ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Nov, 2020 - 10:44

Escolher máquina de secar roupa: o que deve ter em conta

Mónica Carvalho

O conceito de melhor máquina de secar roupa é mais complexo do que imagina. Por isso, isto é o que que deve saber antes de escolher.

máquina de secar roupa

Combinar diferentes características de modo a respeitar o orçamento disponível e a ter, assim, uma máquina de secar roupa verdadeiramente útil para si e para a sua família é o que fará de qualquer equipamento o mais indicado. Por isso, é primordial considerar uma série de questões na hora da decisão.

E chegado o tempo mais húmido e chuvoso, a atenção recai neste eletrodoméstico tão útil para poupar tempo, dinheiro e manter as suas peças de roupas nas melhores condições durante muito mais tempo.

Que tipos de máquina de secar roupa existem?

Existem três tipos diferentes de máquina de secar roupa, cada um com as suas características que podem ou não se adequar aos seus requisitos. Confira tudo.

roupa para secar

Ventiladas / por exaustão

As máquinas de secar por exaustão enviam o ar quente e a humidade da secagem da roupa para o exterior através de um tubo, pelo que a primeira coisa a reter é mesmo se tem um local para onde o tubo possa passar.

Habitualmente, são as máquinas mais acessíveis e também muito resistentes, mesmo o tubo, apesar de uma aparente fragilidade.

Por outro lado, o tubo não é o acessório mais bonito para ter na cozinha ou lavandaria e se a instalação ou condições não forem as ideais, poderá haver corrente de ar, o que é mais desconfortável, principalmente no inverno.

Condensação

São as máquinas de secar mais fáceis de colocar em qualquer sítio, pois condensam a água da humidade da roupa num reservatório interno, que deve ser esvaziado de vez em quando, e manualmente, podendo até aproveitar para reutilizar para outros efeitos, como regar as plantas. Logo não é necessária uma ligação ao exterior.

Outro aspeto positivo é que podem ser colocadas em qualquer lado, porque não necessitam de tubo de exaustão, apenas de serem ligadas à corrente.

Condensação com bomba de calor

A diferença para o modelo anterior reside no modo como este tipo de máquina aquece e arrefece o ar: é utilizada uma bomba de calor que permite maior eficiência energética por funcionarem com temperaturas mais baixas.

Assim, são máquinas muito eficientes, visto que não há perda de calor. Por este motivo, são também mais caras.

5 características fundamentais a considerar numa máquina de secar roupa

A decisão pela máquina de secar certa pode ser bastante difícil. Não basta saber quais os tipos existentes. Há muitas outras características que a considerar.

1

Eficiência energética

A máquina de secar roupa é um eletrodoméstico que consome muita energia, pelo que optar por um modelo com um bom nível de eficiência energética é fundamental para poupar algumas despesas ao final do mês e ajudar o ambiente.

Não se esqueça que A+++ é a melhor classificação energética e D é a pior.

2

Capacidade

Este fator depende da composição do seu agregado familiar e da utilidade que vai dar à máquina. Há um pequeno truque que também pode ajudar: um quilo de roupa é equivalente a uma muda de roupa completa, sensivelmente. Nesse sentido, confira o que será mais útil:

  • 4 – 6kg: destinada a peças de reduzida dimensão, utilização até 3 secagens por semana;
  • 7 – 9kg: destinada a peças de pequena a média dimensão, utilização de 4 ou mais secagens por semana;
  • 10 – 15kg: destinada a peças de grande dimensão, utilização de 4 ou mais secagens por semana.
3

Funções disponíveis

Naturalmente que, apesar de haver muitas semelhanças entre as máquinas de secar de roupa, há diferenças que podem afetar a sua decisão.

Falamos de, por exemplo, se deseja um aparelho fácil de utilizar e que seja intuitivo, ou se prefere que a máquina lhe indique o tempo de lavagem, ou se quer um equipamento com programa de arranque automático, ou até se precisa de função antirrugas, para facilitar na hora de passar a ferro.

4

Necessidades futuras

Antes de escolher a máquina de secar roupa, considere não só as suas necessidades de agora, mas também perspetive um pouco o futuro, visto que é um aparelho que, a correr bem, irá fazer parte da sua vida durante muitos anos.

5

Espaço disponível

Parece uma característica óbvia, mas ficaria surpreendido pela quantidade de vezes que este fator é esquecido. Ainda que as máquinas tenham tamanhos semelhantes, um centímetro a mais ou menos pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Dicas para reduzir o consumo de energia da máquina de secar

Depois do frigorífico, o maior gasto energético de sua casa é muito provavelmente provocado pela máquina de secar. Há formas de controlar esta questão:

  • Ler sempre as instruções da máquina que comprar e cumpra-as;
  • Utilizar sempre o programa correto para cada tipo de roupa;
  • Retirar a roupa da máquina logo após o término do programa, de modo a que não fiquem tão engelhadas, podendo até evitar de passar algumas peças a ferro;
  • Quando lavar a roupa, opte pela centrifugação máxima, de modo a diminuir a quantidade de água contida na roupa no fim da lavagem, logo vai diminuir o tempo necessário para a secagem;
  • Limpar regularmente o filtro da máquina de secar roupa;
  • Não sobrecarregar a máquina, respeite sempre a capacidade disponível;
  • Se tiver tarifário bi-horário, opte por colocar a máquina de secar a funcionar precisamente no período em que a eletricidade é mais barata.

Já está a par de tudo o que deve saber para escolher a máquina certa para si. Há muitas e variadas opções à venda, pelo que deve dispensar algum tempo a pensar nas características que deve priorizar, tendo em conta sempre o seu orçamento.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].