ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Mar, 2021 - 09:20

Os 11 melhores truques para arrumar a casa rápido

Helena Peixoto

Não há nada como ter um método e uma checklist quando o tema são truques para arrumar a casa rápido. Saiba tudo!

pessoa a aspirar a sala

Com o ritmo alucinante dos nossos dias, é cada vez mais desafiante arranjar tempo – e método – para organizar a casa. Mas a partir de hoje as coisas vão mudar e para muito melhor! Vamos dar-lhe uma grande ajuda, partilhando fantásticos truques para arrumar a casa rápido.

Falamos de algumas dicas simples de organização que o vão ajudar a manter sempre tudo no sítio e a garantir  resultados duradouros. Vamos arrumar a casa num abrir e fechar de olhos?

Arrumar a casa rápido: os 11 truques imperdíveis

dicas e truques para arrumar a casa rápido
1

Método acima de tudo!

Antes de qualquer dica ou truque para arrumar a casa rápido (e bem), é muito importante ter esta premissa em mente: ter método é meio caminho andado para o sucesso. Em tudo! E a boa notícia é que não existe apenas uma metodologia eficaz para conseguir ter a casa sempre asseada e organizada.

O importante é que seja um método que funcione para si. Há quem utilize a fórmula de limpar uma divisão em cada dia da semana, outros preferem a técnica dos 15 minutos por dia, divididos por tipo de tarefas (pó, aspirar, passar o chão com esfregona…) ou ainda quem prefira dedicar um dia inteiro às lides domésticas. Escolha o que melhor se adapta a si e siga-o religiosamente!

2

“Ataque” o guarda-roupa

Sim, o guarda-roupa é geralmente uma verdadeira caixa de pandora de coisas que usa, não usa, nunca usou e não vai mais usar. E é, por isso, que um dos mais preciosos truques para arrumar a casa rápido passa por livrar-se do que já não usa e manter as roupas em ordem.

Utilize os cabides indicados para pendurar cada tipo de roupa (saias, vestidos, calças, gravatas ou lenços, e casacos), evitando que as roupas fiquem com as marcas dos cabides ou que estejam constantemente a cair. Ordene a roupa por tipos: junte vestidos com vestidos, calças com calças, camisas com camisas. Desta forma será mais fácil encontrar a peça que quer. As roupas interiores devem ficar arrumadas numa gaveta, as meias noutra, e por aí fora.

Se dúvidas houver, nada como pesquisar dicas de arrumação – siga a Marie Kondo, ela é a rainha neste tema!

3

Deixe à vista apenas os itens que usa com muita frequência

Esta dica é válida essencialmente para a cozinha e casa de banho. Em cima das bancadas ou lavatórios deixe apenas os itens que usa com muita frequência – como a pasta dos dentes ou os cremes diários no caso da casa de banho e os detergentes da loiça e utensílios diários na cozinha.

Tudo o resto deve ser arrumado em caixas, armários, organizadores, cestos ou outros espaços tenha ao seu dispor.

4

Use os espaços “mortos”

Melhor impossível! Nada como usar espaços que não servem aparentemente para nada e fazer disso um trunfo. A área de arrumação do sommier, prateleiras na parede ou até mesmo caixas bonitas em cima do guarda vestidos são algumas das possibilidades.

5

Renda-se às estantes

Podem ser estáticas (na despensa ou garagem, por exemplo) ou móveis (que pode colocar, por exemplo, nos pequenos espaços da cozinha). Assim vai conseguir arrumar vários utensílios e/ou alimentos, fazendo com que tudo fique ao seu alcance, mas organizado.

6

Recorra aos organizadores

Atualmente há organizadores para tudo, de todas as dimensões e feitios, desde a roupa à maquilhagem, passando pelos utensílios de cozinha ou casa de banho e até para detergentes, talheres ou roupa interior. Ao utilizá-los, não só vai conseguir manter tudo em ordem, como também vai ganhar espaço nos seus armários.

Além disso, estes organizadores ainda facilitam o acesso às suas coisas. Acredite que serão um bom investimento e que poderá ficar bem mais acessível do que imagina.

7

Destralhe ao máximo

Para conseguir ter uma casa bem arrumada e organizada, também é importante que a mesma não esteja apinhada e atolada de “tralha” e de coisas que não interessam. Livre-se de todo esse ruído visual! Acredite: pode até custar ao início, mas depois de ver o resultado final vai sentir uma energia diferente lá por casa!

8

Calendarize

Existem, como é obvio, tarefas que não precisa fazer todas as semanas. Nem todos os meses sequer! Coisas como lavar as persianas e os tetos basta fazer uma vez por ano. E então, como controlar esta questão? Faça um calendário.

Seja digital, em papel, colocando lembretes no telemóvel ou recorrendo a uma app gratuita… Decida o que melhor funciona para si!

9

Envolva toda a família

Isto de saber truques para arrumar a casa rápido não pode ser um tema apenas para uma pessoa. Afinal, se vivem lá em casa 2, 3 ou 4 pessoas, há que envolver todas na arrumação! E sim, há tarefas para todas as idades.

Estabeleça responsáveis por determinadas tarefas e não hesite em “cobrar”!

10

Não adie

Regra absolutamente essencial – de ouro até: não deixe para amanhã o que tinha definido fazer hoje. Este é dos maiores perigos que pode correr e que resulta quase sempre em desarrumação – se adiou um dia, por que não adiar outro e outro?

Crie o hábito de não ceder a essa tentação e vai perceber que ela vai até desaparecer!

11

Usufrua dos seus espaços

Isto passa por encontrar um equilíbrio: encarar a realidade e aceitar que a casa vai estar uns dias melhor e outros dias um pouco pior. É importante que a coisa não “descambe” para o caos, mas é essencial aceitar e agradecer até pelo que temos e como o temos.

Só assim conseguirá aproveitar melhor a sua casa e as suas coisas!

Veja também