ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Paula Pereira
Paula Pereira
26 Jul, 2021 - 09:10

Será que a máquina de lavar e secar 2 em 1 compensa? Saiba tudo!

Paula Pereira

Dois eletrodomésticos num só e uma dupla funcionalidade que atrai, também, pelo facto de ocupar menos espaço. A máquina de lavar e secar compensa?

máquina de lavar e secar roupa

Na hora de comprar os eletrodomésticos para a casa nova ou quando a máquina de lavar, ou a de secar, avaria, coloca-se, muitas vezes a questão se não será mais rentável optar por uma máquina dois em um. A diferença de preços e a ideia de que uma máquina de lavar e secar seja mais passível de avariar que as outras leva muitas pessoas a hesitar perante esta hipótese.

Mas será isto uma verdade ou um mito? Nada melhor, do que enumerar todos os pontos positivos e negativos, para poder tomar uma decisão consciente.

Máquina de lavar e secar: avaliamos os prós e os contras. Tome nota!

Como tudo na vida: não há cenários perfeitos, no caso da máquina de lavar e secar acontece exatamente o mesmo. Se este eletrodoméstico ainda lhe suscita algumas dúvidas, então, estamos aqui para o esclarecer.

usar máquina de lavar e secar

Conheça as vantagens

1

Poupança de espaço

Esta é uma das principais vantagens de um equipamento deste tipo, nomeadamente para quem vive num apartamento pequeno, onde, provavelmente, teria que prescindir da máquina de secar por falta de espaço para a colocar.

2

Performance

O desempenho, quer na lavagem, quer na secagem, é comparável ao conseguido com as duas máquinas em separado.

3

Funções separadas

A máquina de lavar e secar pode ser usada apenas para lavar ou para secar, sem necessidade de cumprir as duas funções no mesmo ciclo.

4

Poupança de tempo

É mesmo verdade que este equipamento poupa trabalho: isto é, seguramente, o que toda a gente quer ouvir quando se trata das tarefas domésticas. Com a máquina de lavar e secar dois em um, não necessita retirar a roupa da máquina de lavar para a colocar na máquina de secar e, seguramente, não necessita de colocar a roupa no estendal.

5

Poupança de dinheiro

Numa procura rápida pelas lojas de eletrodomésticos, podemos concluir que o modelo mais económico de uma máquina de lavar e secar dois em fica mais barato que uma máquina de lavar e uma de secar compradas em separado.

6

Consumo de energia

Em termos de consumo de energia, pode dizer-se que fica ela por ela, quando comparamos o funcionamento de uma máquina dois em um com o de duas máquinas em separado, sendo certo que existem grandes variações dependendo dos modelos em análise e que os modelos mais caros, por norma, são também aqueles que permitem maior poupança de energia.

7

Vertente sustentável

Ter uma máquina, ao invés de apenas uma é realmente a opção mais amiga do ambiente. Independentemente de os consumos de energia poderem ser semelhantes aos de duas máquinas em separado, é preciso pensar também na produção e, no caso de uma máquina única, a pegada ecológica é, obviamente, menor.

8

Instalação

As máquinas de secar roupa precisam de um tubo de exaustão e de um reservatório para a água. No caso das máquinas 2 em 1, essas peças não são necessárias, já que a água é evacuada diretamente para o esgoto, como acontece nas máquinas de lavar.

E quais são as desvantagens?

1

Capacidade

Só é possível secar metade da capacidade de lavagem, ou seja, se a máquina tem capacidade para lavar seis quilos de roupa, só pode secar três, já que, na secagem, há necessidade de mais espaço entre as peças. Isto implica que, após a lavagem, seja retirada parte da roupa para, depois, eventualmente, fazer dois ciclos de secagem.

2

Dificuldade em grandes quantidades de roupa

Como é necessário aguardar que a máquina termine ambos os ciclos, de lavagem e secagem, vai demorar mais tempo se necessitar de fazer várias cargas de roupa, do que se estivesse a usar uma máquina de secar e outra de lavar simultaneamente.

3

Avarias

Historicamente, estes eram os eletrodomésticos de lavandaria menos confiáveis e mais propensos a avarias, no entanto, a fiabilidade destes equipamentos tem melhorado muito nos últimos anos.

Como funciona a secagem da roupa?

Existem três tecnologias distintas no que toca às máquinas de secar, sejam elas do tipo 2 em 1 ou simples. São elas:

  • Exaustão: ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Este modelo tem o inconveniente de dever ser colocado perto duma janela, visto que o tubo tem que ser ligado ao exterior, provocando correntes de ar frio indesejadas.
  • Condensação: condensam a humidade extraída da roupa em água, que pode ser canalizada para o esgoto ou recolhida num compartimento designado a reservá-la.
  • Bomba de calor: utiliza um circuito de frio, semelhante ao do ar condicionado, que é composto por um compressor, evaporador e condensador. Esta técnica oferece uma melhor proteção à roupa e é mais ecológica, já que utiliza baixas temperaturas e reutiliza o ar quente para a secagem.

Outros dados a ter em conta quando comprar uma máquina de lavar e secar

Ao comprar uma máquina de lavar e secar deverá estar atento, também ao nível de eficiência energética exibido na etiqueta, um conselho que é válido para a de qualquer tipo de eletrodoméstico, mas mais ainda neste caso, já que, a seguir ao frigorífico, a máquina de secar é o equipamento que consome mais energia.

A eficiência energética mede a eficiência do equipamento numa escala em que A é o mais eficiente e o G o menos eficiente.

As máquinas de secar com bomba de calor são as mais económicas, uma vez que conservam o calor do ar dentro do tambor para secar as roupas. A bomba de calor funciona em todos os programas e reduz a energia utilizada sem sacrificar o tempo de secagem.

Veja também