Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Jan, 2022 - 13:07

Como tirar nódoas de fruta da roupa: 8 dicas essenciais

Catarina Milheiro

Há crianças em casa? Ou deixou cair um pedaço de pêssego nas calças? Saiba como tirar nódoas de fruta da roupa em poucos minutos.

como-tirar-nodoas-de-fruta-da-roupa

Os miúdos são mestres na arte de manchar a roupa, bem sabemos. Mas, se também gosta de beber sumos ou de comer fruta ao longo do dia e nunca sabe muito bem como tirar nódoas de fruta da roupa, este artigo é para si.

Embora deliciosas, as ameixas, cerejas, mangas, pêssegos, melancia, amoras, morangos ou até os mirtilos, são alguns exemplos de frutas que podem deixar nódoas na roupa difíceis de tirar.

Na verdade, todas elas têm corantes naturais e, por isso mesmo, é necessário conhecermos alguns truques e dicas eficazes para que as nossas peças de roupa não fiquem manchadas para sempre.

A primeira dica passa por nunca deixar para amanhã o tratamento da nódoa. Isto porque, quanto mais antigas forem as nódoas, menores são as hipóteses de conseguir removê-las com sucesso. Confira as nossas dicas.

como-tirar-nodoas-de-fruta-da-roupa

8 dicas para tirar nódoas de fruta da roupa de forma eficaz

1.

Atue imediatamente

Como referimos, para tirar nódoas de fruta da roupa com sucesso é essencial que atue de imediato – tal como o ditado diz, “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

Sabia que as manchas mais antigas e totalmente secas, podem começar a estragar os tecidos acabando mesmo por os destruir e por tornar as manchas permanentes?

Para que tal não aconteça é extremamente importante que atue depressa assim que a fruta cai sobre a roupa. Por isso, comece por remover os pedaços de fruta ou líquidos se houver com a ajuda de um pano, colher, ou papel absorvente, por exemplo.

Limpe sempre de dentro para fora para que a mancha não fique ainda maior e difícil de retirar. Por fim, vire o tecido do avesso e molhe a mancha do lado contrário com água fria.

2.

Deixe a peça de roupa de molho

Para remover uma nódoa de fruta de uma peça de roupa, recomendamos que a deixe de molho numa bacia, durante algumas horas, com detergente líquido ou em pó e um pouco de água.

Esta técnica irá ajudar a amolecer o tecido e a sujidade que se agarrou às fibras, facilitando assim a remoção da nódoa.

Quando este processo é suficiente, pode prosseguir à lavagem normal da roupa – de preferência sempre com água morna ou fria para garantir que a nódoa não volta a aparecer.

3.

Utilize água e sabão para retirar as nódoas

Se preferir utilizar água e sabão, em vez de recorrer logo ao detergente, também pode preparar uma mistura de água com sabão e deixar as roupas de molho.

Contudo, se escolher este processo, convém esperar cerca de duas horas para garantir que as nódoas desaparecem. No final, pode esfregar delicadamente o tecido e lavar normalmente.

4.

Recorra a tira-nódoas para ajudar no pr

Está a utilizar uma roupa branca e deixou cair fruta em cima dela? Então o melhor a fazer, talvez seja recorrer a um tira-nódoas.

Existem vários no mercado, sendo que poderá optar por um em pó ou líquido (normalmente são ambos eficazes). Misture-o com água e aplique diretamente sobre a mancha.

De seguida, esfregue com uma escova com cerdas macias e no fim lave normalmente a peça de roupa.

5.

Use vinagre branco para as nódoas dos frutos vermelhos

Descobrir como tirar nódoas de frutas da roupa de forma eficaz já é complicado, ainda para mais quando se trata de frutos vermelhos. Frutos como a framboesa, os morangos, a cereja, a amora ou o mirtilo são bons exemplos que deixam manchas pigmentadas nos tecidos.

Para remover as nódoas de frutos vermelhos, aplique uma quantidade generosa de vinagre branco sobre a mancha até a cobrir por completo. Depois, esfregue suavemente até que a mancha desapareça e lave normalmente.

6.

Use limão como um tira-nódoas natural

Uma das dicas para tirar nódoas de fruta da roupa é utilizando outra fruta – neste caso o limão.

Sabe aquelas manchas mais resistentes? Como as de uva ou açaí, por exemplo. Nestes casos, o limão funciona como um excelente tira-nódoas.

Aplique algumas gotas de limão sobre a mancha, esfregue e lave normalmente. A acidez é o que vai fazer com que a nódoa saia mais facilmente.

7.

Utilize glicerina

É verdade! É possível tirar nódoas de fruta da roupa utilizando glicerina. Como se trata de uma substância viscosa, com um poder emoliente e hidratante, facilita na remoção das manchas.

Para o efeito, use um pano e passe água fria sobre a mancha. Depois, aplique a glicerina e enxague (não é preciso utilizar uma grande quantidade de glicerina). Por fim, basta que lave normalmente a peça de roupa.

8.

Bicarbonato de sódio para nódoas de banana

Se a mancha for causada por uma banana, então saiba que o melhor é mesmo utilizar bicarbonato de sódio dissolvido em água.

Aplique a mistura sobre a nódoa e deixe atuar por cerca de 30 minutos a uma hora. No final, enxague e lave normalmente.

Retirar nódoas de fruta da roupa pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, agora que já conhece todas estas dicas, experimente colocá-las em prática e simplifique o seu dia a dia.

Veja também