ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
09 Mar, 2021 - 10:00

Cantinho de leitura: dedique um espaço da casa às boas leituras

Teresa Campos

O cantinho de leitura é uma zona muito simples que pode, facilmente, criar em sua casa. As horas de lazer ficarão mais agradáveis.

cantinho de leitura

Se quer fazer do ato de ler uma atividade diária, de preferência envolvendo toda a família, então, crie um cantinho de leitura e verá como será muito mais fácil atingir esse objetivo.

Projete um espaço que potencie a leitura num local tranquilo, afastado de televisões e, muito importante, sem telemóvel por perto. Só assim poderá realmente abstrair-se ao máximo do mundo e de todas as distrações e ruído que nos invadem diariamente a mente.

Como tal, deve privilegiar uma zona de cores neutras, tranquila, de modo a deixar-se absorver por completo pelas histórias que está a ler.

Cantinho de leitura: um espaço “obrigatório” em qualquer casa

O cantinho de leitura é um pequeno espaço ou recanto que pode e deve criar em sua casa, para fomentar os hábitos regulares de leitura entre toda a família.

Basta reservar uma pequena zona, preenchê-la com alguns itens essenciais e, sem muitos custos, terá um cantinho de leitura. Para perceber melhor a importância deste espaço, confira alguns dos principais benefícios da leitura.

leitura livros sofá casa

Miúdos e graúdos, todos devem ler…

Os benefícios são realmente muitos, além de estimar a linguagem e a criatividade. Ler ajuda a…

  1. Dormir melhor.
  2. Reduzir o stress.
  3. Expandir o conhecimento e o vocabulário.
  4. Aumentar a capacidade de memorização.
  5. Melhorar os níveis de concentração.
  6. Estimular a criatividade e a imaginação.
  7. Prevenir o Alzheimer e outros tipos de demência.
7 motivos saudáveis para ler um livro
Veja também 7 motivos saudáveis para ler um livro

O que deve ter obrigatoriamente no cantinho de leitura

  • Assento: aposte num assento confortável, seja um sofá, poltrona ou cadeira.
  • Iluminação: faça uso das entradas de luz naturais, mas não se esqueça de selecionar um bom candeeiro, com luz direcionada, para os dias mais escuros.
  • Mesa de apoio: uma mesa de apoio é fundamental para servir de assistência à leitura. Tenha sempre um bloco de notas, um lápis ou caneta, os seus óculos (se precisar) e um copo de água.
  • Porta livros: Se o cantinho de leitura não estiver na mesma divisão onde guarda os seus livros, opte por colocar dois ou três livros num cesto e coloque-o junte à zona onde vai ler. Assim, terá sempre alguns livros à mão.

Dicas para criar um cantinho de leitura em casa

  • Comece por definir o espaço para montar o seu cantinho de leitura. Privilegie uma zona agradável e silenciosa, de preferência longe de áreas com barulho ou movimento que o possam distrair.
  • Pense qual a iluminação adequada, dando preferência a divisões com grandes janelas e entradas de luz natural. Para as leituras noturnas, invista em luminárias que deixem o ambiente mais claro e, simultaneamente, deem charme à decoração.
  • Se tem crianças, desenhe esse espaços pensando também nelas. Invista num papel de parede divertido, almofadas confortáveis ou pequenas cabanas e torne o ambiente mais lúdico e atrativo, de modo a cativar os mais novos para a leitura.
  • Caso tenha um espaço exterior, aproveite para fazer lá o seu cantinho de leitura. Assim, poderá ler, enquanto está em contacto direto com a Natureza. Nos meses de inverno, recolha o cantinho para dentro de casa e monte-o, de preferência, junto à lareira.
  • Os sótãos, os vãos sob escadas e os anexos podem ser espaços ótimos para usar para esta finalidade.
  • Se tem um escritório em casa, crie nessa divisão o seu canto de leitura, bastando para tal incluir uma poltrona ou chaise longue, um candeeiro de pé e uma mesa de apoio para pousar o livro e ter sempre um copo de água, para evitar paragens na leitura.
  • Decore o espaço a gosto, com plantas por exemplo, mas sem usar elementos que o possam distrair.
  • Tenha sempre uma almofada e uma manta, de tecidos suaves e macios, que possam tornar mais aconchegante a sua experiência de leitura.

Já decidiu onde vai criar o seu cantinho de leitura? Se não, então, comece já a olhar à volta e a pensar onde poderá incluir uma confortável poltrona e deliciar-se com romances, policiais ou, simplesmente, poesia.

O importante é fazer da leitura uma prática tão natural e habitual, como ver um filme ou passear à beira-mar. Não se esqueça de envolver toda a família e tratar de montar o seu belo cantinho de leitura.

Veja também