Luana Freire
Luana Freire
05 Nov, 2021 - 09:00

Remover manchas da sanita: livre-se do aspeto de sujidade permanente

Luana Freire

Quer remover manchas da sanita e já tentou de tudo sem bons resultados? Temos truques simples para eliminar estas nódoas difíceis.

limpeza da sanita

Se as sanitas aí de casa parecem ter, permanentemente, nódoas difíceis de eliminar, talvez seja altura de encarar o passo a passo da limpeza mais eficaz. Para remover manchas da sanita, – comuns com o passar do tempo, constante utilização e alguns erros de limpeza – há truques simples e produtos económicos que são bons aliados.

Lembre-se: quanto mais tempo passar sem remover as manchas difíceis, mais trabalho vão dar para desaparecem das suas sanitas. Por isso, tome nota e comece a testar diferentes soluções. Uma delas vai resolver o problema das manchas mais teimosas.

Como prevenir manchas na sanita

O básico: a limpeza regular e profunda

A limpeza da casa de banho pode não ser tarefa de eleição em casa, mas não há dúvidas de que é uma das mais fundamentais. Afinal, não há como ter a sensação de casa limpa se esta área da casa não está devidamente organizada, higienizada e, claro, a brilhar sem manchas.

Diariamente, a sanita, tal como outras zonas da casa de banho, acumula milhares de bactérias que são nocivas à saúde.

Há vários passos importantes na rotina de limpeza da casa de banho, que incluem saber quais produtos utilizar para cada efeito.

No caso das sanitas, deve utilizar na limpeza regular produtos com ação específica de desinfeção e anti-manchas de calcário – que podem ser de compra ou soluções caseiras.

O primeiro passo é lavar com o detergente genérico, que deve deixar atuar por uns minutos antes de escovar. Durante este tempo de espera, lave o assento e a tampa com um desinfetante à escolha (que deve atuar por dois minutos antes de ser removido). Não esqueça de, da mesma forma, higienizar o exterior do reservatório da água.

Os passos seguintes são, por ordem:

  • escovar a sanita cuidadosamente e enxaguar;
  • de seguida, usar um produto desinfetante no interior do vaso, deixar atuar por dois minutos e escovar;
  • por fim, utilizar um produto anti-manchas e deixar atuar por algumas horas antes de escovar e enxaguar novamente.

Se for necessário tratar nódoas mais resistentes, repita o processo com o produto anti-manchas.

Esta limpeza a fundo, quando feita de forma regular, é a principal medida para evitar o aparecimento de nódoas amareladas e/ou escuras, mais difíceis de eliminar.

Como remover manchas da sanita: 3 formas caseiras de combater até as mais difíceis

Se as manchas mais difíceis já estão instaladas, será necessário tratar da limpeza da sanita com mais alguns cuidados complementares.

lavar sanitas
1.

Limpar sanita com limão e vinagre de limpeza

Esta é uma combinação natural e amiga do ambiente para tratar manchas e desinfetar superfícies. No caso das nódoas da sanita, juntar limão e vinagre de limpeza permite criar uma solução bastante útil, eficiente e económica.

Os ácidos naturais destes dois ingredientes têm capacidades de promover a decomposição dos depósitos de minerais e sujidade da casa de banho.

A aplicação desta solução caseira também reduz consideravelmente a presença de micro-organismos causadores de mau odor.

Solução de limão e vinagre: como fazer

Vai precisar de um frasco borrifador, 125 ml (meia chávena) de vinagre de limpeza e sumo de meio limão.

Depois de misturar os ingredientes, borrife generosamente nas zonas manchadas da sanita e esfregue energicamente. A escova da sanita pode não ser a mais eficiente para esta tarefa, pelo que vestir umas luvas e utilizar um esfregão de aço pode ser boa ideia.

2.

Limpar sanita com Coca-Cola e bicarbonato

Talvez já tenha escutado falar nos poderes que, por exemplo, a Coca-Cola apresenta para resolver alguns dilemas domésticos – e isso inclui, também, a remoção de manchas.

Porém, o que muitos não sabem é que, para ter uma ação eficiente para desentupir canos ou limpar a fundo, estes refrigerantes precisam de ser combinados com outros produtos.

Como fazer anti-manchas com bicarbonato e refrigerante de Cola

Vai precisar de uma lata de refrigerante do tipo Coca-Cola (330ml), 1 chávena de vinagre de limpeza (250ml) e 3 colheres de sopa de bicarbonato (30gr).

Comece por despejar o refrigerante sobre o vaso sanitário limpo e deixe agir por, aproximadamente, 30 minutos. De seguida, junte o bicarbonato e o vinagre para criar efervescência. Deixe atuar por mais meia hora e esfregue bem com a escova da sanita. Por fim, basta enxaguar para finalizar.

3.

Limpar sanita com água oxigenada e bicarbonato de sódio

Faça uma pasta com água oxigenada e bicarbonato para remover manchas da sanita. Estes dois ingredientes, tão simples e económicos, têm ação desinfetante e clareadora sobre superfícies.

Utilize 100gr de bicarbonato para duas colheres de sopa de água oxigenada, de forma a criar uma pasta com a textura de um creme dentrífico. Pode juntar um pouco de sumo de limão à msitura.

Aplique a pasta às áreas manchadas da sanita e esfregue com uma esponja abrasiva. Espere 20 minuto antes de passar tudo por água.

Todos os processos realizados com as soluções caseiras que sugerimos podem ser repetidos até que consiga eliminar as manchas difíceis. A solução com limão e vinagre, por exemplo, pode ser incluída na sua rotina habitual de limpeza da sanita.

Veja também