Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Ago, 2020 - 10:15

Saiba como tirar manchas amarelas da roupa branca e como evitá-las

Mónica Carvalho

Saber como tirar manchas amarelas da roupa branca não tem de ser um bicho de sete cabeças. Atente às nossas dicas e dê uma oportunidade às peças manchadas.

como tirar manchas amarelas da roupa branca

O famoso anúncio “branco mais branco, não há!” representa na perfeição como queremos as nossas peças brancas: sem manchas e imaculadas. Para passar do desejo à realidade, mostramos-lhe como tirar manchas amarelas da roupa branca, quer recorrendo a truques caseiros que resultam mesmo, quer usando detergentes que cumprem realmente com a função para que foram criados.

Além disso, partilhamos dicas importantes sobre como lidar com a roupa branca, de modo a preservar a cor e o seu estado imaculado durante mais tempo.

Preste atenção!

Como tirar manchas amarelas da roupa branca: 4 receitas caseiras

Prepare o papel e a caneta: vamos dar-lhe dicas caseiras infalíveis de como tirar manchas amarelas da roupa branca! Siga as nossas indicações de passo a passo e deixe os erros e percalços de lado.

estendal roupa branca

Bicarbonato de sódio

Numa panela com água a ferver, coloque um pouco de sabão azul em barra até que dilua e a água fique azulada. Acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e retire do lume.

Coloque as peças de molho nesta mistura durante 6 horas e lave depois normalmente.

Sabão azul e bicarbonato de sódio

Coloque água a ferver (a quantidade suficiente para cobrir as peças que deseja lavar) com cerca de 100gr de sabão azul. Quando a água estiver bem azul, adicione três colheres de sopa de bicarbonado de sódio. Colocar a roupa neste preparado durante, pelo menos, seis horas.

Deve ter em atenção se a peça de roupa pode ser lavada a elevadas temperaturas – confira na etiqueta correspondente.

Limão

O limão é a prova de como algo tão simples pode ser tão eficaz. Basta colocar umas gotas de limão diretamente na mancha e deixar atuar durante uns cinco minutos. Em seguida, esfregue suavemente com detergente de lavagem à mão e enxague bem a peça.

Lixívia

A lixívia é também uma boa resposta à questão de como tirar manchas amarelas da roupa branca, mas exige também cuidados adicionais.

Numa bacia com água quente, misture meia tampa de lixívia e coloque a peça submersa durante cerca de cinco minutos. Após esse tempo, esfregue-a suavemente e lave-a depois normalmente na máquina.

Não cometa o erro de colocar lixívia a mais, achando que surtirá mais efeito. Pelo contrário, poderá mesmo danificar a peça de roupa.

Melhores detergentes para tirar manchas amarelas da roupa branca

Se tem receio de usar os truques caseiros e prefere confiar nos detergentes de roupa que facilmente encontra à venda em qualquer supermercado, então, temos boas sugestões para si.

Vanish Gel Oxi Action White

Há nódoas que parecem mesmo impossíveis de remover, mas se atuar da forma certa, poderá salvar uma peça de roupa que dava como perdida. Este produto é um tira-nódoas poderoso sem lixívia que remove diferentes tipos de manchas, visto que possui agentes branqueadores. Pode ser usado à mão ou para lavagem de roupa na máquina e é adequado para todo o tipo de tecidos.

Ver produto

Xau Gel Ativo

Se não sabe como tirar manchas amarelas da roupa branca, então conheça este produto.

Este detergente assegura a remoção de nódoas da roupa graças ao poder antinódoas. Pode ser usado com água fria, em roupa branca e de cor também.

Além de tirar as manchas, o Xau Gel Ativo potencia a luminosidade e brilho das roupas.

Ver produto

Eco White

Se prefere um detergente mais amigo do ambiente, o Eco White é a solução, para lavar na máquina todos os tipos de roupas, brancas e coloridas, mesmo em baixas temperaturas.

Possui ingredientes vegetais biodegradáveis, que ajudam a remover até as manchas mais difíceis.

É um produto sem fosfatos, sem éteres de glicol, sem ftalatos e sem corantes.

Ver produto

10 dicas para manter a roupa branca o mais branco possível

As manchas amarelas em roupas brancas são mais comuns do que pensa, não é um problema só seu e não está propriamente a fazer nada de errado. Ainda assim, alguns comportamentos no que à roupa diz respeito poderão fazer a diferença, que é como quem diz, ajudar a manter a roupa mais bonita e em bom estado durante mais tempo.

Isto acontece, especialmente, com peças de algodão, como tal, nada como seguir algumas boas práticas que vão ajudar a sua carteira, o seu roupeiro e o ambiente.

manchas na roupa branca
  1. Se uma peça de roupa está manchada, lave-a o quanto antes, porque quanto mais tempo passar, mais difícil pode ser de a tirar;
  2. Tenha muita atenção às etiquetas de cada peça: elas devem ser cumpridas, não estão ali apenas por estar! Se na etiqueta refere que não deve ser lavado a mais de 40 graus, não o faça, sob pena de a tornar amarela;
  3. Quando lava roupa branca, junte uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à mistura do detergente. Isto vai fazer com que o branco dos tecidos permaneça puro durante mais tempo;
  4. Não misture roupas de cor com roupas brancas. Pode até não tingir durante a lavagem, mas há sempre o risco de contaminação cruzada de cor e pequenos pigmentos que podem ficar nas fibras brancas e com o tempo tornarem-se em nódoas amareladas;
  5. Pondere colocar as peças de roupa branca dentro de um saco de plástico e só depois colocá-las na máquina;
  6. Não pense que quanto mais detergente e amaciador colocar na máquina mais limpas vão ficar as suas roupas. Pode mesmo ter o efeito contrário: ficar com detergente acumulado na roupa e até na máquina, podendo afetar a sua performance;
  7. Opte por lavar a roupa com água fria, porque esta penetra dos tecidos brancos de maneira diferente;
  8. Evite colocar estas peças na máquina de secar, prefira secá-las ao natural. Na impossibilidade de o fazer, escolha um programa o mais suave possível. Secar a roupa ao ar livre, em contacto com o sol, poderá favorecer o branqueamento da roupa;
  9. Quando for guardar uma peça de roupa branca que saiba que não vai usar durante muito tempo não a passe a ferro, caso contrário poderá ganhar uma tonalidade amarelada;
  10. Limpe a máquina de lavar, visto que é comum a acumulação de sujidade e resquícios de tinta com o uso recorrente do aparelho. E isso pode contribuir para que a sua roupa não fique tão limpa quanto deseja. Pode, inclusivamente, fazer um ciclo de lavagem com a máquina vazia, de modo a garantir que a mesma é limpa;
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].