ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
23 Abr, 2021 - 11:46

Lavar roupa de bebé: guia prático com 9 dicas imprescindíveis

Helena Peixoto

Saber como lavar roupa de bebé sem que as peças fiquem danificadas e não se tornem agressivas à pele dos pequeninos é muito importante.

bebé no meio de roupa lavada

Se há coisa bem sensível e imatura é a pele de um bebé recém nascido e até durante os primeiros meses de vida. Por isso mesmo, reunimos um prático guia para saber como lavar roupa de bebé que o vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e a tornar-se num verdadeiro mestre no assunto.

Se é mãe de primeira viagem, encontrará aqui a resposta a muitas das suas perguntas e, com isso, ficará mais descansada para preparar a chegada do ser mais importante da sua vida. Tome nota.

Como lavar roupa de bebé: dicas essenciais

Comecemos pelo início: peles especiais exigem cuidados muito especiais! E a pele dos bebés é uma delas. Com pouca imunidade e com apetência maior a alergias, ela necessita de muitos cuidados de hidratação e de higiene.

Mas não só! A própria roupa que vestem deve ser bem cuidada e de materiais que não irritem (idealmente 100% algodão).

Posto isto, coloca-se outra questão: como lavar roupa de bebé e garantir que a mesma não vai causar irritação ou alergia no seu pequeno? Esclareça todas as dúvidas.

roupa de bebé estendida
1

Lave antes de usar

Regra das regras! Antes de qualquer uso no bebé, deve sempre lavar todas as peças de roupa e têxteis que o envolvam. Lave todas as peças do enxoval e guarde-as bem acondicionadas e protegidas.

Idealmente deve usar um detergente adequado para este fim – encontra vários à venda no supermercado. São detergentes marcados por diferentes características, principalmente o facto de serem hipoalergénicos.

2

Detergentes indicados para peles especiais

Habitualmente, os detergentes que referem baby ou bebé são mais dispendiosos, o que acaba por ser uma despesa extra que nem toda a gente pode suportar.

Mas para conseguir saber como lavar roupa de bebé sem percalços, pode sempre optar por um detergente standard, mas indicado para peles sensíveis ou sem grandes perfumes e conservantes.

Procure escolher algum produto que seja o mais natural possível; não queira começar desde já a expor a pele do seu bebé a químicos estranhos e desnecessários. Além disso, prefira aqueles que são mais inócuos e específicos para uma pele extra delicada.

3

Amaciador, sim ou não?

Na dúvida, a resposta é sempre não! Esqueça amaciadores, pelo menos nos primeiros meses de vida. Lixívias e tira nódoas também são produtos proibidos.

O próprio detergente já tem o seu cheirinho e o seu bebé também tem o seu próprio cheiro (e que bom que é)!

4

Prefira programas delicados

Apesar de dever privilegiar a lavagem da roupa de bebé à mão, se tiver que o fazer na máquina de lavar roupa, escolha, por isso, programas mais delicados. E repare: alguns equipamentos mais modernos oferecem um programa próprio para roupa de bebé.

5

Centrifugação adicional

Outra das dicas para saber como lavar roupa de bebé sem a agredir está na sua centrifugação adicional. Depois de lavada e centrifugada, volte a programar outra centrifugação. Assim, a secagem vai ser mais rápida e não precisa de a torcer tanto.

6

Lave as roupas do bebé separadamente

A maioria dos pediatras dá esta recomendação: durante o primeiro ano de vida do bebé, as roupas devem ser lavadas separadamente das peças de adulto.

Uma dica que facilita a gestão de como lavar roupa de bebé é a colocação de um cesto da roupa mesmo no quarto do bebé.

7

Leia sempre as etiquetas

Leia as etiquetas de cuidados da sua roupa, ainda mais as de bebé que requerem mais cuidados! Este é meio caminho andado para preservar as peças o máximo tempo de vida possível.

8

Temperaturas ideais

Evite programar a temperatura de roupas de bebé a mais de 30ºC. Esta temperatura consegue garantir uma limpeza eficaz, mas sem que as fibras fiquem muito desgastadas.

9

Pré tratamento das nódoas

Para conseguir resultados mais eficazes, o ideal será pré-tratar as nódoas mais difíceis. Esfregue ou remova a maior parte possível da nódoa antes de pré-tratar a área com a ajuda de uma escova de dentes, por exemplo.

Deixe depois a peça de molho com um pouquinho de detergente, e de preferência ao sol, antes de efetuar a lavagem normalmente.

Outras dicas úteis sobre como lavar roupa de bebé

  1. Prefira tecidos macios e naturais, como algodão, tanto para roupas como para os têxteis de banho e de cama;
  2. Evite o contacto direto da pele do bebé com lãs;
  3. Reduza o número de lavagens das peças apenas para quando verifica nódoas evidentes ou odores fortes.

Ainda que não faça parte do processo de lavagem, a roupa do bebé deve ser inspecionada regularmente. Isto porque, no que toca a molas e botões, poderá dar-se o caso de alguns se soltarem ou ficarem mal presos, o que pode ser perigoso. O bebé pode pegar e levar à boca e dado que as molas e botões são objetos pequenos, existe o risco de aspiração e obstrução das vias respiratórias.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].