Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Mar, 2020 - 10:49

Tirar bolor da roupa nunca foi tão fácil com estas 7 dicas

Mónica Carvalho

A época de inverno cria o habitat perfeito para o aparecimento de bolor em vários sítios. Para saber como tirar bolor da roupa, atente às dicas que temos para partilhar consigo.

Tirar bolor da roupa

Independentemente da época do ano, a melhor forma de tirar bolor da roupa e de a ter sempre nas melhores condições é lavar com os produtos adequados, secar de forma correta e arrumar de imediato.

Parecem dicas bem simples, mas que exigem alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis, como manchas na roupa, mau cheiro e até pequenos buracos, coisa que pode acontecer numa situação mais extrema e problemática.

É certo que é durante o inverno que o problema pode ser mais grave, dado que é a altura em que existe mais humidade, o que cria o meio perfeito para o aparecimento de bolor na roupa.

Nesse sentido, o truque de agir rapidamente tem mesmo efeitos positivos, mas não é suficiente. Fique atento!

O que é o bolor?

O bolor é um fungo que aparece em locais húmidos e quentes, de tonalidade acinzentada que vemos frequentemente nos tecidos, paredes e objetos.

É um problema doméstico comum, sendo tanto mais frequente quanto mais humidade houver e menos incidência de sol tiver. Nesse sentido, não deve pensar que se trata de uma questão relacionada com a falta de higiene ou com uma limpeza mal feita.

7 dicas para tirar bolor da roupa

roupa com bolor

O bolor é um micro-organismo que pode ser perigoso para a saúde dos seres humanos, logo é extremamente importante atuar rapidamente perante este cenário. Problemas como asma, alergias respiratórias ou de pele e até infeções respiratórias podem ser despoletados ou agravados pelo aparecimento de bolor.

Mas quando o mesmo chega aos tecidos, como tirar bolor da roupa? Será que há mesmo solução ou tem de colocar essa peça no lixo? Há solução e para tal siga estas dicas para tirar bolor da roupa da forma o mais eficiente possível.

1

Limpar rapidamente

O ideal é que mal se aperceba que uma peça de roupa tem bolor a coloque para lavar. Esta é a forma mais rápida de evitar que haja crescimento do fungo na roupa.

2

Lavar com o produto certo

Ok, é preciso lavar. Mas com o quê? Qualquer detergente de roupa serve? Não. Para grandes males, grandes remédios, que é como quem diz, opte por usar os melhores detergentes disponíveis no mercado para eliminar o bolor da roupa.

Atualmente, encontra à venda no mercado vários produtos que podem ser eficazes neste processo, permitindo, assim, salvar as suas roupas. Veja alguns exemplos:

3

Aplicar e esfregar

Agora que já conhece os produtos mais adequados para lavar a roupa para tirar as marcas indesejadas de bolor, saiba como deve usá-los, para tirar o máximo de proveito e, consequentemente, realizar esta tarefa com sucesso.

Em primeiro lugar, deve escolher um local bem arejado e ventilado. Em seguida, aplique o produto sobre a mancha de bolor, esfregue suavemente de modo com uma escova suave, de modo a cobrir bem e a abranger todas as partes afetadas e deixe de molho durante algumas horas.

4

Lavar em água bem quente

Esta é uma tarefa primordial, visto que o bolor simplesmente não sobrevive em altas temperaturas. Mas para tal, deve sempre ter em conta as informações que constam nas etiquetas da peça em causa, na medida em que pode haver limitação de temperaturas durante a lavagem.

5

Aplicar vinagre branco e água

As mezinhas caseiras são muito úteis em casos de limpeza e lavagem de roupa, pelo que há que lhes prestar a devida atenção. Para o caso de pretender tirar bolor da roupa, o vinagre de vinho branco é uma boa opção.

Basta misturar um copo de vinagre num litro de água num recipiente, sendo que pode duplicar ou triplicar esta receita caseira, de acordo com o tamanho da peça de roupa em causa, e mergulhar a peça. Mantenha-a de molho durante, no mínimo, duas horas.

Depois basta lavar normalmente na máquina, com o seu detergente habitual.

6

Usar bórax

O bórax líquido ou em pó (o que é o mesmo que dizer borato de sódio ou tetraborato de sódio) também é um produto bastante eficaz e seguro para roupas com bolor, sejam elas de claras ou coloridas. Aqui, o procedimento é igual ao da dica anterior, em que pode aplicar vinagre. Porém, para ter a certeza de que não vai estragar a peça, faça o teste de aplicar o bórax numa pequena área escondida.

7

Secar a peça de forma correta

Este truque pode ser aplicado na secagem de todas as peças de roupa, tenham elas sido lavadas especificamente para tirar bolor da roupa ou não. E qual o segredo? Deixar a roupa a secar ao ar livre, preferencialmente e mal a mesma tenha sido lavada.

Porém, se tal não for possível, então, se tiver, seque a peça numa máquina de secar roupa.

Depois, quando a roupa estiver bem seca, arrume-a de imediato, mas certifique-se de que está realmente bem seca e que o armário ou gavetas onde vai arrumar não possuem sinal de humidade ou bolor, caso contrário, todo o seu esforço foi em vão.

Siga estas dicas para tirar bolor da roupa e mantenha-as em bom estado durante mais tempo. Dedicar o tempo necessário para que este processo decorra de forma bem-sucedida é importante para conseguir aproveitar a roupa ao máximo, evitando, assim, o desperdício, mesmo quando o bolor teima em aparecer.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.