Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Out, 2020 - 10:26

Como lavar o edredão? As dicas que precisa de saber

Mónica Carvalho

Poucas coisas são tão agradáveis como deitar numa cama lavada. Hoje mostramos como lavar o edredão, para uma sensação prolongada de frescura e conforto.

lavar o edredão

A frescura de uma cama lavada providencia uma elevada sensação de conforto e permite noites mais relaxadas e descansadas. Lavar o edredão faz parte de todo esse processo e é algo que merece mesmo a sua atenção, porque poderá não saber como fazer ou estará a fazê-lo de forma incorreta.

Esta é uma peça a que deve dar atenção, visto que pode acumular suor, ácaros e fungos. Como está em contacto com a nossa pele, a correta lavagem é muito importante.

As dúvidas sobre como lavar o edredão prendem-se, essencialmente, com a frequência e se pode lavar esta peça em casa ou não.

Tudo depende das condições de uso e dos equipamentos e espaço que tem em casa. Idealmente, deve lavar 4 vezes por ano. Uma forma fácil de se lembrar de quando o deve fazer é no início de cada estação, pelo que não importante se usa um edredão mais quente no outono/inverno e outro mais leve e refrescante na primavera/verão.

Além disso, e para ajudar a mantê-lo sempre limpo, poderá aspirar o edredão uma vez por mês, por exemplo. Se tiver animais de estimação que larguem bastante pelo, então, poderá até fazê-lo com maior frequência.

Tome nota de todas as dicas.

Pré-lavagem do edredão

Comecemos pelo momento que antecede a lavagem, porque isso poderá fazer toda a diferença.

lavagem de edredão na máquina
1

Tirar a capa

Se o edredão possui capa, então, retire-a, porque as peças devem ser lavadas em separado. A capa poderá ser colorida e, como tal, exige outro tipo de detergente, além de que poderá não exigir tantos cuidados como o edredão.

2

Verificar se pode lavar o edredão na máquina

Poderá confirmar este pormenor na etiqueta da peça. Se não for possível, o ideal é que o edredão seja lavado a seco, logo, numa lavandaria profissional.

3

Ler a etiqueta

E por falar em etiqueta, este é o terceiro passo e muito há a dizer sobre o mesmo.

Como sabem, as etiquetas de roupa são muito úteis para saber como lavar corretamente, de modo a preservar não só o tempo de vida, como a qualidade da peça durante mais tempo.

Há várias questões a que atentar, além da possibilidade de lavar à máquina ou a lavar a seco, como referimos na dica anterior.

O desenho em forma de bacia é o que vai identificar a forma certa de lavar a peça:

  • Apenas a bacia: lavar à mão ou máquina;
  • Bacia com número: temperatura máxima a que pode lavar. No caso dos edredões, normalmente é 60º;
  • Com um traço por baixo: deve reduzir a centrifugação;
  • Com uma mão: apenas lavar à mão;
  • Bacia com um X: proibido lavar à água.

O desenho de um triângulo diz respeito ao uso de alvejantes:

  • Triângulo com X: não usar alvejantes à base de cloro;
  • Triângulo com CL: pode usar alvejantes à base de cloro.

O círculo dentro de um quadrado indica que a peça pode ser levada à máquina de secar roupa:

  • Com uma bolinha dentro do círculo: pode secar à temperatura mínima;
  • Com duas bolinhas dentro do círculo: pode secar até à temperatura máxima;
  • Símbolo coberto com uma cruz: proibido levar à máquina de secar;
  • Quadrado com um risco curvo no topo: a roupa tem de ser seca pendurada;
  • Três riscos verticais no quadrado: a roupa tem de ser seca pendurada se torcer;
  • Risco horizontal no quadrado: a roupa não pode ser torcida.

O símbolo que representa o ferro de engomar é o mais facilmente compreendido:

  • Ferro com um pontinho: passar no máximo a 100º;
  • Com dois pontinhos: passar no máximo a 150º;
  • Com três pontinhos: passar no máximo a 200º;
  • Ferro com um X: não pode passar a ferro.

Por último, poderá ainda encontrar as informações da lavagem a seco, com o símbolo de um círculo:

  • Com A: podem ser usados todos os solventes;
  • Círculo com P: usar apenas hidrocarboneto ou percloroetileno;
  • Círculo com F: usar apenas hidrocarboneto;
  • Com X: a peça não pode ser lavada a seco.  
4

Remendar buracos

Se o edredão tiver algum buraco ou uma costura descosida, então, remende antes de colocar a lavar, senão o enchimento, seja ele qual for, poderá sair durante a lavagem.

5

Deixar o edredão de molho

Deverá fazê-lo se a peça estiver muito suja ou com alguma nódoa. Se tiver banheira, esse é mesmo o local ideal para deixar o edredão de molho, mas também o poderá fazer num tanque ou bacia de maiores dimensões.

O edredão deverá estar coberto com água e bórax, mas cuidado a manusear este produto, porque não pode entrar em contacto direto com a pele.

Como lavar o edredão na máquina?

Depois de todas as sugestões de pré-lavagem, chega o momento de colocar o edredão na máquina, se o puder fazer, claro.

1

Colocar o edredão na máquina

Não junte o edredão com outras peças de roupa, mesmo que seja de casal de criança, por exemplo. É preferível deixá-lo a lavar livremente, para que o processo seja eficaz.

2

Adicionar o detergente

Escolha um detergente adequado ao edredão: branco ou colorido. Eventualmente, no caso de ser branco, poderá usar um aditivo, como lixívia própria para roupa, no sentido de ajudar a remover as nódoas mais facilmente e de manter o branco sempre branco.

3

Escolher o programa

As máquinas de lavar modernas possuem vários programas, pelo que acaba por ser mais fácil eleger o correto para cada situação. No caso do edredão, habitualmente não existe nenhum específico, pelo que deve escolher o programa para peças delicadas, configurar a temperatura para 30°C ou menos e configurar a centrifugação para 600 rpm ou menos.

Como secar corretamente?

Depois de confirmar se o edredão pode ser seco na máquina, então, saberá o que fazer e quais as regras a respeitar.

Se não o puder fazer, o ideal é que o edredão seque naturalmente na vertical, depois de bem apertado para retirar o excesso de água. Evite a exposição direta ao sol e certifique-se de que está bem seco antes de voltar a usar ou de guardar.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].