Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Abr, 2020 - 15:14

Desentupir o lava-loiça: prepare-se para uma missão mais que possível

Mónica Carvalho

Precisa desentupir o lava-loiça. E agora? Já está a deitar mãos à cabeça? Não desespere, são várias as soluções. E fáceis de implementar!

desentupir lava loiça

Já aconteceu a todos nós. Pelo menos uma vez na vida! Chegou à cozinha e encontrou as canalizações e tubagens entupidas. E agora, o que deve fazer para desentupir o lava-loiça? Logo nesta altura, em que muitos serviços e profissionais se encontram em paralisação ou com redução do fruto, devido ao surto pandémico e, como tal, chamar um canalizador pode ser uma tarefa difícil.

Mas tenha calma. Muito provavelmente o problema é menos grave do que imagina e conseguirá até resolvê-lo por si mesmo! Antes de qualquer outra coisa, é importante tentar perceber a causa que fez com que o lava loiça ficasse entupido. Mostramos alguns dos motivos para que tal possa ter acontecido:

  • Com o dia a dia na cozinha e todas as refeições preparadas, é normal que se acumule gordura e restos de comida na canalização. E para esta causa, a melhor solução é mesmo a de prevenção, claro está;
  • Uma outra possibilidade pode ter a ver com a acumulação de calcário – não tão comum – mas ainda assim uma possibilidade, algo que pode ter a ver o PH da água canalizada;
  • Outro motivo poderá estar relacionado com o estado dos canos, visto que os equipamentos mais antigos podem acabar por apresentar danos de desgaste e, como tal, provocar alguns entupimentos.

Portanto, esqueça tudo o que já leu sobre a matéria e todos os mitos que correm por aí e confira connosco aquilo que realmente pode contribuir para desentupir de maneira muito simples e prática. Além disso, fique a saber como pode apostar na prevenção, com cuidados diários muito fáceis de pôr em prática.

Como desentupir lava-loiça: algumas boas opções à venda no mercado

Quando se depara com problemas na canalização da cozinha, o melhor mesmo é agir o mais rapidamente possível, sob pena de a situação piorar e, assim, a resolução já não se encontrar nas suas mãos.

Conheça alguns produtos à venda no mercado que podem, de facto, ajudar:

arranjar canalização

Como desentupir lava-loiça: 2 métodos caseiros

Na impossibilidade de comprar os produtos referenciados, pondere recorrer a alguns truques caseiros que, em casos mais simples e em fase inicial, poderão ajudar.

1

Água a ferver

Para desentupir canos com gordura, experimente verter 1 litro de água a ferver pelo cano. Tenha cuidado no caso de canos de plástico, dado que são menos resistentes às altas temperaturas. Repita o processo até o cano estar desentupido.

2

Bicarbonato de sódio e vinagre

Verta 1/2 chávena de bicarbonato de sódio diretamente no cano, seguido de uma solução de 1 chávena de vinagre com 1 chávena de água quente. Tape o ralo e deixe atuar durante 15 minutos. Finalize com água quente corrente, durante alguns minutos.

Acessórios que o podem ajudar a desentupir lava-loiça

Além dos produtos referidos e truques caseiros, alguns acessórios poderão ajudar no dia a dia para manter a sua canalização em bom estado.

1

Arame simples

Quando o entupimento é visível, pode usar um arame dobrado na ponta em forma de U, para desobstruir o entupimento e retirar o objeto.

2

Desentupidor

O desentupidor funciona através da pressão exercida manualmente, no sentido vertical. Para isso, a boca do objeto (parte de borracha) deve estar totalmente imersa na água, na zona a desentupir. Ao mesmo tempo, tape as saídas de excesso de água para não, perder a pressão. Depois, só tem de exercer pressão de forma vigorosa.

3

Cabos em aço com forma de mola

Se o desentupidor clássico não funcionou, experimento usar cabos com guias em espiral que podem ter vários tamanhos (3, 5 ou 9 metros) e que têm pontas especiais, próprias para desentupir canos – encontra-os à venda numa qualquer loja de especialidade.

Só tem de introduzir o cabo até ao local do entupimento e, depois, girar, forçando a zona do entupimento com a ponta do cabo.

4

Retire e limpe o cano

Remova o sifão, girando no sentido contrário dos ponteiros do relógio, e retire as substâncias que estão a causar o bloqueio. Depois de limpos os tubos, volte a montar as peças e deixe correr água durante alguns segundos, para se certificar de que não há fugas e de que flui melhor.

Dicas para prevenir o entupimento do lava-loiças

Existem algumas recomendações e boas práticas que deve implementar no dia a dia, que lhe podem poupar muitas dores de cabeça e euros! Veja quais:

  • Mantenha o ralo sempre limpo e sem gordura;
  • Utilize uma grelha de proteção no ralo – desta forma vai evitar a acumulação de restos de comida no cano;
  • Faça um check up regular – mensalmente – e nesta rotina verta 1 litro de água a ferver no cano;
  • Coloque, de vez em quando, um pouco de detergente da loiça no ralo, seguido de um pouco de água a ferver;
  • Pode fazer o mesmo processo com refrigerantes com gás;
  • Evite ao máximo deitar restos de alimentos, óleos ou gorduras no lava-loiças;
  • Caso possua uma caixa de retenção de gorduras, limpe-a com frequência;
  • Faça a higienização regular dos sifões dos lavatórios e dos lava-loiças, pois ali podem ficar retidas partículas maiores e restos de alimentos;
  • Não abuse da utilização de produtos corrosivos para limpar ou desentupir as suas tubagens.
Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.