ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
28 Set, 2021 - 07:45

Saiba como escolher a máquina de lavar loiça

Catarina Milheiro

São tantas as opções e modelos que se torna difícil saber como escolher a máquina de lavar loiça adequada ao seu caso. Com este guia não se vai perder.

como escolher a máquina de lavar loiça

É uma presença assídua em praticamente todos os lares, até porque acaba por ser uma grande ajuda na logística diária das refeições. Mas então, como escolher a máquina de lavar loiça? Existem centenas de modelos disponíveis e preços tão díspares que se torna confuso.

Mas não é assim tão difícil como pensa. Basta analisar a sua situação e necessidades de consumo e ‘casar’ com o orçamento definido.

COMO ESCOLHER A MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA: 8 PONTOS A TER EM CONTA

Escolher a máquina de lavar loiça pode ser um autêntico desafio. São inúmeras as funcionalidades, preços e até novas etiquetas energéticas – tudo irá depender de alguns aspetos como a frequência de utilização, por exemplo.

A verdade é que em comparação com a lavagem à mão, utilizar uma máquina de lavar loiça acaba por ser mais higiénico, tendo em consideração que a água de lavagem consegue atingir os 70º.

Além disto, é possível ainda poupar tempo e dinheiro. Basta que tenha em conta algumas dicas e que faça a escolha mais adequada para si.

colocar a loiça na máquina
1

Tipos de máquinas de lavar loiça: escolha a ideal para si

Esta questão é verdadeiramente imprescindível na hora de saber como escolher a máquina de lavar loiça. O eletrodoméstico que pretende comprar será para encastrar num determinado módulo ou é para montar numa marquise ou anexo de forma livre?

Isto é muito importante porque as máquinas de encastre têm medidas e características específicas pelo que deve desde logo avisar o funcionário desta questão. Atente nos diferentes tipos de máquinas de lavar loiça:

  • Máquinas de encastre total: este tipo de máquinas não desarmoniza o ambiente e a sua grande vantagem é o facto de ficarem embutidas no mobiliário. Contudo, é importante que saiba que o seu tamanho terá de corresponder a determinadas medidas (por serem integradas no mobiliário);
  • Máquinas de encastre parcial: neste tipo de modelos, o equipamento fica integrado nos móveis da cozinha, mas o seu painel de comando fica visível;
  • Máquinas compactas: ideais para espaços mais pequenos. São modelos que podem ser colocados em cima de uma bancada, por exemplo. Têm, por isso, metade do tamanho das máquinas normais e são menos profundas e mais estreitas;
  • Máquinas slimassim como as compactas, estes modelos são adequados a espaços pequenos por serem mais estreitas. Normalmente, existe ainda a possibilidade de serem de encastre total ou parcial. No fundo, são uma boa opção para quem quer utilizar a máquina de lavar loiça pontualmente;
  • Máquinas de livre instalação: são o tipo de máquinas de lavar loiça mais comum. Existem variadas marcas, preços e cores e a sua principal vantagem é poder ser colocada em qualquer sítio.
2

Frequência de utilização

Um dos pontos mais importantes a considerar quando o assunto é escolher a máquina de lavar loiça é a frequência de utilização. Ou seja, a compra de um equipamento destes tem de justificar o número de lavagens que se irá efetuar e a quantidade de loiça a lavar.

Por exemplo: para alguém que vive sozinho ou para um casal, adquirir uma máquina destas pode não ser vantajoso. Por outro lado, se se tratar de uma família, a compra é quase obrigatória – facilitará o dia-a-dia de todos, poupando tempo para outras coisas.

3

Capacidade

Quantas pessoas completam o seu agregado familiar? E quantas refeições faz, por norma, diariamente? Esta questão também deve ser considerada porque vai fazer toda a diferença. Existem máquinas com maior capacidade de carga e outras mais pequenas (que por sua vez gastam menos). Se tiver pouca loiça para lavar talvez não valha a pena comprar uma máquina de grande carga.

4

Eficiência energética

Todos nós devemos pensar na questão dos consumos e eficiência energética. E não o devemos fazer só porque fica mais barato para o nosso bolso! Devemos ter esta preocupação pelo nosso ambiente e pela sua sustentabilidade.

Todos os modelos de máquinas de lavar loiça disponibilizam este tipo de informação. Na etiqueta energética disponível em cada modelos, pode encontrar vários detalhes como o consumo de energia do programa “eco” por 100 ciclos, o consumo de água do programa “eco” por ciclo, a emissão de ruído aéreo ou até mesmo a classe de eficiência energética do produto.

Atualmente, com a mudança de etiqueta energética os equipamentos considerados A são definitivamente os mais eficientes em termos de consumo de energia e de água. Por isso já sabe, tente adquirir um equipamento com uma eficiência energética A ou B.

5

Funcionalidades

Na hora de saber como escolher a máquina de lavar loiça analise também a questão das funcionalidades que ela oferece ou não. De destacar as seguintes:

Sistemas de segurança

  1. Aqua Stop: esta funcionalidade faz com que, em caso de avaria, a entrada de água na máquina seja impedida;
  2. Anti-fugas total: nesta situação, a água e a energia são cortadas logo que seja detetada água no fundo do equipamento;
  3. Bloqueio de funcionamento com a porta aberta: há máquinas que impedem que, em caso de abertura da porta, os aspersores (braços de rega) funcionem. Esta pode ser muito importante quando há crianças em casa.
máquina loiça
6

Programas de lavagem

De um modo geral, cada modelo pode ter até cerca de 10 programas de lavagem, sendo que cada um tem as suas próprias características. Para que tenha uma noção, os mais comuns são:

  • Normal: programa mais utilizado para quem lava a loiça diariamente;
  • Meia carga: capaz de reduzir até 20% o consumo de água, energia, tempo e detergente apenas através de uma tecla;
  • Automático: aqui a máquina aproveita a sua inteligência artificial para fazer o ciclo de lavagem respeitando os consumos, mas de forma automática;
  • Intensivo: ideal para regular por zonas a pressão e temperatura da lavagem. Em contrapartida, eleva ligeiramente o consumo de água;
  • Eco: esta é uma função que permite otimizar tempo, consumos de energia e água. Trata-se de um programa que oferece ainda mais poupança;
  • Pré-lavagem: perfeito para começar a reduzir os resíduos e vestígios de comida.
7

Ruído

É importante referir que o nível de ruído dos eletrodomésticos se mede em decibéis – dB(A). Para que tenha uma noção, o nível de ruído standard no mercado das máquinas de lavar loiça ronda os 42 dB(A) e os 48 dB(A).

Por isso, se procura uma máquina de lavar loiça que seja silenciosa, deve procurar um modelo que lhe ofereça um nível de ruído abaixo dos 42 dB(A).

8

Preço

Finalmente, mas não menos importante, é necessário considerar a questão preço! Não vale a pena estar a ver máquinas de 600€ se o seu orçamento máximo é de 400€. Estipule logo de início o máximo que pode pagar e não procure opções mais caras para não ficar frustrado.

10 DICAS PARA PROLONGAR A VIDA DA SUA MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA

Depois de saber como escolher a máquina de lavar loiça certa para si, há que estimá-la e cuidar dela com todo o cuidado e carinho! Existem algumas indicações que não deve deixar de seguir e que vão aumentar em muito as probabilidades de uma vida longa e saudável ao seu eletrodoméstico:

  1. Siga sempre as instruções do manual do equipamento;
  2. Utilize apenas detergente próprio para máquinas de lavar loiça;
  3. Não coloque utensílios que não possam ir à máquina;
  4. Antes de colocar a loiça na máquina, retire o grande excesso de alimentos para não acumular muitos resíduos;
  5. Dependendo da utilização que faz da máquina, programe umas lavagens sem carga na máquina para manter a sua higienização;
  6. No caso de ter loiça muito manchada, opte por colocá-la junto aos aspersores;
  7. Faça uma limpeza dos braços aspersores (estes podem entupir e diminuir a eficácia de lavagem da sua máquina);
  8. Descalcifique a sua máquina com alguma frequência;
  9. Tenha uma rotina de limpeza: se os talheres saem com machas ou se os copos não brilham como gostaria pode ser um sinal que a sua máquina precisa de uma limpeza;
  10.  Verifique regularmente o filtro da máquina para evitar odores e maus cheiros: pode limpá-lo com água e sabão, por exemplo.
Veja também