Helena Peixoto
Helena Peixoto
12 Jul, 2019 - 11:21
Quer montar um escritório em casa? Confira estas 10 dicas

Quer montar um escritório em casa? Confira estas 10 dicas

Helena Peixoto

Se vai montar um escritório em casa, alie a eficiência e produtividade a alguns itens decorativos. Crie um espaço à sua medida perfeito para trabalhar.

O artigo continua após o anúncio

Se para alguns montar um escritório em casa é meramente opcional, outros há (e cada vez mais), que têm mesmo essa necessidade. Seja o caso de pessoas que trabalham em regime de freelancer, quem tenha um part time, ou até mesmo quem tenha um negócio próprio e necessite de um espaço organizado e com tudo o que é preciso para tratar da parte mais burocrática.

E bem sabemos que, se por um lado, esta situação pode parecer apelativa e confortável, a verdade é que exige bastante rigor por parte de quem fica em casa de forma a que não ceda à tentação de ir fazer outras coisas ou simplesmente de procrastinar.

Por tudo isto, é muito importante que tenha um escritório em casa que seja um verdadeiro espaço de trabalho, que ajude a fomentar a concentração, organização e até criatividade. Vamos a isso?

Os 10 mandamentos para montar um escritório em casa

decoração do escritório

1. Delimite o espaço

Crie uma barreira física entre o espaço de lazer e de trabalho. Esta é uma das regras de ouro na hora de montar um escritório em casa, o que significa que deve, antes de mais, escolher um lugar isolado ou que não esteja próximo de um espaço movimentado lá em casa, para evitar distrações.

Selecione uma divisão própria (como aquele quarto mais pequeno que usa para arrumar tudo, o quarto de hóspedes, a marquise ou o sótão, por exemplo) ou então crie uma zona para o seu escritório (pode aproveitar um espaço da sua sala, por exemplo). O que importa é que crie um limite que indique onde começa a sua zona de trabalho e, preferencialmente, que escolha um local onde possa ter algum sossego para evitar distrações. Usar biombos ou portas de correr pode ajudá-lo nesta tarefa.

2. Prefira iluminação natural

Opte por uma divisão com luz natural e pinte-a com cores claras, de forma a que se crie a ideia de um espaço mais amplo. A luz natural ajuda-o a concentrar-se e cria uma sensação de limpeza visual e de não-confinamento, que é importante para que não se sinta enclausurado no seu local de trabalho. Para além disso, muitas vezes a luz artificial pode ser responsável por dores de cabeça e alguma sonolência.

3. Não poupe na cadeira

Agora que já teve aquela ideia brilhante para ter o seu próprio negócio ou conseguir fazer o seu ganha pão a partir de casa, está na hora de investir numa cadeira de qualidade. Uma boa cadeira é imprescindível num escritório em casa (ou fora dela, já agora), pelo que não deve descurar o conforto e robustez deste acessório essencial.

E sim, por mais confortável que lhe possa parecer o sofá, resista a essa tentação. Com o passar do tempo o sofá arruina a sua motivação e a sua coluna, já para não falar que passados uns minutos de estar a trabalhar vai, certamente, acabar por ceder a uma sesta.

O artigo continua após o anúncio

4. Estimule a criatividade

Um espaço de escritório bem sucedido em casa deve ser um espaço que estimule a organização e a criatividade todos os dias. Não é por ter um escritório em casa que ele deve ser menos completo do que um espaço de uma empresa!

Use e abuse dos quadros e telas para anotar novas ideias ou afixar imagens, frases e outros elementos inspiradores na sua rotina de trabalho. Um espaço para colar post its pode também sempre ser uma boa solução.

5. Arrumação nunca é demais

Aproveite o espaço disponível nas paredes e aposte em armários, prateleiras e gavetas de linhas simples para organizar e arquivar livros, pastas e outros materiais no seu dia-a-dia. Essencialmente, tudo o que lhe facilitar a vida na hora de arrumar e organizar as papeladas e materiais infindáveis que temos no escritório.

escritório em casa

6. Humanize o espaço

Mantenha a sua mesa de trabalho limpa, mas guarde um espacinho para a decorar com um objeto que lhe seja especial, como uma fotografia, e acrescente uma planta ao seu ambiente de trabalho.

O seu espaço ficará mais fresco e leve e sempre que precisar de uma forcinha extra, nada como olhar para essa fotografia tão especial!

7. Menos é mais

Evite ao máximo o ruído visual ao planear e compor o seu escritório em casa. Tenha à mão apenas o necessário, oculte tudo aquilo que não é de acesso diário (nas gavetas, armários e prateleiras acima sugeridas) e deixe o que é de lazer para o espaço de lazer.

Acredite que no cômputo geral esse ruído pode diminuir a sua criatividade e, consequentemente, a produtividade.

8. Tenha um cantinho de “pausa”

Todos somos seres humanos e não máquinas. E, como tal, podemos (e devemos) fazer as nossas pausas! Desenhe o seu escritório em casa de forma a considerar uma pequena área onde possa fazer uma pausa.

O artigo continua após o anúncio

Um cadeirão para ler um livro, para meditar ou simplesmente relaxar uns minutos pode ser uma boa solução.

9. Inspire-se em vários exemplos

Os bons exemplos são para ser seguidos e não há mal nisso! Por isso, uma das boas práticas para montar um escritório é mesmo a de procurar bons exemplos. Hoje o que não faltam são blogs e páginas de decoração onde se pode inspirar!

10. Seja regrado e disciplinado

Por último, é importante referir que trabalhar em casa exige método e disciplina. É fácil distrairmo-nos com outros afazeres e adiarmos tarefas para o dia seguinte. Um escritório em casa amplo, com um ambiente calmo e bem organizado vai ajudá-lo, com toda a certeza, a tirar o melhor partido de todas as vantagens de trabalhar no conforto do seu lar!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp