Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
22 Jun, 2018 - 15:27

Eliminar manchas amarelas da banheira: 3 métodos infalíveis

Teresa Campos

Se eliminar manchas amarelas da banheira é uma batalha que está cansado de travar, temos as armas da limpeza indicadas para si.

Eliminar manchas amarelas da banheira: 3 métodos infalíveis

Acha que já tentou de tudo para eliminar manchas amarelas da banheira e nada resultou? Calma. Talvez ainda não tenha utilizado os produtos indicados para o tipo de mancha e material da sua banheira. Confira os nossos 3 métodos para eliminar manchas amarelas da banheira e veja qual é que se adequa melhor ao material da sua banheira e diga adeus às manchas amarelas!

Eliminar manchas amarelas da banheira de acrílico, esmalte e porcelana

eliminar manchas amarelas da banheira

Método 1: Banheira de acrílico

Veja o passo a passo.

  1. Com este material, deve evitar produtos de limpeza químicos e abrasivos. O acrílico é um material sensível que facilmente fica danificado. Não comprometa o acabamento da sua banheira e opte por uma solução de limpeza mais leve e, só no caso dela não funcionar, é que deve passar para opções mais fortes.
  2. Comece, então, por borrifar as manchas amarelas com vinagre branco destilado. Este produto serve como uma solução de limpeza natural e eficiente, especialmente quando aplicado em superfícies sensíveis como o acrílico que facilmente liberta as manchas. Encha um frasco borrifador com vinagre e use-o na limpeza do WC, aplicando abundantemente sobre as áreas com maior sujidade. Em alternativa, pode também utilizar o sumo de limão.
  3. Depois de aplicado, deixe o vinagre atuar 10 a 20 minutos. Durante esse período, a acidez do produto dissolve a sujidade, tornando a limpeza mais fácil. Antes de esfregarm verá como as manchas se começam a dissolver e a desapaecer.
  4. Caso tal não aconteça, pode ainda aplicar um pouco de bicarbonato de sódio sobre o vinagre e deixar ambos atuar para remover as manchas mais difíceis.
  5. Passe uma esponja macia para limpar as manchas remanescentes. Esfregue fazendo movimentos rápidos para a frente e para trás.
  6. Enxague o interior da banheira, abrindo a torneira por alguns minutos para lavar todos os vestígios de sujidade dissolvidos. Direcione o fluxo de água para as áreas higienizadas.
  7. Quando tudo estiver lavado, seque a banheira para garantir que as bactérias causadoras destas manchas não retornam. Abra ainda a cortina do chuveiro e ligue o ventilador para que a banheira receba constantemente um fluxo de ar e, assim, não seja tão propícia a acumulação de germes.

Método 2: Banheiras esmaltadas

Veja o passo a passo.

  1. Comece por limpar a banheira com vinagre, borrifando e deixando o vinagre atuar por alguns minutos.
  2. Em seguida, esfregue as manchas com uma esponja ou escova de cerdas duras. Se o vinagre não surtir o efeito desejado, aplique outros métodos mais intensivos disponíveis no mercado, certificando-se que não possuem lixívia, nem componentes abrasivos.
  3. Se preferir, pode também fazer o seu próprio produto de limpeza natural. Num borrifador, misture água morna, bicarbonato de sódio, sabão e óleos essenciais. Borrife essa solução na superfície manchada e deixe atuar por uns minutos, antes de limpar.
  4. Mal verifique que as manchas se começam a dissolver, esfregue a banheira de forma delicada, usando uma esponja ou pano macio de microfibra para não deixar marcas, nem arranhões. Limpe fazendo sempre movimentos circulares e suaves.
  5. Enxague a sujidade e a solução de limpeza restante e aguarde até a banheira secar completamente.

Método 3: Banheiras de porcelana

Veja o passo a passo.

  1. Para manchas de sujidade muito incrustadas, pode usar algo mais forte, como um pó abrasivo. úmulos incrustados em superfícies de porcelana, será necessário usar algo um pouco mais forte. Use um produto como Sapólio ou Ajax que são encontrados na forma de pó. As pequenas partículas de pó serão capazes de penetrar mais profundamente e, assim, remover as manchas impregnadas na superfície da banheira.
  2. Saiba que as manchas mais resistentes, como ferrugem e resíduo de água dura, também poderão ser tratadas com uma mistura natural de peróxido de hidrogéneo e creme de tártaro. Misture os dois ingredientes até eles formarem uma consistência parecida com a cobertura de um bolo e, em seguida, espalhe essa mistura diretamente sobre as manchas.
  3. Depois de deixar atuar por 10 minutos, esfregue as manchas com uma escova de nylon ou com uma pedra-pomes até remover a sujidade por completo.
  4. Pode ainda aplicar um pó de limpeza (não abrasivo) em torno das áreas manchadas. Borrife esse pó com água de modo a criar uma pasta, espessa e espumosa. Esfregue essa pasta e espere cerca de 30 minutos para que ela faça efeito sobre as manchas.
  5. Esfregue as manchas com um escovão resistente, com cerdas duras ou até com uma pedra pomes.
  6. Enxague a banheira com água limpa e deixe-a secar.

Dicas úteis

  • Escolha sempre produtos de limpeza indicados para o tipo de material da sua banheira.
  • Lave a banheira com frequência (pelo menos de 15 em 15 dias), para evitar a acumulação de manchas e de sujidade.
  • Alguns champôs possuem componentes capazes de remover algumas destas manchas.
  • Deixe a porta do WC aberta, enquanto faz a limpeza, para que o ar fresco circule e ajude no arejamento.
  • Compre uma escova com cabo longo para evitar estar curvado ou ajoelhado, enquanto faz a limpeza.

Avisos importantes

  • Evite misturar diferentes produtos de limpeza químicos, como amoníaco e lixívia.
  • Não use produtos químicos abrasivos em materiais delicados, como o acrílico.
  • Antes de começar a limpeza geral, aplique o produto numa área de pequena dimensão e aguarde. Assim, testa como o material reage ao produto.

Já sabe por que é que aquele produto de limpeza que utilizou há tempos danificou a sua banheira? Talvez não fosse o mais adequado para aquele material, certo? A partir de agora, já não há razão para não eliminar manchas amarelas da banheira e, muito menos, para danificá-la já que conhece quais as soluções mais indicadas para cada superfície.

Espalhe a boa nova: eliminar manchas amarelas da banheira nunca foi tão fácil!

Veja também: