Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
23 Mar, 2020 - 16:11

Espaço de trabalho produtivo: 9 dicas para criar um escritório em casa

Catarina Milheiro

Está em casa e sente dificuldades de concentração no trabalho? Siga as nossas dicas para criar um espaço de trabalho produtivo.

escritório improvisado em casa para ser um homem a trabalhar na cozinha com espaço de trabalho produtivo

É fundamental tirar algum tempo para organizar e criar um espaço de trabalho produtivo, principalmente agora que o Home Office se tornou imperativo para a maioria das empresas.

São vários os fatores que influenciam a produtividade e se por vezes uma secretária desarrumada pode ser sinal de criatividade, também é verdade que pode ser um obstáculo para a gestão de tempo e produtividade.

Trabalhar em casa tem as suas vantagens. É, por exemplo, uma forma de conseguir conjugar a autonomia na gestão de horários com uma liberdade total. No entanto, para muitos, esta pode ser uma tarefa complicada.

Fique connosco e saiba por que motivo é importante ter e criar um espaço de trabalho produtivo e organizado em sua casa.

ESPAÇO DE TRABALHO PRODUTIVO: 9 DICAS PARA APLICAR JÁ

homem a trabalhar na cozinha com espaço de trabalho produtivo
1

Acabe com a desordem

Para que consiga criar um espaço de trabalho produtivo, é essencial que comece por retirar do espaço tudo que não esteja relacionado com o seu trabalho ou projeto atual.

Tendo em consideração a situação atual no mundo, é normal que se sinta mais ansioso e desorganizado. Mas está na hora de mudar. Afinal, o stress e a desordem andam de mãos dadas e é assim que dá cabo da sua produtividade.

É importante ter espaço para trabalhar, por isso, deite fora aquilo que puder e arquive os documentos que devem ser mantidos, se possível digitalmente. Organize o seu espaço de trabalho, mantendo apenas o que precisa.

2

Se possível, trabalhe num espaço com luz natural

Se não tiver um escritório em sua casa e precisar de trabalhar em regime remoto, é importante que tente arranjar um cantinho seu apropriado para exercer as suas funções.

Sempre que possível, tente trabalhar com luz natural. Por exemplo: coloque uma mesa ou uma secretária em frente a uma janela de sua casa.

3

Faça uma lista de tarefas diárias

Criar um espaço de trabalho produtivo também passa por organizar muito bem as suas tarefas. Por isso mesmo, opte por escrever a lista com otimismo e apenas com tarefas possíveis de realizar nesse dia.

Uma forma de “programar” o seu cérebro para a vitória é colocar um ou duas tarefas já feitas nesse dia antes de escrever efetivamente a lista. Mantenha a lista na sua secretária ou mesa de trabalho.

4

Preocupe-se em ter uma boa cadeira

Esta dica pode parecer banal, mas a verdade é que uma boa cadeira, que acompanha o movimento do corpo e ergonómica, é essencial para conseguir trabalhar com qualidade.

Repare, sentir que está confortável enquanto trabalha é essencial para aumentar os seus níveis de produtividade.

5

Mantenha o telefone ao seu alcance

Se a sua profissão implica usar o telefone, é importante que este objeto seja de rápido acesso. Mantenha-o à distância de um braço e se por acaso for canhoto, coloque o telefone do seu lado esquerdo.

No caso de não precisar de utilizar o seu telefone regularmente enquanto trabalha, deixe-o de lado para que não se distraia com facilidade.

6

Evite barulho ou distrações sonoras

Enquanto trabalha em sua casa, deve evitar a todo o custo qualquer distração sonora. É muito fácil distrairmo-nos com a televisão, o tablet ou até com a máquina de roupa que colocamos a lavar.

Evite fazer este tipo de coisas durante o horário que estabeleceu para trabalhar.

Para se concentrar ainda mais e aumentar os seus níveis de produtividade, pode sempre optar por colocar uns auscultadores. Desta forma, será ainda mais difícil ouvir o que se passa à sua volta.

7

Descubra quais são as suas horas de maior produtividade

Todos temos partes do dia em que nos sentimos mais criativos e produtivos. Em casa, o cenário é exatamente igual. À medida que os dias passam, vai perceber quais são as horas de maior produtividade. Por exemplo: de manhã cedo ou à noite depois do jantar.

Assim que identificar essas horas, aproveite esse período para realizar as tuas tarefas mais urgentes do dia. Desta forma, garante que o mais urgente fica realmente feito no teu período mais produtivo.

8

Ajuste o ecrã do computador

Esta é mais uma dica para que consiga criar um espaço de trabalho produtivo: ajustar o ecrã do seu computador.

Um ecrã mal posicionado resulta em dores no pescoço, contraturas várias e visão cansada e tudo isto resulta em perda de concentração, influenciando negativamente a sua produtividade.

9

Faça pausas regulares

Se nunca trabalhou em regime remoto e depara-se agora com este novo cenário, saiba que é extremamente importante fazer pausas regulares durante o seu horário de trabalho.

O facto de fazer pequenas pausas entre tarefas, permite-lhe recarregar baterias e recomeçar com maior motivação. Utilize a técnica pomodoro.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].