Limpar o forno é aquela tarefa que ninguém gosta mas que tem que ser feita caso contrário, o forno vai deteriorar-se muito mais rapidamente, os resultados não são os mesmos, já para não falar no cheiro. Mas com estas dicas simples, o forno fica limpo rapidamente e sem esforço!
3 métodos de limpar o forno, após os deliciosos assados de domingo

Forno com sistema de auto-limpeza
- Antes de iniciar a limpeza, desimpeça a cozinha, afaste crianças e animais e abra as janelas.
- Remova os tabuleiros do forno e coloque-os na pia, cheia de água morna misturada com um pouco de detergente.
- Ative a opção de auto-limpeza do seu forno.
- Certifique-se que a porta está travada, pois a temperatura dentro do forno pode chegar aos 490ºC.
- A limpeza demorará entre 2 a 6 horas, durante as quais o óleo e a comida passarão a cinza.
- Deixe o forno arrefecer por pelo menos 2 horas, após o ciclo de limpeza.
- Abra a porta do forno, remova as cinzas com uma pequena escova e limpe o forno com um pano molhado.
- Não se esqueça de esfregar a porta do forno com um pano limpo e um pouco de produto de limpeza de compra ou com uma solução caseira de vinagre com água.
- Lave os tabuleiros do forno, esfregando-os com água e sabão. Enxague, seque-os, e volte a colocá-los no forno.
Forno com textura de porcelana
- Remova os tabuleiros do forno e coloque-os na pia, cheia de água morna misturada com um pouco de detergente.
- Limpe o interior do forno com uma esponja húmida, certificando-se previamente de que ele não está quente.
- Não use esponjas abrasivas ou componentes químicos, pois podem danificar a porcelana. Utilize uma solução caseira simples de vinagre e água.
- Lave os tabuleiros do forno, esfregando-os com água e sabão. Enxague, seque-os, e volte a colocá-los no forno.
Forno comum
- Remova os tabuleiros do forno e coloque-os na pia, cheia de água morna misturada com um pouco de detergente.
- Agora, faça a seguinte solução de limpeza: encha um borrifador de 1l com 56,7g de bicarbonato de sódio e o restante de água. Agite delicadamente para o bicarbonato de sódio se dissolver.
- Borrife o interior (frio) do forno com essa solução, insistindo nas áreas manchadas e com comida carbonizada. Se o seu forno estiver muito sujo, pode colocar um pouco mais de bicarbonato de sódio, de forma a obter uma espécie de pasta, que deve espalhar nessas zonas manchadas e tostadas.
- Deixe atuar por uma hora ou, se necessário, ao fim desse tempo coloque mais solução e deixe novamente atuar por mais tempo.
- Agora, calce umas luvas e use um raspador para remover o carbono solto, até a maioria sair.
- Vá borrifando com mais solução para a remoção da sujidade ser ainda mais fácil.
- Retire com uma pequena escova os restos que raspou.
- Se mesmo assim ainda não estiver perfeito, torne a borrifar com a solução, deixe atuar por mais uma hora e volte a raspar.
- Limpe o forno com uma solução de metade vinagre, metade água.
- Lave os tabuleiros do forno, esfregando-os com água e sabão. Enxágue, seque-os, e volte a colocá-los no forno.
Nota: Caso a solução de bicarbonato de sódio não seja capaz de retirar toda a sujidade do seu forno, opte por um destes métodos alternativos:
- Use produtos químicos industriais para limpeza de fornos.
Mas, atenção, estes produtos podem ser perigosos se inalados, portanto tenha cuidado. Aplique o produto nas partes queimadas e, depois, esfregue.
- Use amoníaco.
Aplique nas áreas com comida queimada e deixe atuar por 30 minutos, antes de passar uma escova e, depois, uma esponja húmida.
Truques para manter o seu forno limpo, durante mais tempo
- Coloque um recipiente sob o tabuleiro no qual está a cozinhar. Assim, tudo o que possa cair ou escorrer do tabuleiro irá cair nesse recipiente e não no forno.
- Limpe imediatamente qualquer sujidade. Mal se aperceba que algo salpicou e sujou o forno, tente limpar nesse momento, tendo claro cautela para não se queimar. Assim, evitará que a sujidade seque e fique agarrada ao forno.
- Se a sujidade já secou, experimente polvilhar essa zona com sal, fechar a porta do forno e, quando terminar de cozinhar, verá como é muito mais simples remover o que está sujo, usando uma esponja húmida para o efeito.
- Para limpezas a fundo, recorra sempre a uma solução metade vinagre e metade água, pois é indicada para remover até a gordura mais impregnada.
4 dicas para evitar a acumulação de resíduos no forno
1. Sempre que usar a grelha, coloque um tabuleiro, papel vegetal ou folha de alumínio por baixo para apanhar os resíduos de comida e gordura.
2. Assim que derramar alguma coisa no forno, limpe imediatamente para evitar secar, o que vai dificultar a limpeza.
3. O ideal será que, uma vez por semana, faça uma limpeza rápida do forno com a solução de vinagre e uma vez vez por mês, a limpeza mais profunda com a solução de bicarbonato de sódio.
4. Siga as instruções do manual do forno para que este se mantenha me bom estado por mais tempo. Nunca use esfregão, abrasivos ou facas e outras lâminas para limpar o forno.
Outras dicas importantes
- Não receie usar muito bicarbonato de sódio. Quanto mais usar, mais forte será a reação química entre ele e o carbono.
- Se sua pia é pequena, deixe os tabuleiros de molho no bacia grande e, no final, não se esqueça de lavar a própria da bacia.
- Limpe a sujidade recente com o forno ainda morno, pois assim evita que a gordura seque e endureça.
- Não borrife bicarbonato de sódio para dentro de um forno quente, pois pode queimar-se.
- Não passe a solução de bicarbonato de sódio no vidro da porta do forno.
Como viu, para ter um forno sempre limpo e brilhante, deve ter em atenção a sua manutenção regular, ou seja, nunca ceder à preguiça de não limpar forno depois de um almoço, só porque a vontade não é muita. Aqui, o segredo é mesmo atuar o mais imediatamente possível, de maneira a evitar aquela sujidade encrustada, tão difícil de remover.
Agora que já lhe demos indicações e dicas sobre como limpar o forno, já não tem mesmo desculpa para não ter o seu eletrodoméstico de eleição sempre limpo e, claro, pronto a trabalhar.
Aviso Legal
O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].