janelas, vidros, sofás e poltronas. 

E, se não acredita nos resultados, no final é só olhar para a cor da água (até se vai assustar!). Esta é, sem dúvida, uma das forma mais eficientes de limpar em profundidade a sua casa.

8. Higienize tapetes e cortinas

Muitíssimo importante também nas limpezas de inverno: garantir uma boa limpeza dos tapetes e dos cortinados. Assim, garante que não há ácaros acumulados e que pode andar confortavelmente em cima do tapete da sala. 

E claro, já sabe, evite ao máximo andar calçado em casa, uma vez que só aumenta a sujidade e bactérias. 

9. Arraste os móveis

Sabemos que não é a coisa mais agradável do mundo, mas faça-o, pelo menos antes do início de cada estação! Arraste todos os móveis de sua casa e garanta uma boa limpeza. Apesar de invisível aos olhos, a sujidade e poeira por trás do mobiliário podem ser bastante nocivos para quem lá vive, sobretudo se sofrer de asma e alergias. 

10. Selecione o que tem

E, como última dica para limpezas de inverno, não poderíamos deixar esta sugestão de parte: faça uma boa seleção de tudo o que tem! Divisão a divisão vá escolhendo o que realmente utiliza, o que é para dar, vender ou deitar fora. 

Uma casa mais organizada e livre de tralhas acaba por se refletir no seu estado de espírito e energia, acredite! 

Veja também