Teresa Campos
Teresa Campos
30 Jul, 2019 - 16:33
Limpar exaustor de cozinha: o guia passo a passo

Limpar exaustor de cozinha: o guia passo a passo

Teresa Campos

Limpar exaustor de cozinha é uma tarefa inevitável, mas que é muitas vezes esquecida. Como limpar? Siga o passo a passo e limpe de forma simples e rápida.

O artigo continua após o anúncio

Limpar exaustor de cozinha com regularidade pode ser um bom método para evitar limpezas mais profundas, difíceis e demoradas. Porém, pelo menos 1 vez por mês, há que desmontá-lo e proceder a uma limpeza mais a fundo, para garantir que a acumulação de pó, gordura e outras sujidades não comprometem o bom funcionamento do aparelho.

O exaustor é responsável por deixar o ar mais respirável na cozinha, enquanto absorve fumos e vapores e elimina odores. Por isso, é extremamente importante que esteja sempre em condições. Escreva num papel, coloque-o no frigorífico ou experimente outro método que funcione para si, mas o importante é não se esquecer que o exaustor deve ser limpo e com alguma frequência.

Se já tentou vários métodos e nenhum resulta, siga o nosso passo-a-passo e veja como é fácil conseguir bons resultados.

Limpar exaustor de cozinha: 4 passos fundamentais

limpar exaustor de cozinha

Antes de mais, e com o exaustor ligado, coloque ao lume uma panela com água, vinagre e sumo de limão. O vapor libertado por esta mistura irá amolecer a gordura do exaustor e facilitar a sua limpeza.

A água já ferveu? Então, comece a por mãos à obra e anote os seguintes passos para uma limpeza profunda:

1. Desligue o exaustor e aguarde o seu arrefecimento

Este é o passo mais importante antes de iniciar a limpeza do seu exaustor. Desligue-o da tomada para que não haja corrente elétrica e o possa limpar em segurança e sem comprometer o bom funcionamento do eletrodoméstico após a limpeza.

2. Desmonte o exaustor

Retire todas as partes do eletrodoméstico para que o possa limpar por dentro e por fora. Não se esqueça de separar, igualmente, as grelhas e o filtro, se for o caso.

3. Limpe com um desengordurante

Esfregue as grelhas com um pano húmido com um produto anti-gordura e deixe atuar durante alguns minutos. Repita o mesmo processo para o interior do exaustor, utilizando um pano húmido ou uma esponja macia com o mesmo produto ou detergente de lavar a loiça.

O artigo continua após o anúncio

4. Passe as grelhas por água quente

Para remover a gordura após passar o produto, lave as grelhas em água quente e deixe secar ao natural. Quando estiverem já secas, volte a montar. O seu exaustor está limpo e pronto a utilizar.

Não se esqueça

Limpe regularmente o seu exaustor para evitar a acumulação de gordura. Lave a superfície externa sempre que cozinhar e troque ou limpe o filtro mensalmente, se o seu exaustor tiver filtro. Verá que assim conservará o seu exaustor limpo durante mais tempo.

Não se esqueça, também, de adequar o tipo de produto de limpeza ao tipo de material do eletrodoméstico.

Limpar exaustor de cozinha não tem de ser uma dor de cabeça, nem fazê-lo perder horas e horas nessa tarefa. Siga as nossas recomendações, compre um bom desengordurante ou experimente uma solução caseira de água e bicarbonato de sódio. O importante é não adiar a sua limpeza, já que este é um aparelho da máxima utilidade para o “bem-estar” da sua cozinha.

Veja também