ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Jul, 2021 - 10:57

Como evitar bolor no guarda-roupa: 6 dicas essenciais

Catarina Milheiro

Além do mau cheiro, o bolor pode danificar todo o tipo de têxteis. Saiba como evitar bolor no guarda-roupa de forma eficaz.

evitar bolor no guarda-roupa

Se também está cansado do bolor e do cheiro a mofo no seu roupeiro, este artigo é para si. Temos as dicas essenciais para evitar bolor no guarda-roupa.

Ninguém merece descobrir uma peça com cheiro a mofo ou bolor dentro do seu próprio guarda-roupa. Além do mau cheiro que fica automaticamente instalado no seu roupeiro, o bolor pode acabar por estragar as roupas e até mesmo o próprio armário.

No entanto, a boa notícia é que existem dicas e truques que o vão ajudar a acabar com este tipo de problemas e afastar por completo este inconveniente.

Evitar bolor no guarda-roupa: um problema comum

bolor na roupa

Acabou de encontrar uma peça no seu roupeiro com bolor ou cheiro a mofo? Então é importante que saiba como evitar bolor no guarda-roupa de forma eficaz, para que o problema não se alastre.

Embora o bolor e o mofo pareçam ser a mesma coisa tendo em consideração que ambos são causados por fungos, possuem características e consequências para a saúde distintas.

De uma forma geral, o bolor é o estágio inicial da infestação, que cria uma camada com algum relevo sobre as superfícies atingidas, normalmente de cor acinzentada, que muitas vezes pode ser removido durante a limpeza semanal de sua casa.

Relativamente ao mofo, este já é um fungo em estágio avançado. Ou seja, são aqueles pontinhos pretos que geralmente chamamos de humidade, podendo aparecer em vários tipos de superfícies: paredes, armários e até tecidos.

A verdade é que ter bolor no guarda-roupa ou noutro local qualquer de sua casa não é bonito, nem agradável. Já para não mencionar o incómodo diário e preocupação pelo seu bem-estar.

Quais são causas do bolor?

Se já lidou com este tipo de problema em sua casa, provavelmente já se questionou sobre quais serão as causas e por que razão o bolor aparece. Contudo, podem ser várias as causas:

  • Uma pintura desadequada do seu guarda-roupa;
  • Uma casa bastante húmida e com pouca ventilação, também poderá contribuir para o aparecimento de bolor nos armários, paredes e tetos;
  • O facto de o seu guarda-roupa estar muito próximo de uma janela para o exterior;
  • Limpar vários móveis com o mesmo pano e a mesma água. Afinal, o bolor é um fungo e se limpar várias superfícies com o mesmo pano acabará por espalhar o fungo por todo o lado.

6 dicas para evitar bolor no guarda-roupa

Evitar bolor no guarda-roupa pode parecer uma tarefa difícil, contudo existem truques e dicas que o vão ajudar neste processo.

Como sabe, os fungos que causam o bolor proliferam normalmente em ambiente húmidos e escuros. Por isso mesmo, a iluminação natural e ar fresco são sempre os melhores aliados quando o assunto é a prevenção deste tipo de problemas.

1

Deixe o guarda-roupa a arejar

Se tem problemas constantes com o bolor no seu guarda-roupa, uma das melhores dicas é mesmo deixar as portas do roupeiro totalmente abertas, bem como as gavetas. Desta forma, estará a permitir que o guarda-roupa areje e que o seu interior seja ventilado.

2

Separe as roupas por estações

O ideal é mesmo separar as roupas de inverno das roupas de verão. Contudo, para quem não tem assim tanto espaço para o fazer, é importante que exponha as peças de inverno ao sol, algumas vezes ao longo da estação.

Além disso, pode ainda também optar por fazer umas lavagens de vez em quando para evitar a acumulação de bolor e o cheiro a mofo.

3

Limpe o guarda-roupa com um pano embebido em vinagre branco

Quando o objetivo é evitar bolor no guarda-roupa, é crucial que faça limpezas com alguma regularidade. Aliás, uma das melhores formas para que esta limpeza se torne eficaz é mesmo a utilização de vinagre branco.

Pode optar por colocar o vinagre diretamente num pano e passar várias vezes nas zonas mais afetadas do guarda-roupa, ou colocá-lo dentro de um pulverizador e aguardar uns minutos até que faça efeito, para depois limpar com um pano seco.

Mas lembre-se: passe várias vezes o pano por água e não contamine outras zonas do guarda-roupa.

4

Utilize bicarbonato de sódio nas limpezas

Um dos maiores aliados contra o bolor é o bicarbonato de sódio. Para recorrer a esta solução, recomendamos que misture um pouco de bicarbonato com água dentro de um pulverizador e que deixe atuar na superfície durante uns minutos.

Depois basta passar um pano com água (húmido) e ir limpando cuidadosamente a zona afetada.

5

A lixívia é um ótimo aliado contra o bolor

A lixívia é dos métodos mais conhecidos para acabar com o bolor. Contudo, se optar por utilizar este tipo de produto é importante que seja bastante cuidadoso para que não danifique as suas peças de roupa.

Trata-se de um produto extremamente eficaz no combate ao bolor, mas não se esqueça: coloque sempre uma máscara, cubra o chão e calce uma luvas para evitar possíveis reações alérgicas.

6

Não guarde as peças de roupa sem lavar

Sempre que utilizar uma peça de roupa e quiser voltar a usá-la no dia seguinte, saiba que não deverá optar por colocá-la dentro do guarda-roupa.

As roupas que utilizamos no dia a dia podem conter vários fungos – sabia que o suor é suficiente para começar uma colónia de fungos? Assim, é importante que coloque as peças utilizadas em cima de uma cadeira a arejar ou noutro local que não seja fechado como o seu guarda-roupa.

Veja também