Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Mai, 2020 - 11:27

Lavar a loiça à mão ou na máquina: qual a opção mais vantajosa?

Mónica Carvalho

Lavar a loiça à mão ou na máquina é uma dúvida bastante frequente: analisámos os dois métodos e chegámos a algumas conclusões. Ficou curioso?

Lavar a loiça à mão ou na máquina

Ainda há pessoas a afirmar que entre lavar loiça à mão ou na máquina a primeira é mais económica. Contudo, outros argumentos podem deitar esta teoria por água abaixo.

Por isso, prepare-se para saber o que realmente compensa e qual a opção que é mais amiga do ambiente.

Será que a máquina de lavar loiça é mesmo o eletrodoméstico fantástico que promete ser, que dá uma ajuda preciosa nas cansativas e exigentes tarefas da cozinha? Ou é um sorvedor de energia e água? Ou será que a loiça só fica mesmo bem lavada à mão?

Máquina de loiça ou lavar à mão: tire as dúvidas

De acordo com vários estudos e experiências, a lavagem da loiça à máquina é geralmente a opção mais económica a vários níveis: gasta menos água, é mais eficaz em termos da qualidade da lavagem e dá muito menos trabalho.

Ainda assim, o mito de que lavar à mão é o método mais eficaz e mais amigo do ambiente persiste. Mas tal não corresponde à verdade. Um novo estudo realizado por investigadores independentes da Universidade de Michigan e publicado na revista Environmental Research Communications revela qual é realmente a maneira mais eficiente em termos de energia e água para lavar a louça. E sim, as máquinas de lavar são mais eficientes quando comparando com a lavagem manual.

De acordo com este estudo, a lavagem manual típica pode produzir mais de 5 mil quilogramas de gases de efeito durante um período de 10 anos, apenas com a lavagem de 32 talheres por semana. Para o mesmo período, uma máquina de lavar loiça pode emitir pouco mais de dois mil quilogramas de emissões de fases estufa.

No que à água diz respeito, as diferenças também são consideráveis: lavar à mão implica gastar o dobro da água necessária numa lavagem na máquina de loiça.

Truques para lavar a loiça na máquina

máquina de lavar loiça

Apesar de ser, então, comprovadamente o método mais económico e eficiente para lavar a loiça, é fundamental que sejam cumpridas algumas regras.

Em primeiro lugar, a máquina deve estar cheia: não compensa ligar a máquina para lavar apenas a loiça do pequeno-almoço. Faça um uso adequado da sua máquina, isto é, siga os conselhos de utilização referidos no respetivo manual de instruções para que a loiça saia realmente bem lavada.

Além disso, caso possua uma tarifa de eletricidade bi-horária, ligue a máquina de lavar a loiça apenas no período mais económico.

Como colocar a louça na máquina de forma eficiente

As máquinas são todas semelhantes, mas poderão ter pequenas diferenças entre elas, pelo que, em primeiro lugar deve ver o manual de instruções.

Depois, pode seguir algumas regras mais genéricas e que funcionam sempre:

  • Deixe algum espaço entre as peças de louça, especialmente os pratos;
  • Coloque os copos, tigelas, panelas e taças voltados para baixo;
  • As peças de maior dimensão devem ser colocadas na prateleira de baixo;
  • Respeite o espaçamento estabelecido no cesto dos talheres.

Maneiras de poupar dinheiro com a máquina de lavar loiça

Além de já ser mais económico lavar a loiça na máquina do que à mão, há formas de conseguir poupar ainda mais. Veja como:

  • Use o ciclo económico, sempre que possível;
  • Use a quantidade detergente certa – nem mais, nem menos. Para isso, é fundamental consultar o manual de instruções;
  • Não interrompa os programas de lavagem da máquina.

Truques para lavar loiça à mão

lavar loiça à mão

Se realmente tem pouca loiça e não vê necessidade de ligar a máquina, ou até se não possui este eletrodoméstico em casa, então, há formas de também maximizar a ação de lavar tudo à mão.

Ao adotar alguns truques poderá poupar tempo, água e até detergente. Tome nota!

Não deixe a água a correr

Ter a torneira aberta durante todo o tempo em que decorre a lavagem é um erro crasso. Deve tapar a pia, encher de 1/3 até metade, dependendo da quantidade de loiça a lavar e colocar lá os artigos.

Depois, ensaboe, lave e esfregue todas as peças enquanto mantém a torneira fechada. Quando começar a enxaguar, passe por água o mais rapidamente possível.

Use o detergente certo e na quantidade certa

Procure detergentes antibacterianos que farão o trabalho de forma mais eficiente. Além disso, deve ter o cuidado de não usar detergente em excesso. Não é por ter a pia cheia de espuma que a loiça ficará mais bem lavada.

Deixe a loiça de molho

Determinados alimentos e ingredientes poderão dificultar a lavagem da loiça, pelo quem, nesses casos, deixar a loiça de molho, com água e detergente, durante alguns minutos antes de lavar é a melhor atitude a ter.

Use uma esponja de qualidade

Há esponjas de diferentes preços disponíveis nos supermercados, mas nem sempre compensa comprar a peça mais barata. Pois irá gastar-se com mais facilidade, além de que poderá dificultar o processo de lavar loiça de forma mais eficaz.

Uma má esponja poderá levá-lo a gastar mais água e até mais detergente.

Use bicarbonato de sódio para dissolver gordura

A panela ficou com bastante gordura após cozinhar o almoço? Não precisa de esfregar, esfregar, esfregar… Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e cubra o fundo com água.

Leve ao lume para aquecer um pouco, o que irá ajudar a dissolver a gordura e, por conseguinte, a limpar aquele artigo com mais facilidade.

Não coloque loiça suja na pia

Pode parecer estranho, bem sabemos, mas explicamos por que motivo não deve mesmo colocar a loiça suja na pia, visto que essa é uma forma de atrasar o processo de lavagem.

Porque depois terá de retirar novamente da pia para ordenar para lavar, retirar eventuais restos de comida que esteja lá dentro e até poderá precisar de levar.

Portanto três etapas desnecessárias que só vão fazê-lo perder tempo e gastar recursos.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.