ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Mar, 2021 - 08:25

Como organizar o escritório: 14 dicas para um espaço funcional

Teresa Campos

Saber como organizar o escritório e manter tudo no devido lugar é fundamental para descobrir sempre o que procura. Portanto, leia as nossas dicas.

organizar o escritório

Aprenda connosco como organizar o escritório e tenha sempre tudo à mão, sem demorar uma eternidade a encontrar aquele papel tão importante e do qual já perdeu o paradeiro.

Isto é especialmente nesta altura, em que muitas famílias se encontram em teletrabalho a arrumação e ordem podem não ser uma prioridade. Não só pelas tarefas a fazer, como também pela falta de espaço para organizar o escritório da forma que idealizou.

Procure ter exclusivamente o que é essencial e vá fazendo limpezas e arrumações periódicas, de modo a assegurar que não acumula papéis e objetos desnecessários.

Para o ajudar, deixamos-lhes dicas simples sobre como organizar o escritório e conseguir ter sempre esta divisão limpa e super arrumada.

Como organizar o escritório? Temos 14 respostas para esta pergunta

homem a usar computador
  1. Defina quais e quantas são as peças de mobiliário necessárias no seu escritório, tendo em conta o uso que lhe será dado e qual o número de pessoas a utilizá-lo. Se sobrar espaço, inclua no escritório um cantinho de leitura.
  2. Privilegie armários fechados e com gavetas, para guardar a papelada e diminuir o ruído visual.
  3. Tente separar os papéis profissionais dos pessoais, de modo a conseguir encontrar o que procura com mais facilidade e rapidez.
  4. Crie um sistema de arquivo, de acordo com as suas necessidades. Use diferentes divisórias dentro de uma mesma pasta e vá revendo e atualizando, conforme seja preciso.
  5. Tenha na secretária um cesto onde coloca todos os papéis que precisam ser arquivados e vá reunindo até dedicar algum tempo ao seu arquivamento.
  6. Estenda a organização ao ambiente de trabalho do próprio computador e crie pastas e subpastas, capazes de ajudar na distribuição e arrumação da informação.
  7. Use etiquetas para identificar o conteúdo das caixas de arrumação e dossiers, de maneira a saber sempre onde guardar ou procurar determinado documento.
  8. Compre divisórias para as gavetas e organize o interior das mesmas. Existem tabuleiros próprios, mas pode também reciclar caixas ou embalagens vazias.
  9. Nas estantes dos livros, organize por temáticas, autores ou títulos e crie um documento com essa mesma listagem.
  10. Utilize cestos, bolsas, caixas, latas ou frascos de vidro a gosto, para arrumar pequenos objetos como canetas, marcadores, pins, agrafadores, agrafos, clips, post-its, blocos de notas, CDs.
  11. Adquira um cable-box ou um passa-cabos para disfarçar os fios dos computadores, telefones, televisão, aparelhagem e outros gadgets que tenha no seu escritório.
  12. Use um quadro magnético ou de cortiça ou pinte uma parede com tinta magnética e utilize qualquer uma destas superfícies como espaço para deixar notas, recados ou documentos importantes.
  13. Limpe e arrume, pelo menos uma ou duas vezes por ano, o escritório, eliminando papéis, revistas e jornais velhos ou armazenando-os numa caixa e transferindo-a para a garagem, por exemplo.
  14. Sempre que possível, digitalize os documentos e descarte os papéis, reciclando-os. Esta é uma forma de não ocupar tanto espaço.

Se ainda não sabe como organizar o escritório e já começa a desesperar, não planeie mais e siga, com rigor, as dicas que lhe deixamos e que são da máxima utilidade, nesta tarefa de colocar em ordem muitos papéis e documentos.

Boas arrumações!

Veja também