Helena Peixoto
Helena Peixoto
20 Fev, 2019 - 10:15
Limpezas de primavera que deve adotar em casa: 10 dicas

Limpezas de primavera que deve adotar em casa: 10 dicas

Helena Peixoto

As limpezas de primavera podem ser menos morosas. Prepare a nova estação com a casa limpa de tudo o que não interessa em 3, 2,,1…!

O artigo continua após o anúncio

Com a primavera a aproximar-se, chega a altura de fazer uma limpeza profunda a tudo que tem lá por casa. Afinal, ninguém pode fugir à famosa spring cleaning! Mas se é daquelas pessoas que sofre só de pensar nas limpezas de primavera, vamos dar-lhe uma série de dicas e ideias para tornar a tarefa o menos morosa possível – e, sim, até agradável.

No final do processo, quando olhar à volta e vir tudo organizado e sem tralha acumulada, vai sentir-se mais leve, com mais vontade de estar em casa e pronto para abraçar uma das mais belas estações do ano!

10 dicas de ouro na hora de fazer as limpezas de primavera

1. Uma divisória de cada vez

Se há coisa que não vai querer na hora de fazer as limpezas de primavera é ver a casa ainda mais de pernas para o ar. Por isso mesmo, uma das melhores dicas que lhe podemos dar é que faça as arrumações divisória a divisória.

E não tem de fazer tudo ao mesmo tempo! Reserve uma semaninha para as limpezas e faça, por exemplo, o quarto na segunda, casa de banho na terça, sala na quarta, cozinha na quinta e assim sucessivamente.

Desta forma a tarefa não fica tão chata e a casa não parece saída de um cenário de guerra.

2. Não deixe tudo para a primavera

Apesar desta ser uma altura muito propícia a arrumações e organizações do lar, porque é que há-de deixar tudo para essa altura? Se durante o ano for mantendo as coisas minimamente organizadas e ‘em dia’, na hora de fazer estas organizações mais profundas vai gastar menos tempo e o processo vai ser bem menos cansativo.

3. Pratique o desapego material

Já ouviu falar em desapego material? Esta orientação ou tendência tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e é de facto uma orientação que o pode ajudar na hora das suas limpezas de primavera.

Basicamente, esta teoria defende que as boas memórias estão dentro de nós e nas nossas recordações e não nos objetos e coisas materiais. Desta forma, será mais fácil desapegar-se daquele par de calças que não sabe bem porquê não consegue dar ou aquela camisa que embora não lhe sirva há anos continua pendurada no armário.

O artigo continua após o anúncio

4. Tudo o que não usa, dê a quem precisa!

Esta dica para as suas limpezas de primavera vem no seguimento do tópico anterior e vai ajudá-lo sobretudo na organização dos têxteis e roupas lá de casa. Em termos de roupa, tudo o que não usar há mais de um ano, é sinal que tem de dar.

E, se lhe estiver a custar muito, pense bem na quantidade de pessoas que vão dar verdadeiro uso a essa peça e que a valorizam efetivamente. Informe-se sobre instituições de solidariedade e doe tudo o que já não usa. Junte o útil ao solidário!

limpezas de primavera

5. Invista numa limpeza a fundo

Nem só de organizações vivem as limpezas de primavera – ou então não se chamariam limpezas de primavera! Esta é a altura em que não deve deixar nada por limpar. Literalmente nada!

Cortinados, paredes, tetos, candeeiros, têxteis de cama, janelas e janelões… Tudo deve ser limpo. Está a parecer-lhe muita areia para a sua camioneta? Invista em ajuda profissional. Vá fazendo umas poupanças ao longo do ano para este objetivo e acredite – no final, vai dar por bem empregue cada cêntimo!

6. Faça uma vistoria à cozinha

Um dos locais onde acumulamos mais coisas de que não precisamos é mesmo a cozinha. Ou porque alguém nos ofereceu algumas coisas, ou porque vimos uma demonstração de um produto e acabamos por comprar (mas nunca o usamos), ou porque veio num pack junto com outros itens…

Chegou a hora de fazer uma vistoria a fundo de tudo o que tem pela cozinha e por em prática o verdadeiro significado das limpezas de primavera. Tudo o que não usa, não sabe para o que serve ou não gosta, já sabe, doar é a palavra.

destralhar a sua casa.

8. Faça uma checklist

Acredite: passar para o papel (ou para uma app de telemóvel) vai ajudá-lo a comprometer-se com os objetivos que quer alcançar com as limpezas de primavera deste ano!

O artigo continua após o anúncio

Antes de começar o processo, anote tudo o que quer arrumar e organizar e à medida que cumprir as tarefas, vá fazendo um visto ou riscando – que bem que lhe vai saber! Existem algumas aplicações gratuitas que pode descarregar e o orientam e ajudam nestas limpezas.

9.Fique apenas com o que o faz feliz

Muitíssimo importante! Chega de guardar as coisas só porque acha que alguém pode ir lá a casa e quer ver isso na sua sala ou porque em alguma altura da sua vida foi importante para si (mas atualmente até o leva para locais não muito felizes).

Guarde apenas o que o faz feliz! A vida é muito curta e não devemos estar a causar interferências negativas com objetos.

10. Música bem alta!

Finalmente, uma ideia para tornar as limpezas de primavera mais dinâmicas, ativas e divertidas: escolha uma playlist que sirva de banda sonora enquanto organiza e limpa. Música bem divertida, que o faça feliz e mexa-se ao mesmo tempo!

Já imaginou, conseguir fazer as limpezas de primavera e fazer exercício ao mesmo tempo? Melhor seria impossível, certo?

Boas limpezas!

Veja também: