Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Nov, 2020 - 11:32

Limpezas de inverno: prepare a sua casa para o frio e para a pandemia

Mónica Carvalho

Preparar a casa para o frio e chuva e ter cuidados adicionais a ter com a pandemia é fundamental. Nesse sentido, estas são as limpezas de inverno a considerar.

limpezas de inverno

Com estas dicas, não há tempestade que o afete e os tempos em casa, impostos pelo período de confinamento, serão ainda melhores. Para tal, deve dedicar algum tempo às limpezas de inverno, tal como faz noutras épocas do ano.

Afinal, a nossa casa tem de estar preparada para enfrentar aquela que é a estação mais rigorosa e desafiante, tanto em termos de temperatura como de pluviosidade.

E é também nesta altura do ano em que existe menor exposição solar e em que mantemos a casa mais fechada, o que a torna mais apetecível para ácaros, vírus e companhia.

Este ano tudo se agrava com Portugal a viver a segunda vaga provocada pela COVID-19. A declaração do estado de emergência parece ter vindo para ficar e, com ela, o recolher obrigatório e limitações à circulação para travar a propagação da pandemia no país. Isto faz com que a nossa casa volte, em muitos casos, a ser o local de trabalho, além do único refúgio de lazer e descanso.

Este ano, e não sabemos até quando, mais do que manter o lar quente e confortável no inverno, é importante que a nossa habitação seja sinónimo de segurança. As limpezas de inverno ajudam nesse sentido.

As limpezas de inverno que deve começar a fazer já

Neste artigo reunimos as principais dicas que o vão ajudar a preparar o seu lar para receber o inverno da forma mais tranquila, organizada e limpa possível. Vamos a isso?

aspirar carpete sala
1

Arejar a casa, sempre

Sim, bem sabemos que o mau tempo se aproxima e a vontade de abrir as janelas é pouca ou nenhuma. Mas acredite, é muito importante que o faça! Uma casa arejada vai ser uma casa muito mais higienizada, sem concentração de bicharada e ácaros e, muito importante também, uma casa que não vai reter humidade.

Afinal, aquelas manchas terríveis de bolor e humidade que aparecem na parede e no teto podem ser evitadas se arejar a casa, pelo menos, uma vez por dia.

Este ano, esta dica assume uma importância primordial, visto que a ventilação dos espaços é fundamental para tornar o ar de casa mais saudável e evitar assim a propagação de doenças de vírus, bactérias e fundos.

Não se esqueça, todavia, que não deve abrir as janelas se tiver o aquecimento ligado, para não haver desperdício de energia.

2

Lavar os têxteis de cama antes de voltar a usar

Antes de voltar a colocar na cama os edredons, cobertores e lençóis quentinhos, garanta que lhes faz uma boa higienização. Afinal, eles ficaram durante muitos meses parados dentro de uma caixa e há sempre pós e sujidades que acabam por se entranhar nas fibras e acumulam os tão temidos ácaros.

Lave-os em casa ou numa lavandaria e deixe-os um bom tempo a secar ao sol, se possível. Cado contrário, pode sempre optar por recorrer à máquina de secar roupa.

Se alguém aí em casa tem problemas alérgicos, então, a limpeza dos têxteis vai evitar problemas respiratórios. Ninguém quer ficar doente nesta altura, porque isso pode significar uma quebra das defesas do nosso organismo, uma baixa no nosso sistema imunitário e, com isso, ficar mais vulnerável a problemas de saúde mais graves.  

3

Organizar bem a lavandaria

Um dos grandes dramas na gestão de uma casa no inverno é o tratamento da roupa, sobretudo para quem não tem máquina de secar. Então, aproveite o outono para fazer limpezas de inverno e garantir que a lavandaria reúne condições para receber a nova estação.

Liberte espaço suficiente para ter dois estendais, se necessário e, se estiver a equacionar comprar uma máquina de secar, talvez esta seja mesmo a melhor altura.

Além de que um espaço arrumado ajuda a poupar tempo nas lides domésticas.

4

Garantir planos B para a falta de luz

É verdade que é cada vez mais raro ficar sem eletricidade, mas acontece. E para que não seja apanhado desprevenido com as tempestades e trovoadas de inverno que parecem cada vez mais recorrentes deve estar devidamente prevenido, seja com lanternas a pilhas, velas e fósforos.

Guarde estes itens indispensáveis em local de fácil acesso para não andar aos tropeções para os ir buscar.

5

Equacionar uma limpeza profunda

Se não dispõe de muito tempo, tem algum problema de saúde que lhe impossibilita de realizar as limpezas de inverno mais a fundo, então, ponde contratar uma empresa para fazer esse trabalho por si.

As empresas profissionais têm maquinaria que uma casa particular não tem e como levam sempre uma equipa, fazem o trabalho em poucas horas. Tudo é lavado, do teto às paredes e a casa até parece que fica a cheirar a nova!

limpar vidros
6

Limpar os vidros

Agora que o sol vai começar a ficar cada vez mais tímido e menos assíduo nos nossos dias, uma das regras obrigatórias de limpezas de inverno é mesmo a de limpar os vidros deixando-os imaculados. Para quê? Para garantir que a (pouca) luz que vai havendo, entre na totalidade em sua casa e não fique bloqueada por poeiras e sujidades. Deste modo evita, sempre que possível, recorrer à luz artificial.

7

Experimentar a lavagem a vapor

Já ouviu falar nestas máquinas ou aspiradores que limpam a vapor? São realmente excelentes amigos na hora de fazer limpezas de inverno mais profundas. Se não tiver nenhuma, pergunte a algum familiar ou amigo que tenha se lhe pode emprestar e dê uma lavadela às janelas, vidros, sofás e poltronas.

E, se não acredita nos resultados, no final é só olhar para a cor da água – até se vai assustar.

Mais do que nunca, ter uma casa limpa é sinónimo de saúde.

8

Higienizar tapetes e cortinas

Muitíssimo importante também nas limpezas de inverno é garantir uma boa limpeza dos tapetes e dos cortinados. Assim, garante que não há ácaros acumulados e que pode andar confortavelmente em cima do tapete da sala. Andar descalço, pois claro.

E em altura de pandemia, o calçado é mesmo para ficar à porta, de modo a não trazer convidados indesejados para dentro de casa.

9

Arrastar os móveis

Sabemos que não é a coisa mais agradável do mundo, nem a mais fácil, mas faça-o, pelo menos antes do início de cada estação.

Ficará impressionado quando arrastar todos os móveis de sua casa e perceber a quantidade de poeiras e sujidades que os cantinhos mais escondidos são capazes de acumular.

E já sabe por que o deve fazer, principalmente se sofre de asma, alergias ou outros problemas respiratórios.

10

Ter mais conforto

Nos dias de frio e chuva, tudo o que apetece é ficar em casa no sofá, com a manta e a ver séries e filmes. Mas, para isso, é preciso ter a certeza de que todos os têxteis de sua casa estão limpos e tal passa também pela limpeza de sofá, almofadas e até por se livrar do que já não está bom ou não são adequados à sua casa.

Ter uma zona de lazer arrumada e organizada faz também maravilhas à sua sanidade mental.

11

Cuidar do escritório

Nunca a casa foi tantas vezes o local de trabalho como atualmente. As restrições impostas para tentar impedir a proliferação da pandemia fizeram com que muitas empresas adotassem o teletrabalho como regime preferencial.

Por isso, muitos tiveram de criar um home office ou adaptar os espaços de menores dimensões, de modo a incluir uma pequena zona de trabalho.  

No momento das limpezas de inverno deve considerar organizar este espaço, de modo a torná-lo mais confortável, simples e eficiente.

12

Selecionar o que tem

E, como última dica para limpezas de inverno, não poderíamos deixar esta sugestão de parte: faça uma boa seleção de tudo o que tem! Divisão a divisão vá escolhendo o que realmente utiliza e separe o que é para dar, vender ou deitar fora, está mesmo na altura de destralhar.

No momento da limpeza, opte, sempre que puder, por produtos desinfetantes, para ter a garantia de eliminar tudo o que deve ser eliminado.

Uma casa mais organizada e livre de artigos que não usa ou não precisa acaba por se refletir no seu estado de espírito e energia, acredite. Isso irá permitir-lhe usufruir mais da sua casa.

Veja também