Helena Peixoto
Helena Peixoto
17 Out, 2018 - 12:40
Saiba como escolher a máquina de lavar loiça

Saiba como escolher a máquina de lavar loiça

Helena Peixoto

São tantas as opções e modelos que se torna difícil saber como escolher a máquina de lavar loiça adequada ao seu caso. Com este guia não se vai perder.

O artigo continua após o anúncio

É uma presença assídua em praticamente todos os lares, até porque acaba por ser uma grande ajuda na logística diária das refeições. Mas então, como escolher a máquina de lavar loiça? Existem centenas de modelos disponíveis e preços tão díspares que se torna confuso.

Mas não é assim tão difícil como pensa. Basta analisar a sua situação e necessidades de consumo e ‘casar’ com o orçamento definido.

Como escolher a máquina de lavar loiça: 5 pontos a ter em conta

Sabe quais os principais erros a evitar ao lavar a louça?

1. Encastre ou instalação livre?

Esta questão é verdadeiramente imprescindível na hora de saber como escolher a máquina de lavar loiça. O eletrodoméstico que pretende comprar será para encastrar num determinado módulo ou é para montar numa marquise ou anexo de forma livre? Isto é muito importante porque as máquinas de encastre têm medidas e características específicas pelo que deve desde logo avisar o funcionário desta questão.

2. Capacidade

Quantas pessoas completam o seu agregado familiar? E quantas refeições faz, por norma, diariamente? Esta questão também deve ser considerada porque vai fazer toda a diferença. Existem máquinas com maior capacidade de carga e outras mais ‘pequenas’ (que por sua vez gastam menos). Se tiver pouca loiça para lavar talvez não valha a pena comprar uma máquina de grande carga.

3. Classificação energética

Todos nós devemos pensar na questão dos consumos e eficiência energética. E não o devemos fazer só porque fica mais barato para o nosso bolso! Devemos ter esta preocupação pelo nosso ambiente e pela sua sustentabilidade. Tente adquirir uma máquina com uma eficiência energética A ou A+ ou pelo menos próximo disso.

erros a evitar a lavar a louça

4. Funcionalidades

Na hora de saber como escolher a máquina de lavar loiça analise também a questão das funcionalidades que ela oferece ou não. De destacar as seguintes:

Sistemas de segurança

  1. Aqua Stop: esta funcionalidade faz com que, em caso de avaria, a entrada de água na máquina seja impedida;
  2. Anti-fugas total: nesta situação, a água e a energia são cortadas logo que seja detetada água no fundo do equipamento;
  3. Bloqueio de funcionamento com a porta aberta: há máquinas que impedem que, em caso de abertura da porta, os aspersores (braços de rega) funcionem. Esta pode ser muito importante quando há crianças em casa.

5. Preço

Finalmente, mas não menos importante, é necessário considerar a questão preço! Não vale a pena estar a ver máquinas de 600€ se o seu orçamento máximo é de 400€. Estipule logo de início o máximo que pode pagar e não procure opções mais caras para não ficar frustrado.

O artigo continua após o anúncio

11 usos para o detergente da loiça que nunca imaginou

  • 6 coisas que não deve mesmo colocar na máquina da loiça
  • Como lavar a máquina da loiça
  • Como poupar nos detergentes: 21 soluções caseiras
  • 18 estratégias para poupar em 2018
  • Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp