ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Rute Marques
Rute Marques
26 Abr, 2021 - 12:39

Lave menos as calças de ganga, por favor! 5 dicas infalíveis

Rute Marques

Se já lhe aconselharam a que lave menos as calças de ganga porque pode estragar a peça, saiba que é verdade. Conheça alguns truques que podem ajudar.

lave menos as calças de ganga

Poucas peças são tão democráticas como as calças de ganga. Versáteis, fáceis de vestir e muito confortáveis, assumem-se como as melhores amigas das mulheres, ao redor de todo o mundo. Mas, se já ouviu que as calças de ganga são uma peça delicada quando falamos de lavagens, saiba que é verdade. Por isso, é importante que lave menos as calças de ganga.

Com efeito, embora a ganga seja um material resistente, se for lavada frequentemente tende a desbotar (e a ficar com aquele ar ruço e gasto), a encolher e a deformar. Tudo o que não queremos que aconteça às nossas calças favoritas, certo?

Mas, não se preocupe: é possível andar com as calças de ganga limpas, e longe de maus odores, sem que que as lave com frequência, na máquina de lavar a roupa.

Assim, há alternativas fáceis ao tipo de lavagem a que estamos habituados, e que fazem toda a diferença na durabilidade da peça.

5 dicas para que lave menos as calças de ganga e estas estejam sempre como novas

calças de ganga no estendal a secar
1

Congelar as suas calças de ganga

Bem sabemos que pode parecer uma ideia absurda, à primeira vista. Mas, a verdade é que uma das maneiras de manter as suas calças de ganga limpas e sem maus odores, é colocando-as durante dois dias no congelador.

As baixas temperaturas ajudam a eliminar as bactérias presentes nas calças de ganga, responsáveis pelo mau cheiro.

Nesse sentido, em vez de colocar logo as calças de ganga para lavar, experimente congelá-las. Depois, é só retirá-las do congelador, deixar secar e estão prontas a vestir.

2

Pendurar as suas calças de ganga na casa de banho

Outra dica que resulta muito bem, para dar às calças de ganga um ar lavado, sem efetivamente as lavar, é pendurá-las na casa de banho, enquanto toma banho.

Para além de alisar o tecido, o vapor da água e os aromas perfumados do gel de banho, vão eliminar os maus odores e deixá-las cheirosas, como se estivessem acabadas de lavar.

Uma dica fácil e que resulta mesmo.

3

Deixe-as de molho com sal

Se adora as suas calças de ganga, mas elas já estão a ficar ruças e com mau aspeto, calma. Uma boa solução é deixá-las de molho num alguidar com água fria e sal grosso, durante 10 minutos.

Com efeito, o sal ajuda a preservar e reavivar a cor, o que faz com que as calças de ganga recuperem a cor viva que tinham quando as comprou.

Depois, é só estendê-las à sombra, sem torcer, e vai ver como tem as suas calças favoritas como novas, outra vez.

adeus skinny jeans
Veja também Adeus skinny jeans: 6 novos modelos de calças para usar já
4

Lave à mão, com vinagre e sal

Quando as calças já estão mesmo a precisar de ser lavadas, e já desistiu dos truques anteriores, o ideal será que as lave à mão.

Assim, numa bacia de água fria, acrescente vinagre e sal. Se o cheiro a vinagre não lhe agradar, substitua por café. Deixe durante uma hora, retire e estenda as calças à sombra, sem torcer.

Para além de preservar a cor e a forma, esta é uma boa forma de manter o tecido como novo, evitando a fricção das fibras.

Isto para não falar de que o vinagre elimina todos os maus odores.

5

Se tiver mesmo que lavá-las na máquina, prefira ciclos curtos

Quando sentir que precisa mesmo de lavar as calças de ganga, e se não puder lavá-las à mão, é importante que opte por um ciclo curto, para peças delicadas ou específico para gangas, na máquina de lavar. E que as lave sempre do avesso.

Igualmente importante é que utilize detergente para peças delicadas, e que opte por baixa ou nenhuma centrifugação. Quanto mais torcidas forem as calças de ganga, maior o risco de deformarem e desbotarem.

Depois, é só estendê-las à sombra, evitando a exposição solar direta.

Todas estas dicas vão permitir não só que as suas calças de ganga estejam sempre impecáveis, como também que durem mais.

Tudo aquilo que queremos quando compramos umas, não é verdade?

Veja também