Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Mai, 2020 - 11:46

Lavar roupa de bebé: guia prático com 9 dicas imprescindíveis

Helena Peixoto

Saber como lavar roupa de bebé sem que as peças fiquem danificadas e não se tornem agressivas à pele dos pequeninos é muito importante.

bebé no meio de roupa lavada

Se há coisa bem sensível e imatura é a pele de um bebé recém nascido (e até alguns meses depois). Por isso, é necessário cuidar dela com toda a atenção! Por isso mesmo, reunimos um pequeno e prático guia para saber como lavar roupa de bebé que o vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas e a tornar-se um verdadeiro mestre no assunto.

Como lavar roupa de bebé: dicas essenciais

mãe a tirar roupa da máquina com bebé ao lado sentado

Comecemos pelo início: peles especiais exigem cuidados muito especiais! E a pele dos bebés é uma delas. Com pouca imunidade e com apetência maior a alergias, ela necessita de muitos cuidados de hidratação e de higiene.

Mas não só! A própria roupa que vestem deve ser bem cuidada e de materiais que não irritem (idealmente 100% algodão).

Posto isto, coloca-se outra questão: como lavar roupa de bebé e garantir que a mesma não vai causar irritação ou alergia no seu pequeno? Esclareça todas as dúvidas.

1

Lave antes de usar

Regra das regras! Antes de qualquer uso no bebé, deve sempre lavar todas as peças de roupa e têxteis que o envolvam. Lave todas as peças do enxoval e guarde-as bem acondicionadas e protegidas.

2

Detergentes indicados para peles especiais

Sim, é verdade que não precisa comprar especificamente os detergentes que referem baby ou bebé, até porque acaba por ser uma despesa extra que nem toda a gente pode suportar.

Mas para conseguir saber como lavar roupa de bebé sem percalços, pode sempre optar por um detergente standard mas indicado para peles sensíveis ou sem grandes perfumes e conservantes.

Procure escolher algum produto que seja o mais natural possível; não queira começar desde já a expor a pele do seu bebé a químicos estranhos e desnecessários. Para além disso, prefira aqueles que são mais inócuos e específicos para uma pele extra-delicada.

3

Amaciador, sim ou não?

Na dúvida, a resposta é sempre não! Esqueça amaciadores, pelo menos nos primeiros meses de vida. Lixívias e tira nódoas também são produtos proibidos.

O próprio detergente já tem o seu cheirinho e o seu bebé também tem o seu próprio cheiro (e que bom que é)!

roupa de bebé estendida
4

Prefira programas delicados

Se bem que não é verdade que seja necessário lavar toda a roupa de bebé à mão, também é aconselhável que tente poupar estas peças de grandes agressões. Escolha, por isso, programas da sua máquina de lavar mais delicados e atente porque algumas oferecem mesmo programa para roupa de bebé.

5

Centrifugação adicional

Outra das dicas para saber como lavar roupa de bebé sem a agredir está na sua centrifugação adicional. Depois de lavada e centrifugada, volte a programar outra centrifugação. Assim, a secagem vai ser mais rápida e não precisa de a torcer tanto.

6

Lave as roupas do bebé separadamente

A maioria dos pediatras dá esta recomendação: durante o 1º ano de vida do bebé, as roupas devem ser lavadas separadamente das peças de adulto.

Uma dica que facilita a gestão de como lavar roupa de bebé é a colocação de um cesto da roupa mesmo no quarto do bebé.

7

Leia sempre as etiquetas

Leia as etiquetas de cuidados da sua roupa, ainda mais as de bebé que requerem mais cuidados! Este é meio caminho andado para preservar as peças o máximo tempo de vida possível.

8

Temperaturas ideais

Evite programar a temperatura de roupas de bebé a mais de 30ºC. Esta temperatura consegue garantir uma limpeza eficaz, mas sem que as fibras fiquem muito desgastadas.

9

Pré tratamento das nódoas

Para conseguir resultados mais eficazes, o ideal será pré-tratar as nódoas mais difíceis. Esfregue ou remova a maior parte possível da nódoa antes de pré-tratar a área com a ajuda de uma escova de dentes, por exemplo.

Deixe depois a peça de molho com um pouquinho de detergente, e de preferência ao sol, antes de efetuar a lavagem normalmente.

Outras dicas úteis sobre como lavar roupa de bebé

  1. Prefira tecidos macios e naturais, como algodão, tanto para roupas como para a lençóis de cama;
  2. Evite o contacto direto da pele do bebé com lãs;
  3. Reduza o número de lavagens das peças apenas para quando verifica nódoas evidentes ou odores fortes.

Como lavar roupa de bebé: sugestões de produtos

Agora que já sabe como lavar roupa de bebé da forma mais eficaz e menos agressiva, vamos às compras? Aqui ficam algumas sugestões de produtos recomendados:

Detergente Máquina Skip Baby – 28 doses

Este será o detergente mais conhecido, mas a verdade é que ele é excecional. Eficaz a remover as nódoas mas sem ser agressivo para a pele, consegue deixar um cheirinho a bebé em toda a roupa.

Preço: 9,99€.
Ver produto

Skip sensitive Aloé Vera – 25 doses

Apesar de não referir diretamente na sua embalagem que se trata de um detergente para pele de bebé, este produto tem em conta as peles mais sensíveis uma vez que é enriquecido com extratos naturais.

Preço: 9,99€.
Ver produto

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].