Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Mai, 2020 - 12:31

Símbolos de lavagem na etiqueta das roupas: deciframos tudo para si

Helena Peixoto

Depois de ler este artigo, nunca mais vai ter problemas em perceber o que quer dizer cada um dos símbolos de lavagem na etiqueta das roupas.

símbolos de lavagem na etiqueta das roupas

Sabe decifrar os símbolos de lavagem na etiqueta das roupas? Quem nunca manchou uma roupa na lavagem? Ou encolheu uma peça na máquina?

Colocamos a nossa peça de roupa favorita na máquina de lavar e, quando vamos a retirá-la, sai toda manchada, encolhida ou com fios puxados e desbotada. Porque será que isso acontece?

Talvez porque não damos atenção ou, até, porque não sabemos ao certo o que significam os símbolos nas etiquetas das roupas que orientam sobre a forma correta de lavar, secar e passar.

Venha descobrir connosco e desvende o universo desses ícones que tantas vezes ficam esquecidos.

Símbolos de lavagem na etiqueta das roupas: o guia essencial

Comecemos a interpretar os símbolos de lavagem na etiqueta das roupas classificando-os em quatro grupos: os de lavagem, secagem, engomagem e limpeza a seco. Depois, dentro de cada um dos grupos, há algumas variantes que deve ter em conta.

Lavar

Nos símbolos de lavagem, vai encontrar dois tipos diferentes: um que parece uma espécie de alguidar ou bacia com água e outro semelhante a um triângulo de trânsito.

O primeiro refere-se ao tipo de lavagem e o segundo à possível utilização ou não de lixívia.

A bacia

A bacia cheia de água indica que pode lavar normalmente a roupa. 

Quando a bacia tem dentro um, dois, três, quatro, cinco ou seis pontos, está a indicar a temperatura máxima a que pode lavar a peça. Deste modo:

  • Um ponto = 30ºC
  • Dois pontos = 40° C
  • Três pontos = 50° C
  • Quatro pontos = 60° C
  • Cinco pontos = 70° C
  • Seis pontos = 95° C

Quando na bacia há um traço por baixo da água, significa que deve usar um programa de lavagem moderado, ou seja, um ciclo a baixa temperatura e uma velocidade de centrifugação lenta.

O símbolo de programa de lavagem delicado é aquele em que encontra duas linhas debaixo da bacia e um 40º dentro. Nestes casos nem sequer torça a roupa.

A lavagem à mão é a mais fácil de identificar uma vez que o seu ícone tem uma mão mergulhada na bacia. Significa portanto que não pode ir à máquina.

Peças há (embora raras) que não podem sequer lavar, nem à mão nem à máquina; terá de ser a seco. Nessas situações, o símbolo representa uma bacia com um ‘X’.

O triângulo

  1. O triângulo simples indica que pode usar qualquer tipo de lixívia de roupa.
  2. Se o triângulo tiver duas listas na diagonal, então, apenas pode usar apenas lixívia sem cloro.
  3. Já no caso do triângulo estar pintado e com um ‘X’ por cima, então não pode usar lixívia de todo.

Secar

O processo de secar é identificado através de um ícone quadrado com um círculo no meio, que representa uma máquina de secar.

Quando o ícone é uma máquina de secar sem mais nada, significa que está apto para colocá-la numa máquina. Tal como a lavagem, o número de pontos lá dentro representa a temperatura a que pode colocar a peça na máquina de secar:

  • Três pontos – temperatura alta
  • Dois pontos – temperatura normal
  • Um ponto – temperatura baixa.

O programa de secagem moderado é representado com a máquina e uma barra por baixo do símbolo.

Quando se trata do programa de secagem delicado, passam a ser duas listas debaixo da máquina.

Finalmente, o símbolo da máquina com um ‘X’ por cima já sabe, não pode ir à máquina de secar, apenas estendido no estendal.

Engomar

A parte da engomar é representada por um ícone que faz lembrar um ferro de passar antigo. Quando a imagem é apenas a do ferro, significa que pode passar a roupa.

Depois, de acordo com o número de pontos dentro, pode engomar a peça a uma determinada temperatura:

  • Um ponto – até 110º
  • Dois pontos – até 150º
  • Três pontos – até 200º

Limpeza a seco

Finalmente, temos o ícone de um círculo, que significa o processo de lavagem ou limpeza a seco.

Se encontrar um círculo e a letra P lá dentro, é porque deve fazer uma limpeza a seco profissional, com percloroetileno. Se este ícone tiver uma barra por baixo, deve ter cuidado com a temperatura.

Quando o círculo tem lá dentro a letra F, a limpeza a seco profissional deve ser com hidrocarbonetos.

Se no lugar da letra F vir um W, que deve optar por uma limpeza profissional a húmido.

Finalmente, o círculo com um ‘X’ significa que a peça não é adequada a limpeza a seco.

Agora já não tem desculpas para encolher e estragar t-shirts e calças! Com este guia de interpretação dos símbolos de lavagem na etiqueta das roupas, nunca mais vai ficar mal.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.