Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Out, 2020 - 10:00

Lavar a máquina da loiça: por que o devemos fazer?

Mónica Carvalho

Lavar a máquina da loiça é tão importante quanto lavar a própria loiça, seja para manter a eficiência do aparelho, seja pela sua saúde.

Lavar a máquina da loiça

Lavar a máquina da loiça é fundamental, para garantir várias questões importantes, que dizem respeito ao funcionamento da mesma, mas também à sua saúde.

Ainda que a loiça esteja aparentemente limpa após cada lavagem, pode, na verdade, conter resíduos de alimentos, bactérias e fungos. E isso nada tem de agradável. Para além disso, pode ser a causa de maus cheiros e, assim, prejudicar o bom desempenho da máquina da loiça e até mesmo danificá-la, com o passar do tempo.

A limpeza da máquina de lavar louça é um trabalho que deveria ser feito periodicamente para manter este eletrodoméstico sempre limpo, principalmente para quem o utiliza regularmente e já não imagina a sua vida sem o equipamento. Com simples ciclos de lavagem podem ser eliminados alguns problemas e, portanto, ficar com a loiça ainda mais limpa e brilhante.

Com o uso constante da máquina de lavar loiça, é fácil que se acumulem resíduos de detergentes e abrilhantador, mas também resíduos de alimentos. Sem contar também o calcário que teima em acumular-se nos cantos mais difíceis de alcançar e que, com o tempo, pode criar problemas.

Portanto, o assunto de como limpar a máquina de lavar louça é importante e às vezes urgente.

Quando deve lavar a máquina da loiça?

máquina da loiça organizada

Ainda que a limpeza regular seja recomendada, se não estiver habituado a fazê-lo, então, há sinais que a máquina da loiça lhe dá, quando está na altura de avançar com esse processo:

  • Mau cheiro recorrente;
  • Acumulação de comida no filtro;
  • Loiça mal lavada, com restos de comida ou gordura;
  • Aparecimento de ferrugem;
  • Existência de comida no braço pulverizador.

Mas evite chegar a este ponto, pois, como diz o ditado “mais vale prevenir”. Assim, damos-lhe duas sugestões: a limpeza semanal para os utilizadores ávidos e intensos da máquina da loiça e a limpeza mensal para os utilizadores pontuais.

Lavagem semanal

Não desista já da ideia, pois bastam cinco minutos por semana para zelar pela sua máquina da loiça. São alguns passos:

  1. De acordo com as instruções da máquina, retire o filtro e lave-o com água corrente e, se necessário, use uma escova macia para remover qualquer sujidade mais teimosa. Volte a colocar os filtros no local e, aqui, deve ter um cuidado extra: confirme que os filtros ficam bem trancados, caso contrário, os resíduos de cada lavagem podem alojar-se nas hélices;
  2. Com a ajuda de um pequeno arame, palito ou uma agulha, verifique se os buracos das hélices estão desimpedidos de resíduos e gordura. À partida, se o filtro estiver bem preso, se a máquina é usada com regularidade e lavada mensalmente, as hélices devem estar limpas;
  3. Prepare uma solução de água quente e vinagre (ajuda a remover os vestígios de gordura), mergulhe um pano nesta mistura, escorra o excesso de água e limpe as laterais da porta da máquina e as borrachas. São sempre esquecidas e durante as lavagens a água não passa por aqui. É certo que estão cheias de resíduos e bactérias.

Lavagem mensal

Como já referimos, uma vez por mês deve lavar a máquina da loiça, mesmo que raramente use o equipamento. Hoje em dia, há no mercado vários produtos específicos para limpar a máquina da loiça e recomendamos que os use para prevenir o calcário e evitar danificar as tubagens. Para isso, basta ter a máquina sem loiça, colocar a embalagem do detergente no cesto dos talheres e ligar a máquina no programa mais longo e quente.

Existem vários produtos no mercado que ajudam neste sentido. Uma das marcas mais conhecidas para tal é a Finish, especialista em máquinas e lavagens de loiça. O Limpa Máquinas Finish funciona de uma forma segura e eficaz de forma remover a sujidade que está dentro da máquina, incluindo as partes de difícil alcance, como os filtros, braços aspersores e canos.

Também a Bosch tem produtos adequados para este tipo de lavagem da máquina da loiça da marca. Trata-se de um conjunto de manutenção para limpeza para usar mensalmente e cujo uso contínuo e regular vai ajudar a aumentar o ciclo de vida dos aparelhos. Além disso, também melhora o resultado de limpeza da máquina de lavar loiça e previne os maus odores que, por vezes, aparecem.

WPro é uma marca menos conhecida, mas acessível e cujo produto aqui indicado tem um efeito desengordurante e anticalcário tanto na máquina de lavar loiça, como na máquina de lavar roupa. O kit é composto por seis saquetas, que ajudam a reduzir os depósitos de calcário nos elementos quentes e componentes chave, como o tambor, as tubagens e a bomba, protegendo as máquinas, prolongando a sua durabilidade e eficiência.

A importância de lavar corretamente a loiça

Não basta pegar na loiça, colocá-la na máquina, colocar o detergente e dar início ao programa desejado. Calma, que também não é nada complicado. São apenas alguns cuidados a ter, no sentido de tirar o máximo de proveito deste eletrodoméstico e de ter a sua loiça sempre lavada. Tome nota:

  • Não passe a loiça por água antes de a colocar da máquina. Além de estar a desperdiçar água duas vezes, os resíduos alimentares devem ser raspados, não lavados. Os detergentes estão preparados para fazer esse trabalho por si. Uma forma rápida e eficaz para limpar os resíduos é aproveitando, por exemplo, o guardanapo de papel usado à refeição;
  • Não utilize muito detergente em pó ou líquido. Verifique as instruções para a dosagem recomendada;
  • Coloque a loiça de trás para a frente, respeitando as divisórias dos cestos e evitando que a loiça fique diretamente em contacto uma com a outra, permitindo que a água passe sem dificuldade por todos os lados. Caso contrário poderá não ficar bem limpa. Na parte superior deve colocar copos, chávenas, pratos e loiças mais pequenas; no tabuleiro inferior coloque tachos e loiças maiores. Misture os talheres para uma melhor lavagem e os garfos e facas devem ser colocados com os cabos para cima para evitar que se magoe;
  • Para melhores resultados, defina o programa de lavagem de acordo com a sujidade da loiça. De outra forma, dificilmente conseguirá loiça limpa após a lavagem. Por outro lado, use a pré-lavagem apenas quando a loiça estiver muito suja;
  • Lave o filtro uma vez por mês com água quente e detergente;
  • Verifique, com regularidade, os níveis de sal e abrilhantador. Se após a lavagem, a loiça continua húmida ou se os copos têm marcas de calcário, é sinal de que precisa de colocar abrilhantador.

Se a loiça não fica bem lavada podem estar a ocorrer algumas das seguintes situações:

  • As hélices ou os filtros estão sujos;
  • Não escolheu o programa adequado ao grau de sujidade;
  • Não respeitou a dosagem de detergente recomendada;
  • Colocou loiça a mais;
  • Colocou loiça sobreposta, impedindo a circulação da água;
  • Tem a loiça na máquina há, pelo menos, dois dias sem lavar.

Com estes cuidados, é certo que a sua máquina de lavar loiça dificilmente vai acumular resíduos e gorduras, mantendo-se a funcionar na perfeição por muito mais tempo.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].