Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
31 Jan, 2020 - 11:24

Como lavar linho: o guia que evita que cometa erros

Helena Peixoto

É um tecido tão agradável quanto complexo, daí a importância de saber como lavar linho. Sem enganos e sem deslizes!

como lavar linho

É conhecido por ser um tecido suave, muito versátil, com um toque leve e fresco e, além de tudo, muito, mas muito confortável. E a verdade é que pode ser encontrado em fatos, camisas, calças, blusas e até mesmo casacos, uma vez que a sua frescura se torna uma escola excelente para os dias mais quentes. O único senão que por vezes surge é mesmo o desafio de saber como lavar linho

A origem deste material vem das fibras da planta do linho, uma fibra muito absorvente. Quer isto dizer que este tecido é muito suscetível a nódoas, o que em roupas claras de verão pode ser um desafio extra. 

E sim, este tipo de material exige alguns cuidados, mas nada de sobrenatural ou tremendamente difícil. Nada que com uma leitura deste guia que preparamos para si não se esclareça! Preparado para saber como lavar linho como ninguém? 

Como lavar linho num abrir e fechar de olhos 

colocar roupa a lavar

Como lavar linho normalmente 

No caso de estar perante peças de linho que necessitam da sua lavagem habitual mas não não têm nenhuma mancha mais teimosa ou nódoa marcante, deve colocar as peças diretamente no tambor da máquina de lavar, programar um ciclo para roupas extra sensíveis e a temperaturas bem baixas (máximo 30 graus). 

Ao contrário do que possa pensar, não tem problema lavar peças de linho na máquina. No entanto, deve preferir um detergente líquido em vez de um sólido, de modo a evitar manchas nas peças (que podem ser causadas pelo detergente em pó quando não diluído corretamente na água).

Depois da lavagem terminar, evite usar a centrifugação, uma vez que isso vai fazer com que as peças fiquem com vincos muito complicados de eliminar. 

Se preferir uma lavagem manual, que deve ser a lavagem escolhida para peças de linho mais sensíveis por ter bordados e afins, o processo é exatamente o mesmo: coloque as peças numa bacia com água abundante e a temperaturas frias, adicione um pouco de produto de lavagem manual, esfregue com suavidade e depois enxague até verificar que todo o detergente foi realmente eliminado. 

Linho com nódoas? Saiba como atuar

No caso de estar perante roupa de linho que exige cuidados extra pelo facto de ter manchas e nódoas específicas, incluindo as mais teimosas, não há motivos para desesperar! O ideal nestes casos é o de agir imediatamente. Ou seja, assim que a nódoa cair no linho, passe imediatamente um pano, guardanapo, ou toalha de papel húmida.

Nunca esfregue, pois isso só vai fazer com que a mancha se espalhe ainda mais. Ao invés de esfregar, passe suavemente por cima da mancha e faça ligeira pressão para transferir parte do sujo para o papel húmido. No caso de estar perante uma nódoa com resíduos mais sólidos, pode recorrer à ajuda de uma colher ou pequena espátula para remover o excesso. 

Como secar

Depois de saber como lavar linho, é importante também saber as boas práticas de como o secar da maneira mais eficaz. E aqui não há grandes alternativas: o ideal é sempre que o deixe secar ao ar livre, e preferencialmente numa cruzeta para evitar mais vincos. 

As máquinas de secar não são de todo recomendadas para tecidos como o linho, uma vez que  tanto o calor como as altas rotações podem facilmente danificar as fibras das peças. 

Como engomar

Segue-se o último passo do ciclo de lavagem do linho: saber como o engomar. Idealmente, deve utilizar um ferro a vapor. Além disso, passe as peças a ferro viradas do avesso e idealmente ainda um pouquinho húmidas para ser mais fácil de eliminar qualquer vinco.

Principais cuidados a ter com o linho

Uma vez conhecido o guia de como lavar linho como um profissional, existem sempre algumas dicas e segredos que o ajudam a lidar e cuidar diariamente das roupas, neste caso as roupas de linho:

  • Guarde os linhos num local fresco e seco;
  • Evite armários muito apertados para não deformar as peças; 
  • Verifique sempre as etiquetas específicas de cada uma das peças para saber o que pode ou não fazer; 
  • Não misture peças de linho com outro tipo de tecido na máquina e preferencialmente separe as peças brancas das coloridas e as de cor clara das de cor escura para evitar manchas.
Veja também