Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Jul, 2022 - 18:40

Costuma lavar roupa nova antes de usar? 3 razões para o fazer

Mónica Carvalho

Veste a roupa assim que a compra? Isso é um erro e vamos explicar-lhe por que motivo deve lavar roupa nova antes de usar.

lavar roupa nova antes de usar

Saber por que se deve lavar roupa nova antes de usar é meio caminho andado para não nos custar muito a ideia de realizar a tarefa. Estando bem informado, pode não ser tão difícil esperar pela primeira lavagem antes de estrear as suas novas aquisições.

Adiantamos que as consequências podem mesmo ser graves para a sua saúde em geral e para a pele em particular. Bactérias, germes, fungos e, até, piolhos estão em causa quando o assunto é roupa acabada de comprar. Por isso, mais vale prevenir do que remediar.

3 razões para lavar roupa nova antes de usar

Se a precaução não é motivo suficiente para o convencer, então, apresentamos mais três razões para lavar roupa nova antes de começar a usá-la.

roupa lavada
1

Uma longa viagem até si

Todos conhecemos as famosas imagens de fábricas de roupa com condições menos agradáveis que nos chegam de outras partes do mundo, de onde (frequentemente) são oriundas as roupas que usamos das chamadas marcas de fast fashion.

Por isso, entre o local onde foi produzido, a fase de transporte e durante o tempo de exposição na loja bem poderá imaginar a quantidade de mãos que já tocaram nessa peça.

2

Potenciais reações alérgicas

Durante os processos de confeção, são usados vários tipos de químicos e substâncias tóxicas, como corantes, metais como chumbo e mercúrio e ainda pesticidas nas fibras do algodão.

Geralmente, as peças que tenham mais cores ou estampados mais extravagantes são as que potencialmente causam mais danos à saúde, já que precisaram passar por mais procedimentos químicos durante a confeção. Tudo isto pode provocar alergias e, por isso, é muito mais seguro lavar a roupa antes de as estrear.

E se acha que isso não o vai afetar, então, saiba que as reações alérgicas podem ser imediatas e mais óbvias, como irritação da pele, vermelhidão e comichão, principalmente nas áreas de maior transpiração e atrito da pele, como as axilas, virilha, nádegas e parte interna das coxas. Todavia, os sintomas também podem ser tardios e aparecer dias mais tarde.

Por isso, convém lavar roupa nova antes de usar.

3

Cor por todo o lado

As peças com cores muito fortes, ou com tinturas de menos qualidade podem passar a cor para os sofás, estofos do carro ou mesmo para outras peças de roupa, e tudo isso pode ser evitado com uma lavagem simples antes de vestir pela primeira vez.

Quais as peças que não precisa de lavar antes de usar?

Não há, de facto, muitas peças de roupa que não devam ser lavadas antes do primeiro uso, com exceção talvez dos casacos ou outras peças exteriores que não fiquem na sua totalidade em contacto com a nossa pele.

A sensatez aconselha mesmo a lavar todas as peças que vão estar em contacto com a nossa pele, antes de as usarmos pela primeira vez. Isto é ainda mais verdade para as pessoas que têm tendência a desenvolver alergias.

A boa notícia é que uma simples lavagem, mesmo no caso da roupa interior, é o suficiente para livrar a roupa desses elementos potencialmente nocivos para a nossa pele.

Evite problemas e vista a sua roupa nova em segurança, tirando todo o partido de uma peça de impecavelmente limpa, para que se sinta poderosa, bonita, confiante e sem medo de consequências desagradáveis.

Veja também