Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Jul, 2019 - 10:00
Como tirar manchas amarelas da roupa branca: o guia passo a passo

Como tirar manchas amarelas da roupa branca: o guia passo a passo

Helena Peixoto

Saber como tirar manchas amarelas da roupa branca é mais fácil do que imagina. Siga o nosso guia e recupere aquelas peças de roupa que deu como perdidas.

O artigo continua após o anúncio

Como diz o anúncio famoso: ‘branco mais branco não há!’  E é este o grande desejo de todas as pessoas que têm uma casa e muita roupa para gerir. E então, como tirar manchas amarelas da roupa branca sem com isso ficar com uma grande dor de cabeça?

Vamos sugerir-lhe mais do que uma solução para que consiga os seus objetivos e sem grandes gotas de suor. Preparado?

Como tirar manchas amarelas da roupa branca: passo a passo

como tirar manchas amarelas da roupa branca

Prepare o papel e a caneta: vamos dar-lhe dicas infalíveis de como tirar manchas amarelas da roupa branca! Siga as nossas indicações de passo a passo e deixe os erros e percalços de lado.

Bicarbonato de sódio

Numa panela com água a ferver, coloque um pouco de sabão azul em barra até que dilua e a água fique azulada. Acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e retire do lume.

Coloque as peças de molho nesta mistura durante 6 horas e lave depois normalmente.

Sal

Num alguidar bem grande, faça a seguinte mistura: 5 litros de água quente, 5 colheres de sopa de sal e 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Deixe a roupa submersa e de molho durante pelo menos 6 horas e depois lave num programa de roupa delicada na máquina.

Limão

Sabe como tirar manchas amarelas da roupa branca com limão? É fácil, basta colocar umas gotas de limão diretamente na mancha e deixe atuar durante 5 minutos. Esfregue depois suavemente com detergente de lavagem à mão e enxagúe.

O artigo continua após o anúncio

Vinagre

O vinagre atua essencialmente da mesma forma que o limão: verta umas gotas sobre a mancha, espere uns minutos, esfregue com detergente e enxagúe bem, deixando depois secar ao sol.

Lixívia

A lixívia é uma boa resposta à questão de como tirar manchas amarelas da roupa branca, mas exige também mais cuidados. Numa bacia com água quente, misture duas gotas de lixívia e coloque a peça submersa cerca de 3 minutos. Esfregue-a suavemente e lave-a depois normalmente na máquina. Não coloque lixívia a mais – caso contrário corre o risco de estragar a peça!

Sol

Se as manchas não forem muito fortes ou teimosas, o sol pode ajudar nesta tarefa! Comece por lavar normalmente na máquina e, na hora de estender a roupa, garanta que a parte da mancha fica diretamente exposta aos raios. Lave a sua peça normalmente, com o sabão e a temperatura adequados, e na hora de estender deixe a parte da mancha exposta ao Sol (e escolha um dia com sol bem forte).

Como tirar manchas amarelas da roupa branca: especial zona da axila

Este é dos grandes flagelos da maior parte das pessoas que usa roupas brancas. Seja por ação do suor, dos desodorizantes ou outro qualquer produto, a verdade é que é muito comum ver camisas imaculadas em todas as áreas exceto nesta.

E as manchas são muito difíceis de remover, mas existem algumas dicas de limpeza que vão tratar do assunto. Uma das fórmulas mais eficazes é a que passamos a seguir:

  1. Faça uma mistura de 1 colher de sopa de vinagre branco com a mesma medida de bicarbonato de sódio e mexa bem até obter uma espécie de pasta.
  2. Com o tecido ainda seco, espalhe esta pasta sobre a parte amarelada da roupa . uma camada bem generosa – e deixe atuar durante cerca de uma hora.
  3. Depois de passado o tempo, leve a peça a lavar na máquina, como habitualmente. Deixe secar ao natural e comprove os resultados!
  4. Como alternativa, pode experimentar substituir o vinagre por água oxigenada.
  5. Se, ainda assim, a mancha não tiver desaparecido a 100%, depois de a lavar na máquina deixe-a umas boas horas ao sol – exposição direta – e volte depois a lavar novamente.

5 dicas para manter a roupa branca o mais branco possível

como branquear roupas sem deixar rasto de manchas

Existem algumas boas práticas que deve assegurar no dia a dia para lhe facilitar a vida na hora de lavar peças de roupa brancas.

  1. Quando for guardar uma peça de roupa branca que saiba que não vai usar durante muito tempo não a passe a ferro – caso contrário vai encontrar uma peça bem amarelada;
  2. Não misture roupas de cor com roupas brancas – pode até não tingir durante a lavagem, mas há sempre o risco de ‘contaminação’ cruzada de cor e pequenos pigmentos que podem ficar nas fibras brancas e com o tempo tornarem-se em nódoas amareladas;
  3. Tenha muita atenção às etiquetas de cada peça: elas devem ser cumpridas, não estão ali apenas por estar! Se na etiqueta refere que não deve ser lavado a mais de 40 graus, não o faça, sob pena de a tornar amarela;
  4. Evite colocar estas peças na máquina de secar – prefira secá-las ao natural. Na impossibilidade de o fazer, escolha um programa o mais suave possível;
  5. Quando lava roupa branca, junte uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à mistura do detergente – isto vai fazer com que o branco dos tecidos permaneça puro durante mais tempo.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp