Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Set, 2021 - 10:20

Como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

Catarina Milheiro

Aprender como limpar vidros e espelhos vai tornar a sua vida mais fácil e a sua casa muito mais brilhante. Esqueça as manchas, siga as nossas indicações.

limpar vidros e espelhos

Temos boas notícias para todos os que gostam de ter janelas sem manchas, nem riscos. Reunimos as diretrizes e as dicas essenciais para saber como limpar vidros e espelhos sem dificuldade, nem segredos.

Coloque em prática as nossas indicações e garantimos-lhe uma casa 100% brilhante e com muito pouco esforço. Ah, e também não será preciso despender dezenas de euros em detergentes de supermercado que, na verdade, nem sempre são eficazes.

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS DE FORMA EFICAZ

Saber como limpar vidros e espelhos da forma mais indicada vai, certamente, tornar a sua rotina de limpeza muito mais simples e eficaz.

Tanto os vidros como os espelhos, são alternativas ideais para proporcionar um ambiente mais moderno e clean. Contudo, para que isto seja possível é necessário que estejam devidamente limpos e livres de qualquer mancha ou sinais de gordura.

E é precisamente aqui que surgem as questões sobre qual a melhor forma para limpar vidros e espelhos, sem que tenha que gastar muito dinheiro em produtos e claro, tempo.

Desde portas, janelas, espelhos de decoração ou mesas, a chave para uma limpeza eficaz está precisamente nos produtos específicos e em algumas dicas essenciais. Fique connosco e saiba tudo sobre como limpar vidros e espelhos sem falhas.

limpar vidros

AS MELHORES DICAS PARA LIMPAR VIDROS

Não sabe como limpar os vidros que tem espalhados por sua casa? Não se preocupe. Apesar de esta poder parecer uma tarefa um pouco difícil, é possível manter os vidros de casa, do escritório ou até mesmo do carro totalmente limpos e sem manchas.

Para isso, basta utilizar alguns produtos e técnicas de limpeza corretas, considerando sempre que existem diferentes tipos de vidros:

  • Vidros temperados: normalmente utilizados nas janelas, tampos de mesas, box de chuveiro, portas ou prateleiras;
  • Vidros laminados: frequentemente usados em portas, janelas, vitrines, coberturas, fachadas e divisórias;
  • Vidro impresso: ideal para quem pretende obter alguma privacidade entre ambientes ou até mesmo na casa de banho. No fundo, bloqueia a visão, mas permite a entrada da luz;
  • Vidro lacado: muito utilizado em peças de decoração como móveis ou mesas. Possui uma capa de laca na face de trás do vidro e está disponível em diversas cores;
  • Vidro texturado: trata-se de um vidro decorativo que pode ter diferentes níveis de obscuração dependendo da sua finalidade.

Uma das dicas mais eficazes na limpeza de qualquer tipo de vidro é a utilização de detergente neutro e/ou limpa-vidros. Fuja sempre dos produtos à base de solventes.

Depois, opte sempre por utilizar panos e esponjas macias (preferencialmente de microfibras) para que não se acumulem resíduos no vidro já limpo e seco. Outra dica ainda passa pela combinação entre movimentos verticais e horizontais enquanto faz a sua limpeza.

Passo a passo para limpar vidros corretamente

Aprender a limpar vidros pode parecer um desafio, mas a partir do momento em que seguir as nossas dicas verá que todo o processo se tornará mais fácil.

Sabia que este tipo de limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana para que se consiga evitar a acumulação de poeiras e gordura? Desta forma, facilitará as suas limpezas.

Sempre que iniciar as suas limpezas em todos os vidros, recomendamos que com a ajuda de um pincel ou do aspirador de pó, elimine os resíduos acumulados nas áreas de difícil acesso a panos e detergentes.

Além disso, saiba que o ideal é limpar os seus vidros em dias nublados ou sem sol. A luz solar quando bate diretamente no vidro durante uma limpeza faz com que os produtos utilizados sequem mais rápido, facilitando assim o aparecimento de manchas.

  1. Separe os materiais que vai precisar para a sua limpeza. Estamos a falar de uma esponja macia, panos de microfibra, papel-toalha ou papel de cozinha e produtos não abrasivos como desengordurantes, detergente neutro e limpa-vidros comum;
  2. Se a área do vidro que limpar for muito extensa, opte por dividir a limpeza por fases para que consiga secar e polir o vidro antes que os produtos ou a água sequem e causem as tão indesejadas manchas;
  3. Para que seja possível identificar manchas em janelas, por exemplo, limpe um dos lados com movimentos horizontais e o outro com movimentos verticais;
  4. Utilize água, detergente neutro e uma esponja macia para conseguir esfregar o vidro e retirar assim as manchas e poeiras acumuladas sem riscar. Depois, seque bem utilizando um pano macio que não solte fiapos nem pelos;
  5. No momento da secagem, o papel-toalha ou papel de cozinha podem substituir o pano. Na verdade, o velho truque de usar o jornal velho para secar os vidros acaba por ser eficiente. No entanto, suja bastante as mãos e pode não ser uma solução se não tiver luvas ou não se quiser sujar;
  6. Ao longo de todo o processo experimente usar água morna para limpar as áreas que acumularam mais gordura;
  7. Para os vidros de largas escalas, poderá recorrer a uma escova limpa-vidros para que seque mais rápido e ficar com um bom acabamento.
limpar espelhos

DICAS PARA LIMPAR ESPELHOS

Atualmente os espelhos já não servem apenas para refletir a nossa imagem, não é assim? Na verdade, tornaram-se uma parte importante da decoração das nossas casas e de determinados ambientes.

Podem estar presentes em vários locais: desde a sala de estar, o escritório, quartos e casas de banho. São utilizados para ampliarem ambientes e ajudam ainda a dar algum conforto e harmonia a cada espaço.

Por se tratarem de materiais mais frágeis do que os vidros, é necessário que tenha alguns cuidados especiais para não ficarem com um aspeto descuidado, sujo ou sem brilho.

Uma das dicas que temos para si relativamente à limpeza de espelhos é a utilização de truques caseiros e naturais que acabam por ser menos abrasivos do que os produtos encontrados no mercado para limpeza de vidros (e que normalmente, acabam por deixar os espelhos sem brilho).

Por outro lado, não deverá nunca recorrer a materiais como palha de aço, cloro, vinagre, esponja áspera, lixa ou amoníaco, por exemplo. Tudo isto acabará por danificar o seu espelho.

Passo a passo para limpar espelhos corretamente

  1. Retire a poeira acumulada. Antes de começar a limpeza dos espelhos não se esqueça que este tipo de materiais ficam normalmente expostos a poeiras e acabam por acumular muita gordura, pó e sujidade – pode utilizar um pincel ou um espanador, por exemplo;
  2. No momento em que aplicar algum produto de limpezanunca aplique diretamente sobre a superfície do espelho. Experimente aplicar um pouco no pano de microfibras e passe levemente sobre o espelho;
  3. Produtos como a água e detergente neutro são os mais indicados para este tipo de limpeza – sem deixar manchas nem riscos. Faça uma mistura de água e detergente neutro (4 gotas é suficiente);
  4. Aplique a mistura com um borrifador sobre toda a superfície do espelho e evite molhar as molduras ou bordas. Se a moldura for de madeira, utilize um produto específico para limpar a madeira. No caso de ser de plástico, basta que passe um pano húmido;
  5. Durante este processo seja rápido para que não se criem manchas. Se as manchas difíceis persistirem, esfregue a superfície com a esponja embebida em água morna e detergente neutro;
  6. No caso de o seu espelho não se encontrar assim tão sujo, pode utilizar um pano embebido em álcool para limpar e dar brilho;
  7. Para terminar utilize um pano macio (de microfibras) para secar, fazendo movimentos circulares;

SUGESTÃO DE PRODUTOS E MATERIAIS PARA LIMPEZA DE VIDROS E ESPELHOS

Escova limpa-vidros

Escova limpa-vidros microfibra

Solução líquida limpa-vidros

Detergente limpa-vidros profissional Cif

Panos microfibras

Veja também