Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Out, 2019 - 12:55

Saiba como lavar peças de ganga é mais fácil do que imagina

Helena Peixoto

Aprenda os melhores truques para lavar peças de ganga e conserve-as pelo máximo de tempo possível. Experimente e veja como ficam novas em folha!

lavar pecas de ganga

São quase sempre a escolha favorita para usar no dia a dia, seja para homens ou mulheres ou até mesmo crianças! Confortáveis, versáteis e sempre na moda, as peças de ganga, especialmente as calças, devem entrar na lista dos itens obrigatórios em qualquer guarda fatos. Mas como lavar peças de ganga?

Esta pergunta surge dada a especificidade do material, mas, felizmente, a resposta é menos complexa do que imagina!  Se seguir as nossas instruções e tiver alguns cuidados mínimos, acredite que vai ter peças de ganga praticamente “para a vida”. Fique connosco! 

Como lavar peças de ganga sem enganos 

lavar calças de ganga

Começando pelo início e antes de entrarmos propriamente na questão de como lavar peças de ganga, surge uma outra pergunta: de quanto em quanto tempo devemos lavar estas roupas? 

A resposta vai certamente surpreendê-lo! Foi realizado um estudo numa universidade norte-americana que mostrou que as peças de ganga, além de serem de um tecido resistente e confortável, também podem ser lavadas com menos frequência que as outras peças de roupa.

Nesse estudo foram analisadas as calças de ganga de um estudante que as usou durante 15 meses sem as lavar. Sim, isso mesmo, 15 meses! As calças em questão foram devidamente analisadas por uma professora de ciência têxtil e verificou-se que os níveis de bactérias encontradas eram semelhantes aos de outras calças de ganga usadas apenas há duas semanas.

Isto já para não falar das consequências de uma lavagem abusiva desta peça de roupa. Lavar muitas vezes as peças de ganga pode acabar por danificá-las e desgastá-las mais rapidamente. No caso da ganga mais escura, por exemplo, a ganga vai perdendo gradualmente a cor.

Claro que não estamos com isto a dizer que só deve lavar as peças de ganga uma vez por ano. Mas é seguro afirmar que não precisam de lavagens tão regulares quanto as outras! Contudo, se verificar que as peças estão com nódoas, têm algum cheiro menos agradável ou manchas, é sinal que é hora de as lavar. 

Recomendações importantes na hora de lavar peças de ganga 

Dada a sua grande especificidade, é importante que cumpra algumas recomendações na hora de lavar as peças feitas de ganga: 

  • De modo a evitar o desgaste do material, lave sempre as peças do avesso; 
  • Leia sempre as etiquetas da roupa e cumpra escrupulosamente o que lá indica; 
  • Evite ao máximo lavar com água muito quente – temperaturas acima dos 30º podem acelerar o desgaste de cores (além do efeito habitual de poder encolher o tecido);
  • Utilize detergentes líquidos de qualidade e preferencialmente para roupas delicadas; 
  • Evite centrifugações agressivas e prefira secar as peças ao ar livre ao invés de as colocar numa máquina de secar. 

Lavar peças de ganga com nódoas específicas

lavar roupa a mao

Confira a lista dos acidentes mais comuns neste tipo de roupas e saiba como as eliminar sem dificuldade! 

Óleo, manteiga ou outra gordura

São muitos os casos em que cai uma nódoa de gordura nas calças de ganga. Não desespere e faça o seguinte:

  1. Polvilhe imediatamente a nódoa com pó de talco para absorver o excesso de gordura;
  2. Sacuda o excesso de talco;
  3. Caso verifique que a nódoa persiste, humedeça uma pequena quantidade de sabão de mãos e cubra a nódoa até formar uma espécie de crosta e deixe atuar cerca de uma hora;
  4. Enxague com água abundante e lave as calças de ganga normalmente.

Terra 

Muito comum nas peça de ganga das crianças, a terra pode tornar-se uma nódoa teimosa. Siga estas dicas para as eliminar:

  1. Dissolva o seu detergente de roupa numa pequena quantidade de água;
  2. Esfregue a nódoa com a ajuda de uma esponja húmida durante uns minutos;
  3. Lave como habitualmente e coloque a secar ao ar. 

Sangue

Acidentes acontecem. E é, por isso, importante saber como exterminar manchas de sangue deste material: 

  1. Comece por polvilhar a nódoa com pó de talco;
  2. Deixe atuar alguns minutos;
  3. Escove o pó de talco da nódoa com uma escova macia;
  4. Se verificar que a nódoa persiste, aplique novamente o pó de talco, desta vez sobre sobre um pano de algodão para limpar os restantes resíduos;
  5. Esfregue com um pano húmido e lave as calças como habitualmente. 

Dicas caseiras para lavar peças de ganga

É importante que alterne as lavagens à máquina com as lavagens manuais. E no âmbito deste capítulo de abordagens mais caseiras, existem várias fórmulas que pode aplicar que são igualmente eficazes! Confira. 

Água e sal 

Para evitar lavar peças de ganga à máquina, experimente usar uma solução natural com água e sal. Misture 2 colheres de sopa de sal em cerca de 4 litros de água e deixe as peças nesta mistura de molho durante 1 hora. Lave-as depois em água fria e preferencialmente à mão. 

Vinagre

O vinagre branco também é uma excelente solução para dar uma nova vida à ganga. Para isso basta acrescentar meio copo de vinagre a uma bacia com água fria e deixar de molho do dia para a noite. Passado esse tempo lave as peças com água fria abundante e deixe secar ao natural!  

Congelar as peças de ganga

Sim, é verdade! Uma das formas de manter as suas peças de ganga limpas e longe de maus odores passa por colocá-las durante dois dias no congelador. O frio sentido neste eletrodoméstico vai ajudar a eliminar as bactérias presentes nas calças de ganga que lhes provocam maus cheiros!

Pendurar as peças de ganga na casa de banho

Tire partido do seu momento do duche e pendure as peças de ganga junto ao chuveiro. E para quê, pergunta? Para que o vapor da água e os aromas perfumados do banho ajudem a eliminar possíveis maus odores! 

Veja também