Teresa Campos
Teresa Campos
16 Ago, 2018 - 09:40
Como lavar roupa sem encolher? Cuidados e dicas essenciais

Como lavar roupa sem encolher? Cuidados e dicas essenciais

Teresa Campos

Aprenda como lavar roupa sem encolher e não tenha mais surpresas indesejadas, como tornar umas calças nuns calções! Temos as instruções certas para si.

O artigo continua após o anúncio

Para saber como lavar roupa sem encolher, acompanhe o nosso passo a passo e não mais terá roupas reduzidas no tamanho. Tenha em atenção o tipo de tecidos, a temperatura de lavagem e, claro, o método de secar. Tudo contribui para conservar o aspeto original da sua peça de roupa. Pegue já em papel e caneta e tome nota de como lavar roupa sem encolher.

Aprenda a lavar roupa sem encolher e sem segredos!

lavar roupa

Passo #1: leia as etiquetas das roupas atentamente, de modo a verificar qual a melhor forma de lavar as suas peças de roupa.

Passo #2: separe a roupa para lavar à mão e lave-a mesmo à mão! (Não arrisque colocá-la na máquina de lavar, mesmo num programa mais leve e delicado.)

Passo #3: use água fria na maioria dos ciclos de lavagem. Assim, estará a economizar água quente que pode usar em peças como toalhas ou meias. Deste modo, reduz também a probabilidade da roupa encolher, já para não falar da redução nos gastos de energia. Saiba que existe sabão em pó precisamente concebido para lavagens com água fria.

Passo #4: evite usar máquina de secar. Opte por pendurar as peças de roupa e deixar que sequem naturalmente. Porém, caso queira usar a máquina de secar, evite selecionar temperaturas altas.

pessoa a verificar etiqueta de uma peça de roupa
Veja também Conheça o significado das etiquetas da roupa

Tecidos mais propícios a encolher na máquina de lavar

As fibras naturais, como o algodão, linho e lã são os que, habitualmente, encolhem na lavagem. Já as fibras sintéticas, como o nylon e poliéster, não costumam sofrer qualquer alteração no seu tamanho. O encolhimento após a primeira lavagem também já não é muito frequente, uma vez que a maioria das peças de roupa já são vendidos pré-lavados.

O que fazer se a roupa encolheu

No geral, não há solução, a não ser que a peça que encolheu seja feita em lã. Nesse caso, a sugestão é que mergulhe a roupa numa solução de água morna com um pouco de condicionador de cabelo. Deixe atuar por 30 minutos e, em seguida, deixe a peça secar numa superfície plana, sobre uma toalha e à sombra. Vá esticando delicadamente, até a roupa retomar o seu tamanho original.

Evite surpresas indesejadas e trate das suas peças com o cuidado que elas merecem. Siga os nossos conselhos e trate de lavar roupa sem encolher e sem a danificar. Analise, atentamente, as caraterísticas de cada peça e proceda de acordo com as suas particularidades. Como viu, só assim é possível garantir uma vida mais longa para a sua roupa.

O artigo continua após o anúncio
Veja também