Helena Peixoto
Helena Peixoto
25 Set, 2018 - 15:35
Como organizar os armários: 12 dicas à prova de desarrumação

Como organizar os armários: 12 dicas à prova de desarrumação

Helena Peixoto

Diga adeus às pilhas de roupa, aos produtos misturados e às gavetas ‘proibidas’ com o nosso guia de como organizar os armários.

O artigo continua após o anúncio

É uma espécie de ‘santo graal’ de como organizar os armários e a verdade é que são mesmo dicas de expert. Aponte bem as nossas sugestões de arrumação e diga adeus às pilhas de roupa e às mercearias espalhadas ou fora de prazo.

Como organizar os armários: especial quartos em 5 dicas

como organizar um closet

1. Use e abuse de caixas e cestos

No capítulo de como organizar os armários do quarto, todos os cestinhos e caixas são permitidos! Tente separar as coisas por categoria e coloque-as em recipientes separados e devidamente protegidos. Se etiquetar as caixas, tanto melhor.

2. Descarte o que não interessa

Tem mesmo de se obrigar a fazer isto de uma forma periódica. De três em três meses, por exemplo, faça uma revisão à sua roupa e dê a que não usa há mais de meio / um ano. Ganha espaço e organização!

3. Proteja as roupas delicadas

Fatos, vestidos de cerimónia e tecidos sensíveis exigem cuidados especiais. E na questão do armazenamento também! Guarde estas peças devidamente protegidas. Desta forma não terá surpresas ao abrir e vai ser mais fácil identificá-las no armário.

4. Coloque em cima o que usa menos

Como organizar os armários de forma eficiente? Aproveite as prateleiras mais altas para colocar coisas que não usa normalmente. Carteiras de festa, edredons e roupa de cama que não esteja a uso são algumas hipóteses.

5. Mude de sítio as roupas das estações inversas

Estamos no verão? Coloque as roupas de inverno em caixas e arrume-as. No inverno? Faça o inverso. Vai ganhar espaço e organização. Não se esqueça no entanto de deixar sempre uma ou outra peça das outras estações para dias menos típicos.

Como organizar os armários: especial cozinha em 4 dicas

cozinha moderna com parede branca e balcão preto

1. Revisão sistemática dos produtos

Uma das coisas mais comuns nos armários da cozinha é o facto de terem muitos produtos fora de prazo. Mensalmente verifique o que tem e tente ordenar por ordem decrescente (os mais antigos à frente e mais recente atrás) para que consuma o que está mais perecível.

2. Não poupe em sistemas de arrumação

Sim, vale mesmo a pena investir em gavetas retráteis, arrumação de cantos e organizadores de gavetas para saber como organizar os armários da cozinha devidamente. Cada coisa no seu lugar!

O artigo continua após o anúncio

3. Deixe à mão itens de uso diário

Coisas que use todos os dias não vale a pena estar a arrumar em locais de difícil acesso. Coloque num armário de fácil acesso e mesmo à frente para evitar que desarrume as outras coisas.

4. Arrumação de parede/costas das portas

Uma das formas de potenciar a arrumação dos armários da casa de banho passa por tirar partido das costas dos armários. Aparafuse ganchos e argolas de arrumação para ter mais opções.

Como organizar os armários: especial casa de banho em 3 dicas

Casas de banho modernas e ecológicas: consiga a sua

1. Aproveite cestos empilháveis

Hoje em dia as casas de banho são cada vez mais pequenas, assim como os armários. Daqui que o sistema de cestos empilháveis seja muito útil.

2. Reutilize materiais e produtos

O que não falta na internet são tutoriais que sugerem o aproveitamento de materiais para fins que não os originais. Rolos de papel higiénico para fazer compartimentos para vernizes, porta revistas para aparafusar ao armário e guardar o secador e um frasco de compota para cotonetes são alguns exemplos.

3. Faça uma vistoria regular

Novamente, a questão da vistoria aos produtos. Sabia que a maioria dos produtos de beleza e higiene depois de abertos têm um prazo de validade de cerca de um ano? Garanta que está tudo em dia.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp