Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Nov, 2018 - 15:23

11 ideias para gestão da roupa suja que vão ser uma ajuda extra

Helena Peixoto

Com estas ideias para gestão da roupa suja, o tempo passado à volta dos cestos e máquinas pode ser bem mais reduzido. Aproveite!

colocar roupa na maquina

É melhor nem fazer as contas ao número de horas que passamos todas as semanas a tratar da roupa. Há quem diga que até parece que vivemos com mais pessoas do que pensamos quando vamos a lidar com tantas peças! É por isso que nesta questão, todas as ideias para gestão da roupa suja são mais do que bem vindas.

Neste artigo selecionamos 11 delas, que lhe vão facilitar bastante as lides diárias e vão tornar todo o processo mais simples, agradável, ágil e eficiente.

Ideias para gestão da roupa suja: 11 dicas de ouro

pessoa a segurar cesto da roupa

1. Crie uma rotina

Uma das ideias para a gestão da roupa suja que lhe vai ser muito útil é mesmo a questão de estabelecer uma rotina. E cada pessoa terá a sua! O importante aqui é que encontre um fluxo que funcione para si. Fixe um ou dois dias para tratar da roupa, estipule os horários mais convenientes e faça dessas tarefas um hábito.

Quando der por ela já nem se apercebe que está a tratar da roupa.

2. Acima de tudo, organize-se

Se para si funcionar ter um cesto de roupa em cada divisória da casa, assim seja! Mas lembre-se que isso vai obrigá-lo a ir a mais cestos para apanhar toda a roupa que tem para lavar. Mas, entre ter peças espalhadas por todo o lado ou ter uns cestos a mais… Escolhemos mil vezes os cestos, certo?

3. Recolha sem faltas

Outra das importantes ideias para a gestão da roupa suja que não devem mesmo falhar tem a ver com a periodicidade da recolha da roupa. E por vários motivos: primeiro, para não ter surpresas na hora de ver a quantidade de roupa que tem para lavar e depois para evitar também qualquer tipo de odor menos agradável.

A periodicidade com que faz esta recolha depende muito dos hábitos do agregado familiar, mas no mínimo deve fazê-lo duas vezes por semana.

4. Precisa mesmo lavar essa peça?

Atenção: não estamos a dizer para guardar peças sujas! Mas a verdade é que há roupa que não precisa ser lavada após cada utilização. Camisolas de malha exteriores, casacos e mesmo algumas calças são alguns exemplos. Antes de atirar tudo para o cesto analise se será mesmo necessário lavar já.

5. Aposte numa lavandaria limpa e organizada

Se a sua lavandaria é daqueles espaços desorganizados, com tudo acumulado e sem nenhum tipo de decoração, é óbvio que a sua vontade de tratar da roupa vai ser mais que mínima. Dê um bom jeito a este espaço, torne-o num local agradável e implemente mais uma das ideias para a gestão da roupa suja que tornam os cuidados com a roupa mais fáceis! Saiba todos os segredos de como manter uma lavandaria organizada aqui.

mulher a por a roupa na máquina de lavar

6. Utilize tecnologia e produtos que lhe simplifiquem a vida

São imensas as máquinas que se podem programar para lavar e secar. Então porque não deixa a máquina carregada e programa para lavar mais perto da hora de chegar a casa? Assim, quando chegar a tarefa está completa e é só colocar a secar!

Depois existem também produtos bem simples que podem ser verdadeiros revolucionários na hora de ter ideias para a gestão de roupa suja. Clips para segurar o par de meias durante a lavagem, saquinhos para lavar roupa interior e toalhitas de proteção de cores são apenas alguns dos exemplos.

7. Arrume de imediato

Assim que terminar de lavar a roupa, não deixe de a arrumar de imediato. Desta forma vai evitar a acumulação de roupa e ganhar uns bons minutos ao fins de semana com pilhas e pilhas para arrumar.

8. Torne a lavagem eficiente

Tem em sua casa o sistema bi-horário na fatura da eletricidade? Então não deixe de aproveitar esse benefício! Estabeleça uma rotina de forma a conseguir tirar partido dessa vantagem económica. Além da tarifa contratada, já sabe também que a partir das 22h00 à noite e ao fim de semana fica mais económico.

9. Prepare as peças antes de lavar

Algumas peças de roupa precisam de uma atenção especial antes de entrarem na máquina de roupa e como tal deve dar-lhes a devida atenção! Esta é outra das ideias para a gestão da roupa suja que lhe vai poupar muitas dores de cabeça na hora de retirar a roupa da máquina.

Seja um acabamento de pré lavagem, uns minutos de molho ou outro tipo de tratamento, é importante que não descure estas ações para o bem do resultado final.

10. Separar ou misturar a roupa?

Não o queremos confundir, de todo! Mas a verdade é que se existem de facto roupas que exigem uma separação (tecidos muito sensíveis, peças de cores muito garridas e com facilidade de tingir), outras há que não necessitam esse cuidado.

Hoje em dia os tecidos já são suficientemente resistentes para serem misturados. Além disso, na dúvida, programe a máquina em temperatura o mais fria possível.

11. Envolva todos na gestão da roupa

Terminamos com uma das ideias para a gestão da roupa suja absolutamente essenciais! Todos lá em casa devem colaborar no tratamento têxtil. Cada membro da família deve ser responsável pela sua própria roupa suja, pelo menos na hora de a levar para a lavandaria ou para o cesto de roupa!

Ao colocar, devem verificar todos os bolsos, esvaziá-los e virar do avesso todas as peças que assim o exijam.

Veja também