Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Mar, 2020 - 10:15

16 dicas de limpezas de primavera para aproveitar os dias de quarentena

Mónica Carvalho

As limpezas de primavera podem ser difíceis e desinteressantes. Mas temos as dicas que vão tornar o processo menos penoso. Registe tudo!

limpezas de primavera

Para muitos, a altura de realizar as limpezas de primavera é das mais difíceis do ano e são muitos os que vão adiando e adiando e adiando a tarefa até não pode mais. Mas com as dicas que temos para partilhar consigo, tudo será mais mesmo mais fácil.

E para que não ache que este é mais um artigo que muito promete e que, na prática, as coisas não assim tão fáceis de concretizar, então, leia tudo até ao fim, porque vai mesmo valer a pena.

No final do processo, quando olhar à volta e vir tudo organizado e sem tralha acumulada, vai sentir-se mais leve, com mais vontade de estar em casa e pronto para abraçar uma das mais bonitas estações do ano!

10 dicas de ouro na hora de fazer as limpezas de primavera

Se quer encontrar os melhores truques e os conselhos mais eficazes, guarde este artigo ou aponte as dicas onde desejar. Assim, conseguirá tirar grande proveito da informação que temos para partilhar consigo.

spray limpeza
1

Fazer uma checklist

É este o seu ponto de partida. Bem sabemos como pode ser difícil saber por onde começar e como isso pode ser altamente dissuasor. Por isso, passar tudo o que vai na cabeça para um papel, em tópicos, é a primeira coisa a fazer.

Isto vai ajudá-lo a comprometer-se com os objetivos que quer alcançar com as limpezas de primavera e tornará tudo mais simples, principalmente o que precisa de comprar, o que precisa de fazer.

2

Não deixar tudo para a primavera

Apesar desta ser uma altura muito propícia a arrumações e organizações do lar, não deixar as limpezas a fundo só para a primavera, visto que demorará muito mais tempo e será bem mais custoso.

Se tiver hipótese, pontualmente, ao longo do ano, limpe algumas coisas mais a fundo. Além disso, manter a casa arrumada, organizada e limpa diariamente, tornará tudo mais simples.

3

Comprar tudo o que precisa

Quando tem uma lista de tudo o que precisa de fazer é bem mais fácil saber o que já tem lá por casa e o que precisa de comprar, quer em termos de detergentes, quer em termos de acessórios e equipamentos.

4

Colocar a música bem alta

Está na hora de deitar mesmo mãos à obra, mas, antes de tudo, um pormenor importante: coloque música a tocar, bem mexida e animada, que funcione como motivador e lhe dê aquele boost de energia tão necessário.

5

Limpar uma divisão de cada vez

Se há coisa que não vai querer na hora de fazer as limpezas de primavera é ver a casa ainda mais de pernas para o ar. Por isso mesmo, uma das melhores dicas que lhe podemos dar é que faça as arrumações divisão a divisão.

Compreendemos que pode ser complicado limpar tudo no mesmo dia, pelo que pode optar por dedicar um dia por semana a esta tarefa até que tudo fique como deseja.

6

Limpar a sério

Nem só de organizações vivem as limpezas de primavera, ou então, não se chamariam limpezas de primavera! Esta é a altura em que não deve deixar nada por limpar. Mesmo as coisas menos óbvias, como cortinados, paredes, tetos, candeeiros, têxteis de cama, janelas… Tudo isto deve ser limpo.

7

Toda a família deve ajudar

Uma das formas mais fáceis de tornar as limpezas de primavera um processo menos demorado é se todos ajudarem. As tarefas devem ser ajustadas às idades: os mais novos, por exemplo, podem separar os brinquedos que já não usam para doar e arrumar o quarto.

8

Desapegar é fundamental

Quantas vezes dá por si com objetos acumulados em casa que já não usa? Seja equipamentos, roupas, objetos de decoração… Tudo o que já não serve ou não usa é mesmo para destralhar e separar tudo por diferentes seções: o que não dá para aproveitar e vai para o lixo e o que pode ser doado.

Guarde apenas o que precisa e o faz feliz!

9

Doar o que for possível

Esta dica para as limpezas de primavera vem no seguimento do tópico anterior e vai ajudá-lo sobretudo na organização dos têxteis e roupas lá de casa. Em termos de roupa, tudo o que não usar há mais de um ano, é sinal que tem de dar.

Lamentamos, acredite, mas são itens que estão a ocupar espaço físico e até mental, na medida em que pode estar a pensar em voltar a usar aquele vestido que não veste há séculos ou focar-se na esperança de que um dia aquelas calças vão voltar a estar na moda.

São peças que, para si, já não têm utilidade, mas que podem ser felizes uma segunda casa, principalmente de quem mais precisa.

10

Perfumar a casa

Quem não gosta de, no fim das limpezas, sentir o cheiro a limpo? Ainda assim, se não gosta dos perfumes ativos dos produtos de limpeza, tente camuflar com outros cheiros agradáveis. Use ambientadores, velas perfumadas ou flores espalhadas pela casa.

Este simples ato dá-lhe aquela sensação de espaço limpo, organizado e saudável e será tudo o que precisa para sentir que a tarefa foi cumprida com sucesso!

Limpezas de primavera: 6 dicas para resolver os problemas lá de casa

Depois das dicas gerais, atente aos truques para resolver algumas situações específicas que podem dar-lhe dores de cabeça…

limpar-janelas
1

Fazer uma vistoria à cozinha

Um dos locais onde acumulamos mais coisas que não precisamos é mesmo a cozinha. Ou porque alguém nos ofereceu algumas coisas, ou porque vimos uma demonstração de um produto e acabamos por comprar (mas nunca o usamos), ou porque veio num pack junto com outros itens…

A época das limpezas de primavera é perfeita para fazer uma vistoria a fundo de tudo o que tem pela cozinha e colocar o seu sentido prático em ação.

E, mais uma vez, destralhar é a palavra de ordem: colocar na reciclagem os produtos adequados e doar o que já não usa, mas ainda se encontra em boas condições.

2

Limpar os candeeiros e tecidos com um rolo adesivo

Um rolo adesivo, exatamente, daqueles usados para tirar pelos de animais da roupa, é a ferramenta perfeita para remover o pó que teima em ficar agarrado aos abajures e aos tecidos, como os estofos dos sofás.

Se for possível remover e colocar na máquina de lavar roupa, então, faça-o. Caso contrário, siga a nossa dica e verá como tudo fica com outro aspeto.

3

Usar bicarbonato de sódio para a limpeza do forno

Use um borrifador para juntar água e bicarbonato de sódio: esta mistura deve ser aplicada no forno e deixada a repousar de um dia para o outro. Depois, basta remover tudo com um pano limpo.

Se notar que ainda há resíduos de bicarbonato de sódio difíceis de eliminar, use um pano humedecido com vinagre.

Será bem mais eficiente do que muitos dos produtos vendidos em supermercado e que, como sabe, podem ser bastante dispendiosos.

4

Remover o cheiro do colchão

O bicarbonato de sódio é grande amigo das limpezas domésticas. Por isso, para fazer uma limpeza regular ao seu colchão e retirar aquele cheiro típico, faça o seguinte: espalhar o bicarbonato por todo o colchão, deixar atuar durante, pelo menos, oito horas e, de seguida, aspire.

5

Lavar os brinquedos de plástico

Este é um truque para casas com crianças: os brinquedos dos mais novos, desde que feitos em plástico e não funcionem a pilhas, podem ser lavados na máquina da louça.

São produtos que se sujam com facilidade, criando-se, muitas vezes, o ambiente perfeito para o aparecimento de bactérias e fungos indesejados.

6

Lavar as máquinas de lavar

Não, não nos enganamos a escrever, nem é um conselho redundante. As máquinas de lavar louça e roupa também devem mesmo ser lavadas. Aproveite as limpezas de primavera para fazer uma autolavagem: para tal, basta fazer um ciclo de lavagem com a máquina vazia e a uma temperatura mais elevada, como 60º.

São 16 dicas para ter em conta nas limpezas de primavera e que, mesmo parecendo muitas, vão facilitar-lhe a vida nesta hora difícil.

Boas limpezas!

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.