ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
18 Jan, 2021 - 08:15

Estas são as 14 coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça

Sara Cristóvão

Este eletrodoméstico é uma excelente forma de higienizar e esterilizar objetos. Saiba quais as coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça.

coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça

Sabia que há imensas coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça e que não está a aproveitar? Quantas vezes já pensou que seria mais fácil se pudesse colocar tudo na máquina? Poupava tempo, água e até as suas mãos. Nem só de copos, pratos e chávenas se enche uma máquina de lavar loiça.

Este pequeno eletrodoméstico é uma prática e ótima forma de esterilizar as mais variadas coisas, principalmente quando se tem crianças e/ou animais em casa. Acaba por ser uma das nossas maiores aliadas quando temos a casa cheia.

As primeiras máquinas de lavar loiça já foram criadas em meados de 1800 e, inicialmente, eram manuais. Os primeiros modelos elétricos apenas surgiram em 1940.

Foi um eletrodoméstico projetado para limpar e higienizar. Isso é possível visto que a água deste aparelho é aquecida e borrifada em alta pressão de forma a tirar toda a sujidade. A zona inferior é onde as temperaturas e potência são mais elevadas, e a gaveta superior é a zona mais fria onde pode colocar objetos mais delicados.

É um eletrodoméstico essencial, porque além de nos poupar tempo, contribui para o meio ambiente porque ajuda a usar menos água. Para a sua manutenção e boa utilização é essencial que limpe o filtro da sua máquina de lavar loiça pelo menos de duas em duas semanas para evitar o acumular de sujidade.

14 coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça

Preparámos uma pequena lista para o ajudar, dê uma vista de olhos e tire ideias para poder começar a ter tudo limpo sem gastar mais tempo a esfregar.

máquina de lavar loiça
1

Calçado de plástico ou silicone

Entre a lista de coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça estão os seus chinelos de dedo, as suas galochas ou calçado feito de lona.

Tenha em atenção que não contêm sujidade acumulada em baixo e é importante que, além de remover as palmilhas, cordões e forros, desative a função de secagem e os coloque na gaveta superior. Poderá encher as galochas com jornal, durante o processo de secagem para que não percam a forma.

2

Brinquedos de plástico

Se tem crianças ou animais em casa esta função é maravilhosa uma vez que ajuda a limpar os seus brinquedos e acabar com os germes. Tenha o cuidado de não colocar nada que funcione a pilhas. Apenas brinquedos de plástico, silicone e borracha.

Uma boa tática é colocar os brinquedos dentro daqueles sacos com furinhos utilizados para levar a roupa delicada à máquina.

3

Acessórios de cozinha

Esponjas da loiça, escovas de limpeza, panos de limpar balcões, luvas de silicone ou até mesmo o escorredor da loiça são excelentes objetos para a proliferação de bactérias e germes. Assim, tornam-se excelentes coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça. 

4

Escovas de cabelo

Sim, poderá limpar as suas escovas de cabelo na máquina da loiça. Isto desde que elas sejam de plástico e que retire todos os cabelos antecipadamente. O ideal é colocá-las na prateleira de cima ou no cesto dos talheres.

5

Prateleiras de frigorífico

Aproveite a máquina de lavar loiça para lavar as prateleiras e gavetas do seu frigorífico. É a melhor forma de conseguir limpar todos os cantos e ficar com o armazém de comida fresca num brinco.

6

Filtro do exaustor

Este item é das melhores coisas para lavar na máquina de lavar loiça uma vez que acumula imensa gordura. Coloque-o na gaveta inferior para poder lavar a altas temperaturas e remover toda a sujidade. Deverá fazer este exercício pelo menos uma vez por mês.

7

Acessórios de casa de banho

Copos das escovas de dentes, saboneteiras ou o chuveiro são ótimos objetos para colocar na máquina de lavar loiça e ficar com a sua casa de banho totalmente limpa. Coloque-os na prateleira de cima, porque podem ser feitos de um material mais delicado.

8

Pratos dos animais

Deixe os pratos dos seus animais a brilhar. Mas antes de os colocar na máquina verifique que não têm nenhuma contraindicação.

9

Bonés

Sabia que podia levar os seus bonés na máquina de lavar loiça? Pode esfregar detergente da loiça nas manchas de suor e colocar na máquina.

10

Escovas e acessórios do aspirador

Pode lavar as escovas e os acessórios de plástico do seu aspirador na máquina de lavar loiça. O ideal é que retire a sujidade primeiro e depois insira na parte superior.

11

Pincéis de maquilhagem

A forma mais fácil de higienizar e limpar os seus pincéis de maquilhagem é colocá-los na máquina. Esta é das coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça e apostamos que nunca imaginou.

12

Vassouras

Antes de inserir a sua vassoura na máquina de lavar loiça certifique-se que a limpa bem e retira o máximo de cotão, cabelos e pó. Quando estiver lavada vai parecer que comprou uma nova vassoura, pois fica completamente limpa e desinfetada.

13

Acessórios da máquina de barbear

Sabia que as escovas com que corta a barba acumulam a gordura do pelo e da pele? A forma mais fácil de as lavar é colocar na máquina de lavar loiça.

14

Ferramentas de jardinagem

Poderá colocar as suas ferramentas de jardinagem na máquina de lavar loiça, no entanto escolha apenas as que têm cabo de borracha ou metal, evitando a madeira.

Como vê esta máquina pode ser a sua melhor amiga na hora de limpar e desinfetar a casa. A lista de coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça é grande, o que resulta numa poupança de tempo que pode usar para si.

Veja também